Jogo

Taça Challenge, 2024-05-29 às 21:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 4

Pauleta Saint-Germain vs Países Baços

Gira o disco e toca o mesmo: Pauleta Saint-Germain bate Países Baços pela 3ª vez esta época e sagra-se campeão da Taça Challenge!

A final da Taça Challenge opôs Pauleta Saint-Germain aos Países Baços, num confronto que prometia intensidade e emoção. As duas equipas já se tinham defrontado duas vezes esta época na Liga D2, com os Pauleta a saírem vitoriosos em ambas as ocasiões, mas os Países Baços estavam determinados a mudar a história nesta final.

 O jogo começou com muita intensidade e equilíbrio, sem que nenhuma equipa conseguisse dominar e impor-se na partida. A 1ª oportunidade de perigo caiu para os Pauleta através de uma bola parada defendida a dois tempos pelo guardião dos neerlandeses, João Alves. Nesta altura do encontro os Pauleta estavam a começar a tornar-se na melhor equipa em campo e ficaram perto do golo quando Miguel San Payo apareceu isolado após uma bola alta, mas uma rápida saída do guarda-redes evitou o chapéu e cedeu apenas um canto. O primeiro golo do encontro surgiu de um passe falhado na zona interior do terreno dos Países Baços, aproveitado por José Ferreira para colocar Pauleta na frente com um belo remate ao canto inferior esquerdo. 1-0 Pauleta! Logo de seguida, os Países Baços tentaram responder com Diogo Amaro, que tentou a sua sorte com um remate à entrada da área, mas a bola passou por cima. Rodrigo Ferreira, conhecido como “Kaka”, esteve ativo com um remate vindo da direita que foi bem defendido por Gonçalo Rodrigues. “Kaka” ainda teve outra oportunidade minutos depois, mas o remate saiu ao lado. Pouco antes do intervalo, novamente “Kaka”, que estava em todo o lado nesta fase do jogo, recuperou a bola numa zona muito próxima da baliza e assistiu Bernardo Fortes, que não vacilou na cara do guarda-redes e de bico atirou a bola para o fundo das redes, empatando o jogo em 1-1! Estava lançada a festa nas bancadas entre os inúmeros adeptos dos Países Baços que se tinham deslocado para assistir à final! A turma neerlandesa estava de volta à discussão mesmo em cima do descanso!

A segunda metade começou com Miguel San Payo a isolar-se pela esquerda, mas o remate saiu desenquadrado. Os Países Baços responderam pela direita através de Ricardo Gomes que rematou com muita potência e próximo do alvo, mas sem sucesso. Os Pauleta voltaram à liderança com um golaço de livre de José Ferreira, que arriscou de muito longe e bateu o guarda-redes. Que momento no São Miguel! Logo de seguida, Bernardo conseguiu encontrar Francisco Rodrigues à sua esquerda e já dentro de área e o médio tentou voltar a nivelar o marcador com um remate colocado ao poste mais distante, mas o guarda-redes adversário fez uma grande defesa. Pouco depois, no outro lado do campo, Francisco Rodrigues atingiu um adversário dentro da área, resultando em penalti para os Pauleta! Pedro Silva foi chamado à marca e converteu com sucesso, fazendo o 3-1! A turma parisiense estava com uma mão na Taça Challenge! Os Países Baços quase responderam com um golaço de livre de Leonardo Oliveira, mas Gonçalo Rodrigues continuo a sua exibição exemplar e impediu o golo com uma excelente defesa. Alguns minutos depois, já com o relógio em contagem decrescente para o fim, até os defensores dos Países Baços se juntaram ao processo ofensivo e apareceram em zonas de finalização numa tentativa de recuperar um golo que relançasse o encontro. Num destes lances Lucas Almeida rematou bem, mas o Gonçalo Rodrigues foi ao chão e defendeu com segurança. Num contra-ataque, José Ferreira assistiu António Andrade, que sozinho frente ao guardião dos Países Baços não perdoou, matando o jogo. Estava feito o 4-1 para os Pauleta que em minutos se tornariam campeões! Poucos minutos depois José Ferreira apareceu dentro de área dos Países Baços e conseguiu mesmo servir Francisco Teves que se encontrava numa melhor posição para atirar à baliza de João Alves, mas o remate saiu por cima. Os Países Baços não desistiam e Bernardo voltou a rematar, mas o keeper fez mais uma boa defesa. No final, José Ferreira quase chegou ao hat-trick com um remate em arco que foi direitinho ao poste, encerrando o encontro com a vitória dos Pauleta!

Os Pauleta confirmaram a sua superioridade ao vencer os Países Baços pela terceira vez esta época, desta vez na final da Taça Challenge, com uma vitória contundente. Foi uma exibição de classe e eficácia, coroando uma época de sucesso com a conquista de mais um troféu! Os Países Baços lutaram até ao fim, mas não conseguiram travar a superioridade de Pauleta, que com esta vitória solidificou ainda mais a sua hegemonia nesta temporada!

 

 

por Carlos Macedo