Ribatexas sobrevive a jogo louco e vence duelo cheio de reviravoltas frente aos Países Baços
Jogo a contar para a liga B2, disputado em casa do Ribatexas, quarto classificado com quatro pontos, frente aos Países Baços, sextos classificados também com quatro pontos, num confronto marcado pelo equilíbrio e pela emoção até ao fim.
A primeira parte começou com os Países Baços mais assertivos e muito perto de inaugurar o marcador logo cedo. Livre direto bem batido por Ricardo Gomes obrigou Vicente Sousa a uma grande defesa, e na recarga Sérgio Cortê-Real voltou a testar o guarda redes, que respondeu novamente com qualidade. A bola sobrou ainda para Bernardo Fortes, que na pequena área tentou de calcanhar, mas atirou por cima. Na resposta, o Ribatexas mostrou eficácia, João Melão arrancou pela esquerda e assistiu Pedro Bastos, que só teve de encostar para fazer o 1-0! Os holandeses não baixaram os braços e ficaram novamente muito perto do golo, bola perdida na pequena área a sobrar para João Quintela, que com tudo para marcar viu Vicente Sousa fazer uma defesa monumental. A insistência acabou por dar frutos ainda antes do intervalo, Bernardo Fortes assistiu João Quintela, que pela esquerda do ataque recebeu, cortou para dentro e atirou para o fundo das redes, fazendo o 1-1! No último lance da primeira parte, o Ribatexas esteve perto de voltar à vantagem, canto bem batido por Emanuel Santos e João Melão a cabecear em cheio na barra.
A segunda parte começou de forma eletrizante e logo a abrir os Países Baços consumaram a reviravolta, livre muito bem batido em força por Bernardo Fortes para o 1-2! A resposta do Ribatexas foi imediata, Duarte Leite combinou bem com Pedro Bastos, recebeu de volta e já em esforço conseguiu empurrar a bola para o fundo das redes, fazendo o 2-2! O jogo entrou numa fase completamente frenética e pouco depois foi a vez dos homens da casa voltarem a passar para a frente, Ricardo Lanita (estrangeiro) recuperou em terreno ofensivo, cruzou para Pedro Bastos que bisou na partida e fez o 3-2! A loucura continuou, Sérgio Cortê-Real assistiu para a área onde apareceu Rodrigo Ferreira a receber e a rematar para o 3-3! Logo a seguir, novo golpe do Ribatexas, João Melão assistiu para trás Eduardo Noronha que com um remate colocado meteu a bola na gaveta para o 4-3! Já no último lance da partida, os homens da casa fecharam a contagem, bola colocada nas costas da defesa, João Melão ganhou posição e fez o 5-3!
Vitória do Ribatexas num encontro absolutamente eletrizante, marcado por sucessivas reviravoltas e grande intensidade, com os homens da casa a serem mais eficazes nos momentos decisivos, enquanto os Países Baços saem de cabeça erguida depois de uma exibição muito competitiva.
Por Miguel Henriques
por Pedro Chantre