Allstars on Facebook

Jogo

Eliminatórias, 2023-02-02 às 23:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 5

1 - 3

000000

MVP: João Piçarra

RFF & Associados vs PLMJ

PLMJ levanta o troféu!

PLMJ e RFF & Associados defrontaram-se na partida que iria definir o campeão da Liga Allstars Advogados. O jogo teve bastantes oportunidades para ambas as equipas, mas a PLMJ esteve mais forte a todos os níveis, acabando por levar a melhor sobre a RFF que não conseguiu, assim, revalidar o título de campeão que conquistou nas duas últimas edições da prova!

Como é típico de um jogo grande, ambas as equipas entraram bastante calculistas, a querer controlar a posse de bola para sair em ataques organizados, mas sempre sem abandonar a solidez e organização defensiva que pretendiam manter os adversários longe das suas balizas. As equipas procuravam assim encaixar uma na outra e foi preciso esperar alguns minutos para aparecerem os lances de perigo! A primeira grande ocasião pertenceu à jovem equipa da PLMJ, através de um canto que João Piçarra bateu de forma estudada: passe rasteiro para a entrada da área onde surgiu Manuel Abecasis a rematar de primeira, mas a bola passou a milímetros do poste! Logo a seguir respondeu a formação bi-campeã, que não se deixou intimidar e tentou também inaugurar o marcador! José Diogo Sampaio recebeu a bola isolado, foi em direção à baliza e rematou para uma excelente defesa de João Serras de Sousa! Mas à medida que o tempo ia passando, era a formação liderada por Bartolomeu Soares de Oliveira que mais ia crescendo no jogo, gerindo o controlo do esférico a seu gosto e partindo em ataques muito perigosos quando encontravam espaço. A reação à perda de bola era também um fator muito importante do seu jogo, já que matava qualquer intenção dos adversários saírem em contra-ataques rápidos que pudessem ferir a sua baliza. Assim, foi sem surpresa que chegou o primeiro golo! Excelente jogada coletiva da PLMJ, com uma troca de bola entre vários jogadores até fazê-la chegar a Manuel Abecasis, que recebeu perto do corredor direito, ajeitou a redondinha e rematou forte e colocado inaugurando o marcador! 1-0! Mas não ficariam por aqui e, na última jogada da primeira parte, quando parecia que mais nada iria mudar até ao intervalo, a PLMJ fez um contra-ataque venenoso, conduzido por Gonçalo Marques de Almeida, que tocou para João Piçarra, que vendo a saída do guardião rematou rasteiro e aumentou a vantagem da sua equipa para 2-0! Final de primeira parte perfeito para o conjunto que tinha terminado a fase regular em 6º lugar, mas corrigiu tudo que estava a falhar, criou novas dinâmicas e conquistou com grande mérito um lugar na final!

Na segunda parte o jogou mudou ligeiramente, e a RFF tinha agora que correr atrás do prejuízo, pelo que subiu as suas linhas e foi em busca do empate! Mas a PLMJ também alterou um pouco o seu jogo e o foco passou a estar principalmente no equilíbrio e coesão defensiva. Este papel era desempenhado com perfeição, e ia criando muitas dificuldades à RFF, que ia vendo todos os caminhos até ao alvo serem eficazmente fechados. Por isso, tal como na primeira parte, foi preciso esperar algum tempo pelos lances de perigo que começaram por pertencer aos campeões em título, estando perto de aparecer o 2-1. Lance muito atabalhoado, com a bola a sobrar para o capitão Ricardo Miguel Martins que rematou, mas a bola desviou num dos oponentes e passou caprichosamente por cima da barra. Mas a equipa que liderava o marcador fazia-o com justiça, mantinham a concentração de forma eximia e mesmo quando atacavam prudentemente iam criando oportunidades para aumentar a vantagem. Isto quase se tornou uma realidade num lance exatamente igual ao canto estudado do primeiro tempo, mas desta vez foi João Piçarra que assistiu Gonçalo Marques de Almeida à entrada da área e o médio rematou com muita força mas para uma boa defesa de Yasser Tavares Vali. O aviso estava dado e logo a seguir, Manuel Abecasis efetuou um lançamento longo que sobrevoou toda a gente e foi ter com Tomás Avelar à entrada da área, com o defesa a rematar com muita força para o fundo das redes e fazer desta forma o 3-0! Mas mesmo com a desvantagem a aumentar, os advogados da RFF não atiraram a toalha ao chão e ainda reduziram para 3-1 de bola parada! José Diogo Sampaio bateu um canto para Sérgio Carmo, que estava junto ao primeiro poste e atirou a contar. Porém, já não havia muito tempo para se jogar e poucos minutos depois soou o apito final do árbitro, que selou assim a justa e merecida vitória da PLMJ, sagrando-os campeões!

por Zé Mendes