Jogo

Liga B2, 2024-05-21 às 23:00 @ CIF

Nota do árbitro: 4

Aston Billa vs AZ Alto-Mar

Ingleses somam 15ª vitória no campeonato, com vitória tranquila!

Na 17ª e penúltima jornada da Liga B2, os já campeões Aston Billa recebiam os AZ Alto-Mar, que ainda lutavam pela manutenção, mas no final da partida, foi mesmo a equipa da casa a sair vitoriosa, com o marcador a mostrar 4x1!

Começava o encontro, com ambas as equipas a entrarem com intenção de ganhar o jogo. De um lado, o AZ Alto-Mar, que precisava da vitória para se manter na luta pela manutenção, e do outro, os Aston Billa que jogavam sem pressão e queriam terminar a época com o máximo de pontos possíveis, e, portanto, o jogo começava equilibrado, com oportunidades para os dois lados. Primeiro, Afonso Gomes a receber a bola à entrada da área e a disparar forte, mas o guardião a fazer uma boa defesa para canto! E depois, Drake André Torrão-Christensen a ganhar a linha de fundo e a cruzar para a pequena área, onde aparece Tomás Sena sozinho a encostar o esférico e fazer o 1-0, na primeira ocasião de golo! O resultado nesta altura interessava muito à turma visitante, mas pouco depois, a formação inglesa iria começar a destruir os sonhos do adversário. Primeiro, Afonso Gomes a passar à direita para Guilherme Jardim, que finaliza cruzado para o 1-1! E logo a seguir, passe para o coração da área para Tiago Varela, que remata de primeira e coloca a bola no fundo das redes, confirmando a reviravolta no marcador em muito pouco tempo! Pouco depois, o árbitro dava a 1ª parte por terminada.

Começava o 2º tempo, com as equipas a voltarem com um ritmo mais baixo, e nos primeiros momentos não houve oportunidades a registar, mas sensivelmente aos 10 minutos jogados nesta parte, surge uma nova mudança no marcador. Canto batido para a entrada da área para Afonso Gomes, que recebe, tira as medidas à balia, e dispara um míssil indefensável, que bate no ferro e entra, colocando o marcador a mostrar 3-1! Pouco depois, os AZ Alto-Mar tentavam reagir, e por muito pouco que não se colocavam de novo na discussão do resultado. Drake, de muito longe, a tentar a sua sorte com um remate muito colocado, mas a bola bate em cheio na barra! Que perdida da turma holandesa, que necessitava de marcar rapidamente se queria aspirar sair do jogo com os 3 pontos, mas alguns momentos depois, aconteceria exatamente o contrário, com os Aston Billa a dar a machadada final. Recuperação de bola Eduardo Noronha em zona perigosa, e o médio, vendo o guarda-redes adiantado, pica a bola e faz um grande chapéu, confirmando o 4-1! O jogo entrava agora na reta final, e os 3 pontos pareciam já não fugir, mas ainda haveria tempo para mais uma grande oportunidade de perigo para os ingleses! Grande passe de Guilherme Jardim a isolar Ricardo Lanita, que na cara do guardião tenta finalizar, mas o seu remate é defendido! E pouco depois, ouvia-se o apito final soar, dando fim à partida.

por Nuno Costa