Jogo

Liga B2, 2023-09-18 às 22:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 4

3 - 2

100000

MVP: Gil Santos

AZ Alto-Mar vs Flamentejo

Reviravolta holandesa e segue o líder da B2!

Jornada 8 da Liga B2 e a quase surpresa dos brasileiros rapidamente virou ficção com Gil Santos a matar a esperança dos Flamentejo e a manter os comandados de Bettencourt na zona de descida do campeonato.

Primeiros cinco minutos do encontro e bela jogada dos AZ, com Afonso Saraiva a descobrir Gil Santos e o avançado holandês a atirar forte para uma bela defesa inicial do improvisado guardião Luís Lucas! Mantinha-se o 0-0 no marcador e o relógio avançava a passos largos para o final da primeira parte sem grandes ocasiões, apesar do jogo entretido.
Antes, ainda, Botas faz um passe na diagonal perigosíssimo a atravessar todo o campo e, primeiro que o central, Miguel "Kanté" Freitas a antecipar-se e a arrancar com muito perigo para a baliza de André Gouveia, com o médio a soltar no capitão António Bettencourt e este, diferente do que nos habituou, a atirar e a permitir a defesa do guardião holandês. A primeira parte acabaria empatada sem golos.

No primeiro lance da segunda parte surge o primeiro golo da partida: falta sobre João Teles à entrada da área adversária e, o mesmo, a atirar de livre direto com o seu pé esquerdo com a bola a beijar a rede dos Flamentejo! Golaço e 1-0 para os líderes da Liga. No lance seguinte, os brasileiros empatam a partida: pontapé de canto batido da direita e Carrilho, de primeira, a atirar fortíssimo sem deixar a bola cair e sem hipótese para André Gouveia - de novo empatado o encontro.
Pouco depois surgiria a primeira reviravolta do encontro! Belo contra-ataque dos brasileiros e é Diogo Pinto quem, isolado, atira a contar para gáudio da equipa de Bettencourt. Conseguiriam os brasileiros manter estes três pontos preciosos? Rapidamente nos aperceberíamos que não... A intensidade dos ataques do AZ intensificava-se e, João Teles, na entrada para os últimos cinco minutos da partida, a tirar um belo coelho da cartola e numa bela jogada individual atira forte ao canto inferior direito da baliza a restabelecer a igualdade.
Como no último pano cai a nódoa, eis que os AZ virariam mesmo o jogo numa das últimas jogadas da partida: penalty ganho e Gil Santos com a oportunidade de ser herói não desperdiçou e atirou para o 3-2 final no INATEL: golpe duro para os Flamentejo, que terão de continuar a lutar nesta segunda volta para se manterem na Liga B2.

 

por Guilherme Catarino