Allstars on Facebook

Notícia

ALTERAÇÕES À REGRA DOS ESTRANGEIROS

Comunicamos as alterações regulamentares para a utilização de estrangeiros, que entram em vigor na nova época.


De uma forma geral, as equipas só poderão usar 1 ou 2 estrangeiros, se o total de jogadores na partida for de 9. Com 9, 10 ou mais jogadores inscritos a jogo, não podem usar nenhum estrangeiro.

 

A excepção existe para a utilização de um guarda-redes estrangeiro.

 

Existem também alterações específicas para as competições a eliminar. Todas estas decisões foram tomadas para mitigar o abuso da regra dos estrangeiros, evitando que as equipas ficarem mais fortes chamando jogadores de fora da sua equipa. Para ajudar à organização de cada equipa, o limite de jogadores inscritos por equipa é aumentado de 16 para 18 jogadores.

 

Deixamos alguns exemplos de combinações:

·  6 ou 7 inscritos + 2 estrangeiros: válido

·  8 inscritos + 1 estrangeiro: válido

·  9 ou mais inscritos + 1 estrangeiro: NÃO PERMITIDO, excepto se o estrangeiro for o GR.

·  13 inscritos + 1 GR Estrangeiro: válido

·  5 inscritos + 3 estrangeiros: válido mediante o acordo da equipa adversária.

 

Convidamos todos a lerem o novo regulamento, transcrito em baixo.

 

NOVA REDAÇÃO DO REGULAMENTO:

 

6. Nas partidas referentes ao Campeonato, não obstante os números anteriores e para fazer face a situações excepcionais, as equipas poderão recorrer a jogadores não inscritos, “estrangeiros”, desde que não estejam inscritos numa equipa da mesma divisão. O(s) jogador(es) em causa terão de ser identificados ao colaborador delegado ao jogo antes do início do mesmo:

A)     Em cada jogo as equipas podem recorrer 1 ou 2 jogadores não inscritos, mas não podem utilizar mais de 7 jogadores inscritos (podem usar um total de 9 jogadores).

B)     Contudo, se a equipa precisa de recorrer a 1 jogador não inscrito para a posição específica de guarda-redes, e desde que não chame mais nenhum jogador não inscrito, não tem limite de suplentes, desde que sejam todos jogadores inscritos.

C)     Excepcionalmente e durante a partida, em caso de lesão impeditiva de continuar em jogo de um ou dois jogadores inscritos, e com aprovação do capitão adversário, a equipa pode chamar até 2 jogadores não inscritos, mas sem ultrapassar o total de 8 jogadores disponíveis para continuar o jogo.

D)     Se uma equipa se apresentar com 3 ou mais jogadores não inscritos, deverá junto do capitão da equipa adversária obter permissão para poder jogar. Nesta situação, a referida equipa só poderá utilizar um número máximo de 8 jogadores nesse jogo.

E)      Nas partidas de playout, é proibida a utilização de estrangeiros, salvo em caso de lesão do guarda-redes inscrito pela equipa. Nesse caso poderá usar um estrangeiro, que não pode estar inscrito em nenhuma equipa do torneio.

 

7.  Nas partidas referentes à Taça e Champions Allstars, a utilização de um ou dois jogadores não inscritos “estrangeiros”, além das regras enunciadas no ponto anterior, está limitada aos seguintes aspectos:

A)     Os estrangeiros não podem estar inscritos nas mesmas Divisões de qualquer uma das duas equipas intervenientes em jogo. [Exemplo: Grimo (DA) x Famaligato (B2) - nenhuma das duas equipas poderá jogar com estrangeiros que estejam inscritos quer na DA, quer na B2].

B)     Os estrangeiros não podem estar inscritos por nenhuma outra equipa do mesmo grupo (fase grupos da Taça).

C)     Os estrangeiros não podem estar inscritos por nenhuma outra equipa em prova na competição (Eliminatórias da Taça, Champions), até a equipa onde estão inscritos ser eliminada.

D)     A partir das meias-finais, é proibida a utilização de estrangeiros, salvo em caso de lesão do guarda-redes inscrito pela equipa. Nesse caso poderá usar um estrangeiro, que não pode estar inscrito em nenhuma equipa do torneio.

 

8.   Não obstante o que foi referido nos pontos 6 e 7, se a Organização detectar alguma situação de abuso desta regra (utilização de jogadores não inscritos) poderá interceder sobre o jogador em causa, bem como a equipa que utiliza o jogador identificado em situação de abuso. (Exemplo: Um jogador jogar como estrangeiro, recorrentemente, em pelo menos duas equipas da mesma Liga). As sanções passarão pela suspensão do jogador de todo o torneio, ao impedimento de utilização de estrangeiros por parte da equipa que utiliza o jogador em incumprimento, podendo ser aplicadas outras sanções se os incumprimentos persistirem.

 

 

por Organização Allstars