Jogo

Taça Challenge, 2024-07-07 às 22:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 5

1 - 0

000000

MVP: Filipe Francisco

Vasco da Grama vs Vasco da Mamã

Golo solitário do 24 garante vitória!

Num derby vascaíno muito disputado, a equipa do Vasco da Grama demonstrou mais vontade de vencer e com um golo solitário de Filipe Francisco levou de vencida a formação do Vasco da Mamã.

Soava o apito inicial e a partida começava como se perspetivava, com o equilíbrio a reinar dentro das quatro linhas. Ainda assim, era a equipa do Vasco da Grama a que mais procurava o golo e dispôs de uma boa ocasião passado alguns minutos. Filipe Oliveira recebe o esférico à entrada da área e dispara fortíssimo, mas o guardião estava atento e negou o golo com uma excelente intervenção. Seguiram-se minutos de muito equilíbrio com muitos duelos no meio-campo e sem ocasiões de relevo. Já no final do primeiro tempo, surgiu uma enorme oportunidade para o Vasco da Mamã.  Livre à entrada da área com António Aplleton de Melo a ficar encarregue de converter e o defesa solta um remate em jeito incrível com a bola a acertar em cheio na trave. Quase! Na resposta foi a vez de Alexandre Pires tentar a sua sorte de livre e o médio soltou uma bomba para uma defesa complicada de Carlos Saraiva. No último suspiro antes do intervalo, João Leitão foge no contra-ataque e na cara do keeper tenta desviar, mas o remate acabou por sair à figura.

Começava a segunda parte e a partida continuava com um grande equilíbrio. O primeiro aviso veio por parte dos homens do Vasco da Grama, com Manuel Abril a tentar a sua sorte do meio da rua, mas a tentativa a sair à figura. Seria o aviso para o que iria acontecer minutos depois. Lançamento longo para o coração da área, com Filipe Francisco a aparecer sozinho e à meia-volta, a disparar um grande remate para o fundo das redes. Estava inaugurado o marcador! O jogo estava muito aberto e iam aparecendo oportunidades para as duas formações. Breves instantes depois, foi Manuel Abril a tentar fazer o segundo, mas o remate do talentoso médio foi mais uma vez negado pelo keeper. A equipa do Vasco da Mamã fazia agora o pressing final em busca do empate e dispôs de uma enorme ocasião para empatar. Jogada de insistência dos visitantes, com Gonçalo Lourenço a tentar desviar à ponta de lança, mas o remate sai novamente no ferro. Na recarga Leitão ainda tentou emendar, mas o remate saiu a centímetros do poste. Já no final da partida e com o Vasco da Mamã a apostar as fichas todas no empate eram os homens do Vasco da Grama que aproveitavam para criar perigo em contra-ataque. Numa dessas transições, Rodrigo Teles recebeu um cruzamento teleguiado ao segundo poste e tentou desviar, mas Carlos foi novamente gigante e voltou a negar o golo com uma enorme parada com o joelho. No último suspiro foi Teles a tentar novamente o golo e o remate do médio-ala fez um arco incrível e bateu em milagrosamente na trave. Que tiro!

Final do jogo, com o Vasco da Grama a vencer o derby vascaíno e a conquistar a primeira vitória na Taça Challenge.

por Martim Carvalho