Cergalense vence Botagelo por 1-0 num jogo de sofrimento!
Num jogo que se antecipava equilibrado, as duas equipas mostraram-se à altura do desafio e protagonizaram um encontro muito dividido e apenas decidido no detalhe! O Cergalense acabou por sair vitorioso no final dos 50 minutos, onde os guarda-redes foram as claras figuras do encontro!
Soava o apito inicial entre Cergalense e Botagelo a contar para a décima quinta jornada da liga B1 e foram os brasileiros a entrarem melhor na partida, com uma ocasião flagrante logo a abrir. Após uma boa combinação com o avançado, Manuel Gata apareceu cara a cara com Pedro Simões, mas o guardião dos cervejeiros mostrou-se inspirado e protagonizou uma excelente intervenção para manter o nulo. Pouco depois, voltou a brilhar com mais uma defesa de grande nível, negando o golo madrugador ao Botagelo e segurando a sua equipa no jogo. A partir daí, o encontro entrou numa fase de grande equilíbrio, jogado sobretudo a meio-campo, com poucas oportunidades claras para ambas as formações. Para quebrar a monotonia, o Cergalense encontrou o momento de inspiração que precisava e chegou ao primeiro golo da noite. Francisco Andion recebeu de costas para a baliza, protegeu bem o esférico e, num movimento rápido, rodou e rematou de forma letal para o fundo das redes. 1-0, estava inaugurado o marcador para os cervejeiros. Motivados pelo golo, os homens de manto verde quase dobravam a vantagem pouco depois: o próprio Andion cruzou com conta, peso e medida para a cabeça de Gaspar Nascimento, que desviou com muito perigo, mas João Barbosa respondeu com uma defesa atenta. Na sequência do canto, a bola ainda beijou o poste e ficou caprichosamente em cima da linha, mas a defensiva visitante conseguiu aliviar in extremis!
A segunda parte começou como terminou a primeira, com o Cergalense por cima e a criar perigo logo a abrir. Miguel Di Pietro trabalhou bem à entrada da área, tirou o opositor do caminho e rematou forte, obrigando João Barbosa a mais uma defesa apertada. O Botagelo, em desvantagem, foi crescendo no encontro e passou a fazer de tudo para chegar ao empate, empurrando o adversário para trás. Pedro Sila “Chiquitão” assumiu o protagonismo ofensivo dos brasileiros, tentando de várias formas encontrar o caminho do golo, mas a pontaria não estava afinada e os remates saíam desenquadrados ou facilmente controlados. O Cergalense, por seu lado, procurava o golo da tranquilidade em ataques rápidos e bem desenhados. Na melhor ocasião que dispôs, Duarte Di Pietro apareceu em zona frontal e rematou com perigo, mas João Barbosa voltou a responder com uma intervenção excecional. O guardião brasileiro estava endiabrado e ainda negou o golo a João Bacalhau com uma mancha fantástica dentro da área. Até ao apito final, o Botagelo ainda ameaçou por Chiquitão, que rematou com perigo, mas desta vez foi Pedro Simões a brilhar com uma defesa incrível. No canto subsequente, Guilherme Jardim (Estrangeiro) voltou a testar o guardião dos cervejeiros, que respondeu novamente em grande estilo. Sem mais alterações no marcador, o apito final confirmou a vitória suada do Cergalense, num jogo em que os guarda-redes foram as grandes figuras.
por Bernardo Carrigy