Jogo

Liga A2, 2026-01-20 às 23:05 @ CIF

Nota do árbitro: 2

Futah Sports Club vs Abebados

Jogo de tensão máxima

Abebados e Futah protagonizaram um dos jogos mais emocionantes da jornada, com constantes mudanças no marcador, oportunidades flagrantes de parte a parte e um final absolutamente escaldante.

A equipa da Futah inaugurou o marcador logo no início da partida. Zé Forjaz recuperou a bola dentro da grande área adversária, deixou o guardião Bruno Netto sem hipótese de defesa e, com a baliza à sua mercê, encostou para o 1-0. A resposta dos Abebados não tardou, com Rodrigo Alcarva a arriscar um remate de meia distância, levando perigo à baliza adversária.Pouco depois, nova grande ocasião para a Futah. Zé Forjaz cobrou um livre lateral com enorme potência e viu a bola embater na malha lateral da baliza, dando clara sensação de golo. A futah viu  Ricardo Ramos receber no flanco esquerdo, entrar na área, tirar o adversário direto da frente e rematar forte de pé direito, mas Bruno Netto esteve em grande plano ao negar o empate. Rodrigo Alcarva voltou a tentar a sua sorte, desta vez com um remate forte e rasteiro após fletir da esquerda para dentro, mas David Barbosa respondeu com uma excelente defesa com a perna direita.

No início do segundo tempo, os Abebados entraram mais fortes à procura do empate, embora a primeira grande ocasião tenha pertencido novamente à Futah, com Ricardo Ramos a rematar forte e cruzado já dentro da área, ameaçando o 2-0. Ainda assim, o golo do empate acabaria mesmo por surgir para os Abebados, numa excelente jogada coletiva que terminou com um passe dentro da área para Gonçalo Veríssimo, que, já em desequilíbrio, conseguiu antecipar-se ao guarda-redes e encostar para o 1-1.A equipa dos Abebados ficou por cima e esteve muito perto da reviravolta. António Conceição protagonizou duas ocasiões claríssimas: primeiro, após uma grande arrancada individual, rematou forte e cruzado de pé esquerdo, vendo a bola beijar o poste mais distante; logo de seguida, voltou a rematar com potência, obrigando David Barbosa a uma defesa de enorme nível. Pouco depois, novo lançamento lateral longo para a área encontrou António Conceição isolado ao segundo poste, mas novamente David Barbosa se agigantou e, com uma defesa incrível com a mão direita, impediu um golo que parecia certo.Contra a corrente do jogo, a Futah voltou a marcar. Num rápido contra-ataque, a bola sobrou para Zé Forjaz que, de fora da área, rematou de primeira e não deu qualquer hipótese a Bruno Netto, fazendo o 2-1. Com os Abebados totalmente balanceados no ataque à procura do empate, a Futah aproveitou novo contra-ataque e Zé Forjaz conduziu com critério e, no momento certo, assistiu Bruno Granja que, completamente isolado, bateu Bruno Neto e fez o 3-1.O jogo, no entanto, estava longe de terminado. Um passe a rasgar deixou Rodrigo Alcarva isolado na área, mas mais uma vez David Barbosa levou a melhor com uma excelente mancha. Logo depois, Rodrigo Pereira apareceu cara a cara com o guardião adversário e, desta vez, não perdoou, reduzindo para 3-2. Na sequência, um lançamento longo encontrou Pedro Almeida, que encostou para o 3-3, levando o jogo para um clímax absoluto.Quando tudo apontava para um empate, surgiu o momento mais insólito do encontro. No pontapé de saída, Zé Forjaz arriscou um remate do meio-campo, surpreendeu tudo e todos e fez o 4-3 final, selando uma vitória épica da Futah num jogo absolutamente memorável.

Uma partida intensa, emotiva e decidida por um jogador em estado de graça, num dos grandes jogos da competição.



por Pedro Chantre