Allstars on Facebook

Jogo

Liga B2, 2023-11-20 às 22:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 3

3 - 2

100010

MVP: João Mota

Ripa na Rapaqueca FC vs Banco Invest Team

Ripa vai de Mota!

Em situações bem distintas na tabela classificativa da B2, Ripa na Rapaqueca e Banco Invest mediam forças na 15ª jornada. A turma da casa está num momento de forma fantástico e pretendia dar continuidade ao mesmo, por forma a perseguir o primeiro posto. Já o Banco Invest tem vindo a ficar numa situação cada vez mais complicada, mas em caso de vitória sairia da zona de despromoção.

O jogo começou de forma perfeita para o Banco Invest, com Salvador Amaral a picar o esférico nas costas da defensiva verde e a encontrar João Tavares, que com grande classe viu o keeper sair de entre os postes e levantou a bola sobre o mesmo! Tínhamos um golo madrugador! O Ripa tentou não perder tempo na resposta e prontamente subiu as linhas, procurando condicionar a saída de bola dos forasteiros. Foi imediatamente após o golo marcado que o Banco Invest foi forçado a um erro, em que o esférico caiu a meio-campo em João Mota e o central não perdeu tempo ao ver o guardião adiantado, tentando um remate que sobrevoou por pouco o alvo. Foi à base desta premissa que o primeiro tempo se foi desenrolando, com o Banco Invest a ter mais bola de forma paciente, mas sempre muito perto da sua área, com Manuel Lemos a servir de líbero, enquanto a turma treinada por Bernardo Simões tentava pressionar de forma intensa no último terço. Mota voltou a mostrar-se envolvido na manobra ofensiva da equipa e rodou tudo à direita em Rodrigo Atanásio, que recebeu orientado e aguentou a carga de um adversário, acabando por rematar de pé esquerdo, mas desenquadrado. Nenhuma das formações estava a conseguir criar ocasiões claras de perigo, até que num lance com alguma sorte à mistura a bola caiu em Mota no coração da área e este rematou para uma bela defesa de Lemos, mas que tomou a direção do alvo de qualquer maneira e Mota ainda foi o jogador mais veloz a chegar ao esférico para garantir que este entrava no fundo das redes! Estava restabelecida a igualdade! Foi preciso sofrer o golo do empate para voltar a acordar e o Banco Invest por pouco não chegou de novo à vantagem: contra-ataque construído na perfeição, com António Bettencourt a receber à direita e a descobrir Tavares entrelinhas, que fez uma bela abertura em Salvador à esquerda, com o camisola 50 a atacar o espaço e a atirar um míssil de pé direito ao poste! Do outro lado, Atanásio voltou a desequilibrar à direita, ao fletir para o centro e rematar em arco de pé esquerdo, mas por pouco ao lado. Chegava o intervalo com igualdade no marcador.

O Ripa entrou decidido a vencer a partida no segundo tempo e começou logo a dar trabalho a Lemos. Num primeiro momento Duarte Rebelo recebeu descaído para a esquerda e tentou um remate de fora da área, ao qual Lemos ripostou de forma afirmativa, mas Miguel Tavares ainda surgiu para a recarga, à qual Lemos correspondeu com uma saída muito corajosa e que acabou por afastar o perigo. O Banco Invest tentou ripostar com o homem-alvo João Farinha a jogar de costas e a tocar de calcanhar para Francisco Vintém, que trabalhou muito bem entre dois adversários, mas rematou desenquadrado. A reviravolta no marcador acabaria por se confirmar pouco depois, com Duarte Rebelo a fazer um lançamento para o coração da área, onde surgiu Mota a pentear muito bem de cabeça! Era o bis do camisola 4, com um faro impressionante para o golo! Mais uma vez, o Banco Invest ficou perto de uma resposta rápida após sofrer golo e foi Gonçalo di Pietro a receber ao centro e a atirar do meio da rua em volley, naquela que seria uma obra-de-arte, mas acabou por passar ao lado da baliza. Duarte continuava a mostrar-se ao jogo no segundo tempo e voltou a atirar à entrada da área, desta feita em arco, obrigando Lemos a um voo que evitou o golo da tranquilidade para o Ripa. Mesmo estando ligeiramente por cima do jogo, o Ripa apanhou um enorme susto após um atraso mal calculado e que foi parar aos pés de Francisco Saldanha, sendo que este conduziu até à área contrária e atirou de pé esquerdo, mas Espada (estrangeiro) mostrou um posicionamento e reflexos impressionantes e afastou para canto! O jogo estava a um ritmo muito alto e o Banco Invest queria começar a apertar o cerco, deixando ainda um aviso num pontapé de ressaca de Salvador, que surpreendeu Espada, mas este afastou como pôde. Com um desvio decisivo pelo meio, di Pietro conseguiu mesmo o golaço que tanto procurava: o médio recebeu ao centro, atirou muito forte e a bola saiu prensada num adversário, o que acabou por fazer com que o esférico ganhasse uma trajetória em balão e que não deu qualquer hipótese a Espada de defender! 2-2 e tudo em aberto! O Ripa via-se obrigado a ir novamente em busca dos três pontos e Bernardo Moreira deixou um aviso de livre direto, afastado por Lemos. Na jogada seguinte, uma série de ressaltos fez com que a bola caísse nos pés de Mota, e este atirou para o canto inferior esquerdo da baliza, confirmando um hat-trick! Que noite do patrão da defesa do Ripa! A turma de verde não abrandou com o 3-2 e Frederico Meira também foi descoberto na área, mas viu Lemos fazer uma bela mancha. Em seguida foi Bernardo Moreira a cobrar um livre lateral para o segundo poste e Mota cabeceou, ficando perto do póquer, mas Lemos voltou a impedir males maiores. Depois de uma fase anárquica nos minutos finais, a vitória para o Ripa confirmar-se-ia mesmo.

O Ripa está agora (provisoriamente) no segundo posto da B2 e à espera que o líder escorregue, enquanto o Banco Invest vai decidir o seu destino nos três jogos em falta.

 

 

por Henrique Barrosa