Jogo

Divisão Allstars, 2024-05-27 às 22:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 5

Members Club vs Futah Beach Towels

Jogo de loucos no São Miguel!

Na 18ª jornada da Liga Allstars, os já despromovidos Members Club enfrentaram os Futah, que, com a manutenção garantida e afastados do título, também tinham pouco por que lutar. Mesmo assim, nenhuma equipa baixou os braços e ambas proporcionaram um verdadeiro espetáculo para o público!

Logo após o apito inicial, a intensidade foi dos zero aos cem, e ficou claro que, apesar de apenas a vitória estar em jogo, ambas as equipas não iam facilitar. A primeira oportunidade caiu para a equipa de manto dourado, com Edson Abreu a aparecer na pequena área, mas a falhar o alvo com um remate por cima. Logo de seguida, veio a resposta dos Members através de Guilherme Almeida, que ficou perto de marcar de canto. Os Futah estavam por cima nesta fase inicial do encontro e não tardou a que chegassem à vantagem. Ricardo Ramos encontrou João Vasco no centro do terreno, livre de oposição, e o defesa ajeitou a bola para o seu pé mais forte, rematando cruzado para o 1-0. Os Members tentaram responder, com Frederico Oliveira a passar para Filipe Torres pela direita, mas o médio não conseguiu concretizar. Logo de seguida, uma perda de bola na zona defensiva dos Futah resultou no golo do empate, marcado por Rodrigo Ramalho, que não perdoou e bateu Pedro Chaves. Pouco depois, os Futah voltaram a colocar-se na frente do marcador. Zé Forjaz ultrapassou um adversário com muita classe pela esquerda e encontrou “Riki” no meio, que rematou com potência. Carlos Kameni (estrangeiro) conseguiu tocar na bola, mas não impediu que esta entrasse na baliza, fazendo o 2-1 para os Futah! Os Futah estavam melhor e sentia-se que o terceiro golo podia surgir a qualquer momento. Edson veio lançado como uma flecha pela direita e serviu João Proença, que já dentro de área pegou mal na bola e atirou por cima. Logo de seguida, mais uma ameaça à baliza de Kameni através de Antoine Sarnago, que fez uso de uma excelente receção para retirar um adversário do caminho, mas atirou ligeiramente ao lado. Finalmente, a ofensiva dos Futah resultou no 3-1, concretizado por "Pru", que rematou à entrada da área, dando-lhes uma vantagem mais confortável. Mesmo a fechar o intervalo, mais um erro dos Futah, desta vez forçado pela excelente pressão dos Members, resultou num golo de Manuel Begonha, que fuzilou a baliza de Chaves e relançou a partida, fazendo o 3-2 antes do intervalo!

 

Após o festival de golos na primeira parte, talvez fosse expectável que na segunda o ritmo acalmasse um pouco, mas as oportunidades continuaram a surgir desde cedo. “Riki” foi o primeiro a tentar a sua sorte neste segundo tempo, com um bom remate defendido por Kameni. Logo a seguir, um grande contra-ataque dos Members foi conduzido por Begonha, que passou para “Kiko” ao segundo poste, mas este não conseguiu encontrar o alvo. Após este enorme desperdício, os Futah castigaram os Members com um golo de Sarnago, que só teve de encostar após um bom desenho ofensivo pela direita. 4-2! Os Members não baixaram os braços e foram imediatamente em busca de um golo que relançasse a partida. Begonha ficou perto após um passe de Rui Gaspar, mas o remate foi desviado pela defesa. Logo a seguir, Ramalho teve uma oportunidade após uma perda de bola, mas rematou ao lado. Os Members estavam a ameaçar e desta vez foi Diogo Branco que ficou perto de canto. Tantos ataques acabaram por resultar num golo, com Ramalho a fintar o seu opositor e, de pé direito, a atirar para o canto inferior sem hipótese para Pedro Chaves, reduzindo para 4-3. Os Members estavam finalmente a um golo de diferença, mas a história voltou a repetir-se e os Futah conseguiram marcar o quinto. João Vasco teve a visão de jogo para, com um passe perfeito por cima da defesa, encontrar Antoine, que com toda a calma chapelou Kameni, fazendo o 5-3 e parecendo sentenciar a partida. No entanto, os Members não desistiram e, quando os Futah pensavam ter-se livrado finalmente deles, voltaram a reduzir, relançando o encontro para minutos finais muito emocionantes. Filipe Torres teve espaço pela direita e rematou cruzado, fazendo o 5-4. O objetivo dos Futah neste final de encontro era claro: defender bem e castigar a defesa dos Members, que se encontrava muito subida, com contra-ataques que fechassem o encontro. A equipa de manto dourado teve as suas oportunidades. Edson veio pela direita a todo o gás e ofereceu a Sarnago, que à entrada da área rematou por cima. Logo de seguida, um dos melhores momentos da noite. Após um jogador dos Members ser derrubado dentro da área, "Kiko" teve a oportunidade de fazer o seu histórico golo seiscentos no universo Allstars. Com toda a sua experiência, enganou o guardião dos Futah e atirou para o fundo das redes. Um bonito final de época e de carreira para o melhor marcador da história da Allstars, que fez a sua estreia em 2004! Logo de seguida, Kiko quase cometeu um erro que o podia ter transformado de herói em vilão. Tentou encontrar Begonha à entrada da área num canto batido rapidamente, mas Sarnago antecipou-se e isolou-se. Kameni esteve brilhante no um-contra-um e defendeu o que seria o último lance do encontro.

 

Após este emocionante encontro entre dois históricos da Allstars, a divisão de pontos acabou por ser o desfecho final. Os Futah encerram a sua temporada na Liga Allstars com a pior classificação desde 2017. A equipa de manto dourado certamente espera aproveitar esta pausa para se reestruturar e atacar o título na próxima época. Do outro lado, os Members irão lutar pelo regresso à Allstars, desta vez na Liga A.

 

por Carlos Macedo