Avalanche bate Samarra e dispara na liderança!
Na 5ªjornada tinha encontro marcado os dois primeiros da tabela! Em embate de velhos conhecidos, triunfo dos Avalanche sobre os Samarra por 4x0!
Jogo já se sabe sem muitos espaços para jogar, com duas equipas com sistemas de jogo diferentes mas modelos parecidos, isto é, muito coesas defensivamente e a privilegiarem esse acerto defensivo antes de partirem para um ataque com muitos riscos. Assim nos primeiros minutos Gonçalo Castelbranco “Xala” e Nuno Neves foram presas fáceis para as defensivas contrárias, os primeiros sinais vieram de remates de meia-distância, com perigo relativo, com o do novo reforço dos Samarra, Nikitas Kokorelis (Bayern)!
Já os Avalanche marcaram na primeira grande ocasião contrária, transição rápida bem desenhada, com Francisco Palma a descer pela esquerda, cruzamento para a zona do golo onde Miguel Sequeira se antecipou a todos e desviou para o fundo das redes! Na resposta, boa investida de Xala, com Sebastião Castelbranco a aparecer em posição de golo, a acertar em cheio em Manuel Ferreira! Uma grande oportunidade de golo para cada lado, a diferença estava no aproveitamento da mesma.
Na segunda parte Nikitas voltou a tentar de longe, Manuel Ferreira defendeu com segurança, do outro lado foi Palma a tentar a sua sorte, a bola passou por cima da trave. O jogo não mudava de cariz, com os Samarra a carregarem mais pelo flanco esquerdo, mas a defesa dos Avalanche a compensar sempre muito bem, com Manu Pipa a fazer uma exibição muito consistente no centro da defensiva! No contra-golpe os Avalanche levavam veneno, Nuno Neves a aparecer a cabecear, corte precioso de Fábio Alves. Em remate de ressaca, José Aires atirou forte ao lado.
O jogo ia dividido, de bola parada Zander rematou, a bola desviou na barreira, mas Manel defendeu em estilo. Nesta fase os Avalanche iriam ficar em inferioridade numérica, mas no contra-ataque iriam matar o jogo, com Titão Morais a fazer o 2x0 em remate de fora da área bem colocado, e minutos volvidos um golo com muita sorte, na esquerda Diogo Marques Pinto a fazer um remate de ângulo impossível com a bola a sair muito enrolada e com pouca força, mas lentamente e com um efeito esquisito foi-se encaminhando para o fundo da baliza.
Com tudo resolvido quanto ao vencedor do jogo, Manel Ferreira fez questão de negar o golo a Ricardo Morais, mantendo assim a sua baliza inviolável, do outro lado Miguel Sequeira fechou a contagem, finalizando na área, ele que saiu lesionado da partida e jogou poucos minutos, mas fez dois golos, revelando assim grande eficácia nesta noite!
Com este triunfo categórico, os Avalanche disparam no comando da Liga A, e à beira de completar o primeiro terço de campeonato, temos já aqui um candidato lançado aos primeiros postos!
por Ricardo Solnado