Al-Kassr respira melhor após triunfo vital sobre Viola FC
Em jogo a contar para a 10ª jornada do campeonato, o Al-Kassr venceu o Viola FC por 2-1, num encontro que se revelou crucial para as aspirações de ambas as equipas. Os sauditas procuravam afastar-se da zona perigosa da tabela, enquanto os italianos tentavam desesperadamente fugir aos lugares de despromoção.
A primeira parte foi marcada pela eficácia do Al-Kassr. Após um aviso inicial de Martim Pinto, que desperdiçou uma clara oportunidade pela direita, seria António Pignatelli a inaugurar o marcador com um remate certeiro ao primeiro poste, beneficiando de alguma hesitação do guardião adversário, que não ficou bem na fotografia. A vantagem seria ampliada através de um canto estudado, com João Mendonça a assinar um golaço de primeira para o canto superior direito. Começo a todo o gás por parte dos Al-Kassr e 2-0 no marcador nestes minutos iniciais! O Viola FC ainda reduziu antes do intervalo, através de João Farinha, que concluiu da melhor forma um cruzamento primoroso de João Aguiar. Os italianos quase chegavam ao empate antes do descanso, mas o Gonçalo Falcão negou o golo a Afonso Miranda, após um lance de belo efeito iniciado por um toque de calcanhar do capitão Tomás Sousa.
Após o descanso, o Viola FC entrou determinado em busca da igualdade. João Aguiar desperdiçou duas excelentes oportunidades - primeiro com um remate à entrada da área que passou ligeiramente por cima e depois, após assistência de Tomás Sousa, não conseguindo bater o guardião adversário quando estava isolado pela esquerda. O Al-Kassr respondeu através de Martim Pinto, que ameaçou o golo em dois momentos distintos, primeiro com um remate que passou junto ao poste e depois obrigando o João Puerta a uma excelente intervenção. Pignatelli ainda tentou a sorte de longe, num excelente lance individual que por pouco não levou a direção da baliza, mas o guardião dos italianos parecia ter tudo controlado. Nos minutos finais, os Viola lançaram-se num assalto desesperado à baliza adversária, mas encontraram pela frente um Al-Kassr bem organizado defensivamente que, além de segurar a vantagem com competência, ainda ameaçou ampliar o marcador em rápidas transições. O resultado de 2-1 acabaria por não sofrer alterações, premiando a maior eficácia dos sauditas.
Com este triunfo, o Al-Kassr consegue uma importante margem de segurança sobre a linha de água, podendo agora respirar com mais tranquilidade. Já o Viola FC vê a sua situação complicar-se e, com várias equipas com jogos em atraso, corre o risco de ver a distância para a salvação aumentar. A luta pela permanência promete ser intensa, e os italianos terão de mostrar maior eficácia se quiserem apanhar o "comboio" da manutenção.
por Carlos Macedo