Jogo

Liga A1, 2025-01-05 às 21:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 3

1 - 2

100000

MVP: Pedro Andrade

GMD FC vs Países Baços

Países Baços surpreendem na primeira jornada

Na estreia de ambas as formações na Liga A, os visitantes entraram muito superiores no encontro e o primeiro golo apareceu com alguma facilidade para dar conforto. O segundo acabou por surgir mais tarde e o GMD acordou perto do final do encontro, mas já foi tarde demais para a reviravolta.

Para surpresa de alguns, a turma de manto mais claro entrou por cima e conseguiu sufocar a equipa adversária. A primeira oportunidade surgiu depois de um bom trabalho coletivo, a bola chegou até Pedro Andrade no lado esquerdo, o médio cruzou forte para o segundo poste onde estava Francisco Rodrigues, pronto para finalizar, mas Luís Santos salvou a sua equipa mesmo no limite, com um corte quase em cima da linha de golo. Os Países Baços continuavam por cima e a primeira oportunidade do GMD demorou algum tempo a aparecer e veio depois de um roubo de bola de Francisco Vintém, o avançado tentou fintar o guarda-redes, mas João Alves saiu-se rapidamente e impediu o golo. Já perto do intervalo e depois de muitas tentativas dos visitantes, o golo acabou por aparecer numa recarga, Sérgio Côrte-Real rematou rasteiro, sem dar hipótese ao guardião e fez assim o primeiro da partida, 0-1! Não houve mais ocasiões até ao intervalo e a equipa da casa precisava de ativar o seu instinto de sobrevivência para ter hipótese de pontuar.

No segundo tempo, o GMD continuava sem conseguir desequilibrar muito e por isso, o objetivo de dar a volta seria bastante difícil. Depois de algum tempo controlado sem grandes oportunidades para nenhum dos lados, Pedro Andrade voltou a brilhar, novamente pelo lado esquerdo, mas desta vez cortou para o meio e rematou forte, o esférico acabou por desviar num defesa e atraiçoou o guardião da casa que não conseguiu impedir que a bola entrasse. Foi assim feito o 0-2! Os homens de azul-escuro ganharam esperança depois de um momento de excelência de André Rangel, o extremo intercetou um passe a virar o flanco, combinou com Bruno Moscatel e acabou por ser mesmo o número 67 quem recebeu no centro do terreno e finalizou com frieza. 1-2! Já na reta final, a equipa da casa ganhou uma grande penalidade que foi cobrada por Rangel, mas desta vez o marcador do primeiro golo falhou o alvo e a desvantagem manteve-se. Mesmo em cima do apito final, lançamento longo feito por Manuel Sobral até ao centro da área e a bola acabou por sobrar nos pés de Luís Santos que disparou forte e rasteiro, mas por pouco ao lado da baliza. Num dos últimos lances, excelente passe de João Alves a descobrir Rodrigo Ferreira que arrancou a alta velocidade e cruzou para Diogo Amaro que estava isolado, mas pecou na finalização e não conseguiu aumentar a vantagem. O encontro terminou assim com 1-2 no marcador e a formação vinda da Liga C começa com o pé direito nesta nova liga mais competitiva.

por Miguel Barrosa