Fenerbaços segue em frente na Taça!
Em encontro referente aos oitavos-de-final da prova rainha, a turma liderada por Gonçalo Martins Costa deslocou-se ao terreno do Jupiter FC e venceu por 1-2 num encontro bastante equilibrado na sua totalidade! Com este resultado os turcos seguem em frente na competição, carimbando a passagem aos quartos-de-final, já a turma de Tiago Sequeira fica pelo caminho e foca agora todas as suas atenções na Divisão Allstars!
Início de jogo entre duas equipas que se conhecem bastante bem e como tal o ritmo estava relativamente baixo com ambas as formações bastante organizadas defensivamente. A primeira ocasião de golo pertenceu aos galáticos num excelente lance de transição ofensiva que por muito pouco não deu em golo: excelente arrancada de Rodrigo Remondes pelo flanco direito a ultrapassar o defesa; já perto da linha de fundo cruzou rasteiro com o esférico a chegar aos pés de José Maya Seco ao segundo poste que atirou de primeira e obrigou Joaquim Santiago Matos a defesa apertada! A resposta dos turcos não podia ter sido melhor, chegando ao golo inaugural logo de seguida: perda de bola do Jupiter com Francisco Batista a intercetar a bola ao defesa, conduziu em direção à baliza e na cara do golo não tremeu, rematando ao poste mais próximo! 0-1! O Fenerbaços melhorou significativamente após o golo e controlou os minutos seguintes, ficando novamente perto do golo após nova recuperação no meio-campo adversário com João Santos a rematar à figura para defesa atenta de António Pignatelli. De seguida nova grande chance com João Santos a combinar a um toque com Batista com o primeiro a rematar colocado para mais uma boa intervenção do keeper Pignatelli! O Jupiter aguentou a pressão e quando voltou a chegar com perigo ao último terço, acabou mesmo por faturar e igualar o marcador: lance individual fenomenal de Ricardo Amaral pelo corredor esquerdo, cruzando para o coração da área; após um primeiro desvio de José Maya Seco o esférico chegou aos pés de Guilherme Caetano que apenas teve de encostar para o 1-1! O mesmo Caetano esteve muito perto de bisar logo no minuto seguinte com um remate colocado de longa distância, no entanto o keeper Joaquim mostrou serviço com uma excelente intervenção. No final da primeira parte os turcos conseguiram colocar-se novamente em vantagem na sequência de um lance de bola parada; livre direto de João Santos a desviar na barreira e a enganar o keeper com a trajétória a ser alterada! Balde de água fria para o Jupiter e o jogo seguiu para intervalo com a formação visitante a liderar pela margem mínima!
No segundo tempo o Jupiter quase igualou o marcador logo nos minutos iniciais com uma enorme dupla ocasião: Ricardo Mil-Homens subiu no terreno e de longa distância disparou tenso obrigando Joaquim Matos a uma enorme defesa; na recarga Remondes tinha tudo para fazer o golo, porém acabou por desperdiçar o tento! Que perdida! A resposta dos turcos teve origem num remate cruzado de fora de área de Rodrigo Costa que não passou longe do poste mais distante! Durante o resto da segunda parte o Jupiter ainda teve vários lances de enorme perigo que podiam ter dado em golo, porém faltou a eficácia na finalização: primeiro após um excelente cruzamento da direita Ricardo Amaral para defesa segura do keeper; de seguida José Sá tentou a sua sorte num remate de longa distância que viu o keeper brilhar novamente com uma defesa a dois tempos! Já perto dos minutos finais Miguel San Payo deixou Remondes em excelente posição de remate já dentro de área, mas o defensor Diogo Mourão reagiu rapidíssimo com um corte in extremis e evitou o pior! Sem tempo para mais o árbitro apitou para o final do encontro e foi mesmo o Fenerbaços a segurar a vantagem de um golo da primeira parte e a apurar-se para a próxima fase!
por Miguel Sousa
por Redação Allstars