Unita Iraque vence Jupiter FC pela margem mínima!
Em encontro relativo à décima primeira jornada do escalão máximo do torneio, a turma liderada por Paulo Estêvão deslocou-se ao terreno da formação galáctica e venceu por 1-2. Apesar do enorme equilíbrio durante todo o encontro, o Iraque acabou por ser a equipa mais eficaz, marcando por duas ocasiões, levando assim três pontos fundamentais para casa que os deixa no segundo lugar da tabela classificativa.
O árbitro deu início ao encontro com as duas equipas a iniciarem o jogo com um ritmo relativamente baixo, procurando identificar a forma como o adversário se organizava. A primeira chance de perigo pertenceu à equipa do Jupiter na sequência de um lance de bola parada: canto da direita batido por Guilherme Caetano para a entrada da área na direção de Ricardo Mil-Homens que atirou forte de primeira com o esférico a ir à malha lateral, que perigo! Foi também de bola parada que o Iraque respondeu, desta vez num livre direto ainda bastante longe da baliza batido por Zé Forjaz que obrigou o keeper António Pignatelli a uma defesa apertada. O Iraque continuou a carregar nos minutos seguintes e voltou a ficar perto do golo, desta vez num remate de longa distância de Diogo Branco que voltou a testar a atenção do guardião galático que segurou sem dificuldades. Instantes depois nova ocasião para a turma forasteira que, após um erro defensivo na construção do Jupiter, viu Benjamim Freitas rematar à entrada da área, porém o esférico saiu bastante por cima da baliza! Foi em transicao ofensiva que a formação orientada por Tiago Sequeira voltou a criar perigo, com Rodrigo Ruxa a progredir pelo corredor esquerdo e já dentro de área em excelente posição de remate acabou por atirar por cima! Já perto do intervalo surgiu o golo inaugural com o Iraque a abrir o marcador: Benjamim Freitas a ganhar o duelo ao defesa após uma bola longa e conduziu isolado em direção a baliza, não vacilando na cara do golo e colocando o esférico rasteiro junto ao poste esquerdo! 0-1! O Jupiter atravessava uma fase de maior desconcentração no jogo e pagou caro por isso, sofrendo o 0-2 cerca de dois minutos depois: excelente tabela entre Tomás Anselmo e Diogo Branco com o primeiro a cruzar posteriormente para o avançado que finalizou de primeira com Pignatelli ainda a tocar na bola, mas a não conseguir evitar o segundo dos iraquianos! Sem mais ocasiões de grande perigo o jogo seguiu para intervalo com o Iraque a levar uma vantagem de dois golos para o descanso.
Na segunda parte o Jupiter entrou com outra intensidade e rapidamente conseguiu reduzir o marcador, numa das primeiras jogadas do segundo tempo: remate de fora de área de Rodrigo Conceição com Tiago Espada a fazer uma defesa incompleta e na recarga Guilherme Caetano rematou colocado junto ao poste esquerdo, reduzindo para 1-2! Os galáticos estavam claramente por cima nesta fase do jogo e voltaram a ter duas boas ocasiões consecutivas para igualar o marcador, porém ambas sem sucesso: primeiro após um belíssimo passe entre linhas de Ruxa, Caetano recebeu já dentro de área e rapidamente rematou, porém Tiago Espada foi rápido a reagir e negou o golo ao avançado; logo de seguida Martim Reis tentou a sua sorte com um remate de longa distância, mas mais uma vez o guardião Tiago Espada levou a melhor com uma defesa segura. O tempo ia passando e claramente só dava Jupiter na segunda parte com novo contra-ataque perigosíssimo com Ruxa a isolar Caetano, mas foi novamente Tiago Espada a brilhar com mais uma grande mancha! Já perto do apito final o Jupiter teve um livre direto em zona perigosa a favor, porém Ricardo Mil-Homens atirou rasteiro ao lado e pouco depois o árbitro deu o jogo por terminado com o Iraque a levar os três pontos para casa, fixando-se no segundo lugar da tabela classificativa, enquanto que o Jupiter continua na zona vermelha, ocupando o oitavo lugar de momento!
por Miguel Sousa
por Redação Allstars