Jogo

Taça Challenge, 2024-01-21 às 19:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 3

1 - 0

200200

MVP: Francisco André

Paio Lusitano vs Celtas de Vidro

Paio Lusitano vinga derrota na liga e tem um pé na próxima fase!

Num confronto entre duas equipas que se enfrentaram anteriormente na liga D2, o Paio Lusitano levou a melhor, desta vez na Taça, conquistando os preciosos 3 pontos e dando um passo significativo rumo ao apuramento.

Logo no início da partida, os Celtas de Vidro viram-se em apuros ao perderem a bola, permitindo um remate potente prontamente defendido por João Vaz Teiga. A resposta dos Celtas não tardou com Tomás Terrível a protagonizar uma tentativa à entrada da área, resultando numa defesa incompleta de Sebastião Rato à qual o avançado consegue chegar e cruzar para o 2º poste onde se encontrava Francisco Lopes que não conseguiu cabecear para o fundo das redes. Os Lusitanos começaram a mostrar superioridade nesta fase inicial, com mais posse de bola, e os Celtas tentavam saídas para o contra-ataque, no entanto, as oportunidades de golo eram escassas para ambas as equipas. Destaque para um remate de meia distância potente, num volley, pelo Afonso Dias, bem controlado pelo guarda-redes. Terrível teve boas oportunidades, uma central onde rematou à entrada da área e outra onde recebe a bola na ala e conseguiu puxar para o meio e rematar ao 1º poste, mas o keeper estava atento e defendeu com segurança. Francisco André ia se mostrando ao jogo com bons lances individuais e chegou a conseguir passar no meio de 2 jogadores, mas apenas que ganhou um canto. Acabava assim a 1ª parte com o jogo muito fechado e um nulo no marcador.

 

 

A segunda metade iniciou-se com os Lusitanos a pressionarem a saída de bola, causando dificuldades aos Celtas de Vidro. Um lançamento lateral dos Lusitanos resultou numa oportunidade clara para Francisco André, que desviou a bola por cima do guarda-redes e acertou na trave! O momento decisivo surgiu quando Francisco André, após um ressalto, virou sobre o defesa e colocou a bola entre o guarda-redes e o primeiro poste, abrindo assim o marcador! Os Celtas de Vidro tentaram responder com um canto, mas acabaram por ser surpreendidos por um perigosíssimo contra-ataque dos Lusitanos, com mais uma vez Francisco André isolado, contornando o keeper e atirando ao lado, reivindicando uma grande penalidade que não foi dada pelo arbitro. Os Celtas de Vidro intensificaram a pressão, tentando jogar mais pelo ar e por Francisco Lopes, que foi o maior causador de perigo e teve uma boa jogada individual em que se adianta ao seu defesa e faz um cruzamento traiçoeiro ao 2º poste, mas não conseguiu encontrar um colega de equipa! Mais uma vez Lopes a causar problemas à defesa adversária e a passar por 2 adversários e a ser travado em falta pelo 3º. Tomás Terrível assumiu o livre, mas este passou por cima da baliza adversária. Os Lusitanos, por sua vez, buscaram sentenciar a partida, com Francisco André a servir Vasco Diniz, cujo remate foi defendido pelo guarda-redes. Os Celtas ainda tiveram uma oportunidade de ouro para chegar ao empate com uma bola longa de Teiga que coloca Diogo Mendes numa ótima posição para fazer o empate, mas o poste impediu a formação de verde de pontuar! Apesar dos esforços finais dos Celtas de Vidro, o Paio Lusitano segurou a vantagem até ao apito final.

Numa exibição determinada, o Paio Lusitano vingou a derrota na liga e coloca-se agora numa posição favorável para avançar na competição.

 

 

por Carlos Macedo