Jogo

Liga B1, 2024-10-01 às 22:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 4

Standard de Liedson vs GMD FC

GMD ascende provisoriamente ao pódio!

Um excelente espetáculo de futebol colocou o Standard de Liedson e GMD FC frente-a-frente com pretensões das duas partes em subir ao pódio da B1. Os azuis nunca estiveram em desvantagem e no final, com alguma sorte à mistura, levaram mesmo os três pontos.

A partida não podia ter começado melhor para os forasteiros, com o seu capitão a dar o exemplo, quando ainda nem tinha marcado um minuto de jogo. Assim sendo, Francisco Vintém, recebeu em zona predileta e não deu hipóteses, adiantando a sua equipa no marcador! Ainda os rapazes belgas não tinham tido tempo de se endireitar e os GMD já chegavam ao segundo: David Alves foi descoberto na frente de ataque e num remate enrolado, em que ficou a ideia que o keeper podia ter feito melhor, a bola entrou lentamente no fundo das redes! O Liedson estava estupefacto com este arranque. A primeira resposta dos belgas surgiu uns minutos depois, com um livre estudado em que João Leitão tocou curto em Duarte Vicente e este rematou rasteiro, mas Vintém mostrou trabalho defensivo e a bola esbarrou-lhe no pé, parando uma oportunidade de golo do opositor. Pouco depois, uma bola picada para a área descobriu Diogo Barbosa no coração da mesma e este cabeceou por meros centímetros acima do alvo. Em seguida, foi de vez! Tiago Antunes a bola ao seu gosto à entrada da área e atirou para relançar a partida! Do outro lado, a GMD voltou a dar sinais de vida aquando de um lance fantástico de André Rangel: todos os pormenores foram de deixar água na boca, com uma receção a tirar o opositor da frente, a mudança de velocidade e um remate rasteiro, que acabou por ser travado por Gonçalo Falcão, que estava muito atento. Começaria posteriormente um momento de caudal ofensivo que trouxe frutos ao Liedson: o primeiro aviso foi deixado num novo pontapé à entrada da área, por parte de João Mendonça, mas Gonçalo Miranda estava atento e sacudiu para canto. Depois os homens de encarnado beneficiaram de um livre à entrada da área, mesmo ao jeito da canhota de Piki, que não deu hipóteses num remate ao ângulo! 2-2 para intervalo num jogo de loucos.

Vintém esteve perto de replicar o seu feito do primeiro tempo e logo a arrancar o segundo, foi descoberto na área para um remate à queima-roupa que foi parado por Falcão. Em seguida, um lance algo confuso nasceu de um lançamento de Manel Sobral, que colocou na área e Fernando Durand a meias com um adversário conseguiu colocar a bola no fundo das redes, devolvendo a vantagem à sua equipa! Os GMD talvez se tenham entusiasmado em demasia, porque no pontapé de saída os belgas voltaram a colocar tudo na estaca zero: segue bola para Leitão, que fez um passe com conta, peso e medida para o aparecimento de Piki nas costas da defensiva contrária e este recebeu orientado para a baliza e rematou de pé esquerdo para fazer o 3-3! O jogo tinha-se mantido bastante partido na sua totalidade até este golo, ao qual se seguiram os minutos mais calmos do jogo, em que nenhuma das formações queria arriscar em demasia. A reviravolta esteve perto de acontecer quando Ricardo Antunes foi descoberto à direita e puxou para dentro, rematando rasteiro de pé esquerdo, ficando a centímetros de faturar. Um novo duelo seria travado entre Vintém e Falcão num lance de transição em que Henrique Costa conduziu e soltou no momento certo para o dianteiro, que rematou rasteiro e forte para nova intervenção. Na sequência deste canto, e num momento em que se caminhava a largos passos para o empate, eis que surgiu um lance extremamente azarado: canto tenso de David para o coração da área e o ataque do homem do Liedson ao esférico foi pouco ortodoxo, traindo Falcão e colocando o esférico no fundo das redes para o 3-4!

O jogo terminou assim com corações partidos para os rapazes belgas, enquanto os azuis ascendem ao pódio da B1 à condição.

por Redação Allstars