João Leão brilha com hat-trick e Botafofo entra a vencer na Taça
No primeiro jogo da fase de grupos da Taça, Botafofo e Kayjax entraram em campo com o claro objetivo de começar da melhor forma possível esta competição. Ambas as equipas demonstraram ambição desde o apito inicial, num encontro que prometia intensidade e compromisso.
O jogo começou a um ritmo elevado, com a equipa do Botafofo a pressionar muito alto, procurando condicionar a saída de bola do Kayjax. Apesar da pressão constante, a equipa visitante conseguiu, em vários momentos, sair a jogar com critério. Ainda assim, seria o Botafofo a inaugurar o marcador. Guilherme Prates, após uma excelente tabelinha com João Leão, ficou isolado e, com grande frieza, finalizou para o 1-0.O Botafofo manteve o pé no acelerador e rapidamente voltou a marcar. João Leão protagonizou uma grande jogada individual e finalizou com classe, fazendo o 2-0, resultado com que as equipas recolheram aos balneários.
Na segunda parte, o Kayjax entrou mais ofensivo, tentando reduzir a desvantagem, enquanto o Botafofo procurava gerir o resultado. No entanto, a equipa da casa voltou a ser eficaz. João Leão ultrapassou o guarda-redes adversário e acabou derrubado dentro da área. Chamado a converter a grande penalidade, não vacilou e fez o 3-0.Pouco depois, o Botafofo voltou a festejar, novamente por João Leão, que completou o hat-trick com um grande golo. Após um passe magistral de Guilherme Prates, o avançado apareceu isolado e não desperdiçou, fixando o 4-0 no marcador.Já na reta final do encontro, o Kayjax conseguiu chegar ao golo de honra. Tomás Ávila recebeu um excelente passe de Bernardo Freitas, ficou isolado e finalizou com qualidade, estabelecendo o 4-1, resultado final da partida.
Com esta vitória convincente, o Botafofo entra da melhor forma na fase de grupos da Taça, somando três pontos importantes e deixando uma clara demonstração de força ofensiva. João Leão foi a grande figura do encontro, com um hat-trick, enquanto Guilherme Prates teve também uma exibição decisiva, com um golo e duas assistências. O Kayjax, apesar do resultado, mostrou caráter ao lutar até ao fim, mantendo tudo em aberto para as próximas jornadas da competição.
Por: Rodrigo Farran
por Pedro Chantre