Sempudor mantêm esperanças de manutenção acesas!
Jogo da 16ª jornada da Liga B1 entre italianos e austríacos, decisivo nas contas da permanência.
Os Rapid V. começaram melhor, primeiro com uma recuperação alta de João Vidal seguida de um chapéu que saiu ligeiramente ao lado. Pouco depois, inauguraram o marcador: livre central perfeitamente batido por João Pedro Morais para André Rosa, que venceu nas alturas e cabeceou com autoridade para o 1-0! A resposta dos Sempudor foi imediata. A equipa italiana superou a primeira linha de pressão austríaca e saiu em transição rápida, com João Luz Pedro a entregar para o meio, onde Diogo Chikhi apareceu para encostar e restabelecer o empate. 1-1! A partir daí, os Sempudor assumiram o jogo e criaram várias oportunidades para passar para a frente, com Francisco Luz Pedro em destaque e João Vaz Teiga a negar-lhe o golo por três vezes: primeiro, após excelente passe de Bernardo, obrigando o guarda-redes a defesa a dois tempos; depois, com um remate à entrada da área travado com segurança; e finalmente num canto que Teiga voltou a parar com enorme intervenção. Contudo, quem marcou foram mesmo os Rapid V., aproveitando um lançamento longo que originou bola perdida à entrada da área para João Morais que apareceu com espaço e disparou certeiro para o 2-1! A vantagem durou pouco: Martim Caldeira respondeu de imediato com um grande lance pela esquerda, puxando para dentro e rematando em arco ao poste mais distante, sem hipótese para Teiga. 2-2 ao intervalo!
A segunda parte manteve o ritmo elevado. Primeiro, Tiago Ferreira rematou para defesa de Teiga, que seguia em grande forma. Depois, foi a vez dos Rapid V. quase voltarem à vantagem num momento de pura habilidade de Henrique Cunha, que improvisou uma bicicleta para enorme defesa de Bernardo Mateus. O jogo seguia partido e os Sempudor continuavam a criar oportunidades, mas a finalização teimava em falhar, a mais flagrante quando Chikhi, após excelente transição, falhou com a baliza aberta. Francisco Luz Pedro voltou a ameaçar de meia distância, mas por cima, e Chikhi voltou a testar Teiga dentro da área, com nova intervenção do guardião austríaco. O encontro podia cair para qualquer lado e os Rapid V. também ficaram muito perto com um remate de Henrique Cunha à trave. Já nos minutos finais, Chikhi recuperou uma bola na área, mas rematou em esforço, à figura de Teiga. Até que surgiu o momento decisivo: Francisco Luz Pedro ganhou a bola no meio-campo ofensivo, acelerou em transição e rematou colocado ao canto inferior esquerdo, desta vez sem qualquer hipótese para Teiga. 3-2! Com os austríacos totalmente balanceados no ataque à procura do empate, os Sempudor aproveitaram o espaço e Francisco Luz Pedro voltou a aparecer isolado para fechar o resultado em 4-2!
Com esta vitória, os Sempudor mantêm viva a esperança de permanecer na Liga B1, embora continuem a não depender apenas de si. Terão de somar os seus pontos e esperar que os Rapid V. escorreguem para que o sonho da manutenção possa tornar-se realidade.
por Carlos Macedo