Jogo

Taça Challenge, 2025-03-10 às 23:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 5

3 - 1

200100

MVP: Ruben Fernandes

Shakhtar Desonesto vs Al-Vahlad F.C.

Shakhtar vence Al-Vahlad e sobe ao primeiro lugar do grupo L à condição!

O Shakhtar precisava de vencer para se apurar para a próxima fase e assim o fez! Após uma primeira parte pobre em oportunidades, os ucranianos voltaram do descanso com vontade de ganhar e rapidamente se puseram em vantagem! O Al-Vahlad ainda esboçou uma reação, mas os anfitriões foram mais fortes e saíram justos vencedores do encontro!

Soava o apito inicial entre o Shakhtar Desonesto e Al-Vahlad, em que ambas as equipas entravam á procura dos 3 pontos e assegurar uma vaga na fase seguinte da competição. Na noite chuvosa no São Miguel o futebol demorou a aparecer no meio de um jogo intenso e físico, em que nenhuma das equipas conseguia levar perigo à baliza adversária! O primeiro lance saiu para os árabes que ficaram muito perto de abrir o marcador não fosse uma bela intervenção do guardião ucraniano! Pouco depois voltou a ser a turma forasteira ao ataque e do meio da rua Carlos Maio tentou sacar um coelho da cartola, mas o guardião estava atento e bem posicionado evitou o golo do meio-campo do médio visitante! A primeira foi escassa de oportunidades e o árbitro não demorou a apitar para o intervalo.

O segundo tempo começou com os ucranianos mais pressionantes e a deixar logo um aviso para a defesa árabe! José Tomás rematou à entrada da área, mas viu o seu remate ser bloqueado para canto e na sequência do canto uma jogada estudada dos ucranianos podia ter dado em golo, mas mais uma vez o remate não saiu assertivo e o esférico passou por cima da barra! Estava dado o aviso do Shakhtar! O aviso dado pelos ucranianos não demorou muito em realizar-se, pois pouco tempo depois o Shakhtar chegou mesmo à vantagem! Após uma boa jogada na área adversária Rodrigo Inácio rematou e a bola já só parou no fundo das redes! 1-0, estava inaugurado o marcador a favor dos da casa! O Shakhtar estava por cima e por pouco que no minuto seguinte não voltava a abanar as redes! Rúben Fernandes rematou em arco à entrada da área e obrigou João Varela a uma excelente intervenção! Que parada do guarda redes a evitar um mal pior para o Al-Vahlad! Só dava Shakhtar na segunda parte e o emblema ucraniano não teve dificuldade em voltar a abanar as redes! Jaime Passos recebeu a bola à entrada da área e rematou fortíssimo para fazer o 2-0 no encontro! Os da casa chegavam à tranquilidade! Mas os árabes tinham algo a dizer e no lance seguinte ganharam uma grande penalidade! Chamado à conversão, Carlos Maio não vacilou e reduziu para 2-1! André Santos ainda tocou no esférico, mas com o mesmo molhado não teve hipótese estava assim relançada a partida! Poucos instantes antes do apito final o Shakhtar teve duas oportunidades de ouro para fechar o marcador, mas não foi capaz de o fazer em nenhuma delas! Primeiro foi José Tomás que sozinho em frente ao guarda redes permitiu uma excelente intervenção do mesmo e de seguida foi Rodrigo Inácio que também em frente a João Varela rematou ao poste! O jogo parecia encaminhado para o apito final, mas no último lance do encontro, servido na perfeição pelo colega, Rúben Fernandes pôs o ponto final e fez o 3-1! Desta feita, os ucranianos garantiram o primeiro posto do grupo e carimbaram presença nos 16 avos da Taça Challenge!

por Bernardo Carrigy