Jogo

Champions, 2025-01-21 às 22:10 @ CIF

3 - 3

2 - 3 após gp

000100

MVP: Daniel Francisco

FC Atouca vs Fiambres do Oeste

Emoção até final e Fiambres nos quartos

Numa batalha subaquática no CIF, Atouca e Fiambres não deixaram que as condições atmosféricas impedissem um belíssimo espetáculo de futebol. O marcador sofreu diversas alterações e o jogo podia ter caído para qualquer lado, mas uma bola na trave no último penalty deu a vitória aos campeões da C2.

Início de jogo pausado e com a aversão ao risco a fazer-se sentir no CIF. Eram os Fiambres quem melhor circulava a posse mas a verticalidade no contragolpe do Atouca trazia algumas ameaças. Depois de apanhar o primeiro susto de canto, a turma de grená esteve perto de inaugurar o marcador num cruzamento tirado da direita por Rodrigo Conceição que encontrou David Oliveira à boca da baliza; o extremo tentou dominar para depois finalizar, mas perdeu o timing e permitiu a saída de Hugo Martins. Minutos mais tarde, a primeira mexida no placard em grande estilo: recuperação em zona central de Daniel Francisco que fica isolado e, à saída do keeper, corresponde com um chapéu delicioso para o fundo das redes! 0-1! Até ao intervalo o jogo ficou mais frio e apenas se registou uma oportunidade para cada lado. Primeiro foi Gonçalo Torrão a cabecear dentro da área para defesa atenta de David Rodrigues e depois Conceição a tabelar com Diogo Carvalha e a atirar cruzado a centímetros do poste!

Na segunda parte, com a chuva a dar tréguas, tudo mudou e os golos apareceram em quantidade! O empate sucedeu de uma grande penalidade assinalada a favor da turma de amarelo com Torrão a enganar o guardião e a equilibrar as contas! 1-1! Porém, logo a seguir, a turma fiambrina regressou à vantagem: lançamento de linha lateral a encontrar Daniel Francisco dentro da área que, eficaz, coloca a redondinha no fundo das redes! 1-2! Era parada e resposta e a formação de amarelo tornava a empatar: lance de Torrão a atacar a profundidade na direita e a finalizar forte; Rodrigues ainda conseguiu defender a primeira tentativa mas o esférico ficou a sobrar em cima da linha de golo e Manuel Tapadas fez o mais simples e colocou o marcador em 2-2! O jogo estava num ritmo alucinante e os ataques superavam claramente as defesas nos dois lados do campo. Daniel Francisco, desta feita no papel de assistente, trabalhou bem e libertou em Conceição que atirou para o primeiro golo da temporada do esquerdino! 2-3 e parecia que os Fiambres iriam segurar a qualificação. Mas quem pensava que o jogo acabara ali, engava-se por completo! Com poucos minutos por jogar, o campeão da Liga D2 tornaria a anular a vantagem adversária através de Manuel Tapadas! 3-3 e teria de ser através do desempate por grandes penalidades que o jogo conheceria o vencedor.

No momento das decisões, os marcadores mostraram frieza e técnica exemplares, convertendo as duas primeiras rondas com sucesso. Na derradeira ronda, converteu Tiago Lopes e a pressão ficou em cima de Afonso Barroso que, infeliz, viu o seu remate ser travado pela barra! 3-3 no marcador, 2-3 no desempate por grandes penalidades e é a formação orientada por Domingos Cunha que segue para os quartos de final! Que jogo!

 

por Tiago Sequeira

por Francisco Garcia