AC Milha vence Al-Kassr com eficácia e momentos de qualidade
O AC Milha venceu o Al-Kassr por 4-1 num jogo onde soube aproveitar melhor os momentos decisivos, construindo uma vantagem sólida após um início equilibrado e gerindo o encontro com qualidade ao longo dos dois tempos.
A primeira parte começou com o AC Milha a mostrar maior iniciativa ofensiva, criando a primeira grande oportunidade através de Lourenço Drumond, que recebeu fora da área, preparou o remate com tempo e disparou rasteiro e muito colocado, obrigando Gonçalo Falcão a uma defesa de enorme nível. No entanto, o momento que podia ter mudado completamente o rumo do jogo surgiu pouco depois, quando foi assinalado penalti a favor do Al-Kassr após falta sobre Tomás Pascoal. Duarte Pinto assumiu a responsabilidade e bateu com força e colocação, mas Tomás Jardim (estrangeiro) respondeu com uma defesa incrível, negando um golo praticamente certo e mantendo o empate. Esse momento acabou por dar impulso ao AC Milha, que aproveitou para crescer no jogo e chegar ao golo pouco depois, quando Gonçalo Andrade recuperou a bola ao guarda-redes dentro da área e, mesmo com um defesa ainda a tentar o corte, conseguiu finalizar para fazer o 1-0. O Al-Kassr ainda tentou reagir com uma boa jogada coletiva que terminou num remate em arco de Martim Pinto, que passou a rasar o ângulo, mas foi o AC Milha a voltar a marcar antes do intervalo. Na sequência de uma falta à entrada da área, Bernardo Abreu bateu rasteiro por baixo da barreira e, com um desvio num defesa que traiu o guarda-redes, aumentou a vantagem para 2-0.
Na segunda parte, o AC Milha entrou decidido a fechar o jogo e voltou a mostrar qualidade coletiva logo nos primeiros minutos. Tomás Abreu, mesmo sob pressão e em falta, conseguiu soltar uma bola perfeita em desmarcação para Lourenço Drumond que, já na área, finalizou cruzado, rasteiro e com precisão por baixo do guarda-redes, fazendo o 3-0. O Al-Kassr não desistiu e ainda criou perigo, primeiro através de um lançamento longo de Luís Maçorano que encontrou Martim Pinto, cujo cabeceamento obrigou Tomás Jardim (estrangeiro) a mais uma grande defesa, e depois com Duarte Pinto a cruzar para António Núncio que, em esforço, rematou de primeira, mas voltou a encontrar o guarda-redes em grande plano. A insistência acabaria por ser recompensada, quando após um remate de fora da área surgiu uma bola solta junto à linha de baliza e Duarte Pinto conseguiu encostar sem oposição, reduzindo para 3-1. No entanto, qualquer esperança de reviravolta foi rapidamente anulada pelo AC Milha, que voltou a marcar num momento de grande qualidade individual. Tomás Faria arrancou desde trás, resistiu à pressão adversária mesmo em falta, ganhou espaço e, já à entrada da área, rematou a meia altura com enorme colocação, sem qualquer hipótese para o guarda-redes, fechando o marcador em 4-1.
Vitória justa do AC Milha, construída com base na eficácia, numa resposta forte após o penalti defendido e em momentos de qualidade individual que fizeram a diferença no resultado final.
Por Francisco Osório
por Pedro Chantre