Jogo

Champions, 2023-07-04 às 21:00 @ CIF

Nota do árbitro: 3

3 - 3

1 - 3 após gp

300201

MVP: Manuel Sampaio

AZ Alto-Mar vs Ex Administração

Ex segue em frente na Champions!

Nos oitavos de final da prova milionária o Ex on the Pitch recebeu o AZ Alto Mar e carimbou a passagem à próxima fase após levar a melhor nas grandes penalidades. Durante o tempo regulamentar a turma caseira esteve em vantagem grande parte do tempo, porém dois golos tardios levaram o encontro para a marca dos 11 metros, onde acabaram por ser os encarnados a sorrir!

Início de jogo passivo por parte de ambas as formações, habitual em jogos de mata-mata. Após os primeiros minutos de adaptação as ocasiões de perigo começaram a aparecer, sendo o AZ quem deixou o primeiro aviso num lance individual de Gil pela esquerda que obrigou o keeper Tomás (estrangeiro) a fazer uma boa mancha. Do outro lado o Ex mostrou ser mais eficaz e balançou as redes na sua primeira ocasião: Henrique Loureiro entregou em João Canadas encostado ao flanco direito; após temporizar o médio assistiu Manuel Sampaio que, recebeu já dentro de área, rodou sobre o adversário e rematou tenso com o esférico ainda a sofrer um desvio! 1-0 e estava feito o primeiro da noite!  A resposta holandesa foi fabulosa, conseguindo a igualdade no marcador nem dois minutos depois: bola longa de Tomás Palha a lançar Teles na profundidade pela direita; com o esférico a meia altura disparou tenso para defesa incompleta com Bernardo Castro Botas a encostar na recarga ao segundo poste! 1-1 e estava tudo igual no CIF! Seguiu-se mais uma chance para cada lado, ambas sem sucesso: primeiro foi Manuel Sampaio a rematar de longa distância com o esférico a sair muito por cima; de seguida foi Gil a rematar à entrada da área tenso com o esférico a acertar na malha lateral. O encontro estava bastante disputado, mas foi novamente o Ex a ficar em vantagem, num lance de génio de João Canadas: recebeu a redondinha ainda no meio-campo; viu o keeper ligeiramente adiantado e aplicou-lhe um chapéu perfeito que só parou no fundo das redes! Antes do intervalo a turma visitante ainda teve dupla ocasião para chegar à igualdade em remates de Afonso Saraiva e Teles, porém faltava alguma eficácia e o jogo segiu para o descanso com o Ex a liderar pela margem mínima

No segundo tempo a turma caseira foi gerindo o resultado e acabou por faturar novamente com Manuel Sampaio a bisar no encontro: belo desenho ofensivo do Ex em contra-ataque com o médio a receber em boa posição e a finalizar da melhor maneira, fazendo o 3-1 no encontro! Pouco depois do terceiro tento dos caseiros eis que o AZ reduz para 3-2 numa grande penalidade convertida por Tomás de Carvalho Fonseca que resultou também na expulsão de um membro do Ex, deixando a turma da Divisão Allstars em inferioridade numérica durante grande parte do segundo tempo. O AZ foi naturalmente para cima do adversário e foi ganhando mais confiança minuto após minuto, tendo duas boas chances para chegar à igualdade em remates de Gil e Botas, respetivamente. Após muita insistência por parte dos holandeses eis que os mesmos conseguiram nova grande penalidade a favor após Gil ser travado em falta na grande área. Chamado à conversão pela segunda vez no encontro Fonseca não vacilou e atirou a contar, fazendo o 3-3! Sem mais chances até ao final do tempo regulamentar o jogo seguiu para grandes penalidades!

Foi o Ex quem abriu as hostilidades com Gonçalo Ramos a atirar tenso e a fazer o 1-0! Do lado do AZ foi novamente Fonseca a assumir…e voltou a marcar! 1-1! Seguiu-se Vasco Pereira na marca dos 11 metros…e marcou! 2-1! Do lado dos visitantes Teles assumiu a marcação do segundo penalti e acabou por atirar por cima! Para fechar as contas Henrique Loureiro não tremeu e atirou a contar, fazendo o 3-1 final para o Ex nas grandes penalidades!


Crónica por Miguel Sousa

por Henrique Zilhão