Jogo

Liga A, 2024-11-14 às 23:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 2

0 - 3

102000

MVP: Ricardo Lanita

ATP United vs Aston Billa

Aston Billa não tira os olhos do caneco

A turma visitante esteve por cima na maior parte dos 50 minutos, com mais poder ofensivo e com a linha defensiva muito coesa. Isto acabou por resultar numa vitória tranquila e o topo da tabela está cada vez mais próximo.

Boa entrada dos ingleses, com um golo madrugador a começar nos pés de Duarte Galvão Correia, que picou para Guilherme Jardim, o médio penteou de cabeça e Ricardo Lanita finalizou com um toque subtil para fazer o 0-1! Os visitantes não tiraram o pé do acelerador e o segundo esteve à vista depois de um bom trabalho individual de Jardim, a tentar contornar Bruno Branco, demorou muito tempo e o guardião conseguiu afastar o perigo, mas o esférico sobrou para Eduardo Noronha que disparou forte e só não aumentou a vantagem porque um defesa alterou a trajetória da bola. A equipa da casa estava com dificuldades em chegar à baliza adversária e quem voltou a criar perigo foram os visitantes, com um bom trabalho de Afonso Gomes, o médio tentou finalizar rasteiro, mas uma boa defesa de Bruno Branco salvou a sua equipa. O ATP ganhou alguma força ofensiva e estava a conseguir ameaçar, primeiro pelos pés de Pedro Graça que disparou forte cruzado para uma boa defesa de António Pignatelli (estrangeiro) e pouco depois, foi Gonçalo Castro quem rematou para mais uma boa defesa do guardião, muito sólido entre os postes. Os visitantes tiveram uma das melhores jogadas do primeiro tempo já nos minutos finais, depois de Afonso Gomes virar o flanco para João Sousa, o lateral cortou para o meio e rematou muito potente cruzado, mas a bola atingiu o poste. 

Logo nos primeiros minutos da segunda metade, boa bola de Afonso a descobrir Lanita do lado esquerdo, o avançado cruzou com muita qualidade até Noronha que estava no segundo poste e cabeceou forte, para outra excelente intervenção de Bruno. A equipa da casa teve uma nova oportunidade pouco depois, quando João Zanatti ficou com a bola nos pés perto da zona do meio-campo, o central avançou destemido e disparou muito forte para uma boa defesa de Pignatelli para canto. O segundo golo acabou por aparecer para o lado visitante, numa jogada coletiva sensacional, a começar nos pés de Jardim, o capitão tocou para Sousa que fez um passe tenso a rasgar até Lanita, o número 9 devolveu para Jardim que foi muito frio e finalizou rasteiro para o 0-2! Logo a seguir, contra-ataque dos ingleses, com Lanita a conduzir e a temporizar bem, o avançado soltou para Afonso Gomes que ainda levantou a cabeça para procurar oferecer, mas acabou por fuzilar as redes, sem dar qualquer hipótese. 0-3! A equipa visitante não baixava a intensidade e voltou a estar perto de marcar depois de um livre batido por Tiago Varela muito forte, Bruno defendeu, mas não conseguiu afastar o perigo e Jardim apareceu pronto para finalizar na recarga, mas rematou acima do desejado. Não houve mais oportunidades de perigo até ao apito final e o Aston Billa continua assim a sua magnifica run até ao topo da tabela.

por Miguel Barrosa