Aston Billa assusta-se, mas acaba por golear
Depois da turma da casa marcar nos primeiros minutos, o Bro Tá Fogo deu a volta quase instantaneamente. No entanto, o Billa conseguiu recuperar a vantagem com alguma facilidade e garantiu a passagem para a próxima fase da taça.
Excelente entrada dos ingleses, com várias ocasiões de perigo nos minutos iniciais, mas João Serras de Sousa brilhou entre os postes com duas ótimas defesas, com destaque para um remate para o canto da baliza de Guilherme Jardim, mas o guardião impediu o golo com um ótimo mergulho. Foi então que surgiu o primeiro da partida, depois de um momento de inspiração de Eduardo Noronha em que o avançado aproveitou um momento de distração da defesa adversária e finalizou de canto direto para fazer o 1-0! Parecia que ia ser uma noite tranquila para a equipa da casa, mas o jogo mudou de rumo num instante, depois de um erro defensivo, a bola sobrou para Zé Teotónio Pereira que finalizou para o empate. 1-1! De rajada, num contra-ataque venenoso, os visitantes reduziram depois de um remate de fora da grande área de Francisco Macedo, que colocou diretamente no canto inferior da baliza. 1-2! A equipa da casa esteve muito perto de voltar a empatar o jogo, depois de um deslize na defesa, a bola sobrou para Jardim que estava muito bem posicionado e rematou colocado para uma defesa sensacional de Serras, que voltou a brilhar na recarga, depois de uma tentativa de Ricardo Lanita para o primeiro poste. Foi então que Noronha voltou a aproveitar uma distração do defesa adversário, numa oferta em zona proibida, o camisola seis castigou com uma boa finalização para o 2-2! Em cima do intervalo, grande jogada coletiva do Aston Billa, depois de João Sousa descobrir Jardim no centro do terreno, o capitão tocou no limite e a bola sobrou perfeita para a finalização de Lanita. 3-2! Foi mesmo nos últimos minutos da primeira metade que o empate voltou a estar à vista, depois de um ótimo cruzamento de Miguel Bandos até ao segundo poste onde estava Manel Fernandes para finalizar, mas o médio pecou na pontaria e rematou acima do desejado.
Os ingleses entraram muito bem no segundo tempo, com um golo a surgir rapidamente, depois de um bom trabalho coletivo, a bola sobrou para Lanita que perto da marca de penalti, não perdoou e finalizou com um míssil que quase furou as redes. 4-2! Logo a seguir, numa jogada a começar nos pés de Duarte Galvão Correia, veio o sétimo golo, depois do lateral descobrir Lanita que jogou de frente para Jardim e o número 19 não vacilou e finalizou com um remate potente que entrou junto ao ângulo da baliza. Foi assim feito o 5-2! Já na reta final, grande oportunidade para Sousa finalizar, com um remate forte cruzado, mas Serras voltou a brilhar com uma boa defesa. Mais tarde, os visitantes teriam o terceiro do seu lado, mas António Sobral cortou a bola com o braço depois de um desvio no poste não intencional e foi Bandos quem assumiu a cobrança da penalidade máxima, com um remate para o meio, que enganou o guardião adversário e fez o 5-3! Nos últimos minutos, num livre batido quase do meio-campo por Luis Viegas, Serras esteve bem e conseguiu defender, mas Lanita apareceu a alta velocidade para finalizar com um toque sensacional. 6-3! Ainda houve tempo para mais um depois de uma bola sobrar a pingar à entrada da área, Jardim finalizou com um remate forte para selar o marcador com o 7-3!
por Miguel Barrosa