Jogo

Divisão Allstars, 2024-05-20 às 23:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 4

Jupiter FC vs SC Baga

Baga surpreende e ainda pode escapar ao playout!

O Jupiter já sabia que não se podia sagrar campeão depois do resultado registado pelo Famaligato, no entanto disputava ainda um inédito lugar no pódio no escalão máximo do torneio. Do outro lado, tínhamos uma turma do Baga focada na manutenção, sendo que qualquer resultado que não a vitória, colocava a turma liderada por Afonso Castro no playout de manutenção.

Desde cedo se notava que era o Jupiter FC quem pretendia pautar os tempos de jogo, mas o primeiro aviso foi dos forasteiros num remate sem pedir licença de Afonso Pinho, que deixou Rodrigo Coelho em sentido ao segurar a dois tempos. A turma treinada por Tiago Sequeira continuava com mais bola, mas só passados alguns minutos é que conseguiu chegar ao último terço com critério, aquando de uma incursão de Rodrigo Remondes, que descaído para a esquerda conseguiu um remate cruzado, mas Luís Pereira estava atento e foi ao tapete afastar o perigo. O Baga continuava a não fazer qualquer tipo de cerimónia no momento de atirar à meia distância e seria a vez de Jorge Sequeira tentar a sua sorte de ângulo bastante apertado, com Rodas a segurar novamente a dois tempos. Ao terceiro aviso, o Jupiter já não passou impune e foi João Carretas a mostrar toda a sua qualidade ao combinar na perfeição com Pinho, tirar um adversário da frente com grande classe e finalizar com grande frieza de pé esquerdo! Balde de água fria para a turma da casa, com o 0-1 a surgir. O Baga não ficou por aqui e de rajada chegaria ao 0-2, num momento de grande inspiração de Pedro Romão: o virtuoso ala pegou no esférico do meio da rua e fez um fantástico remate, que acabou por entrar do lado esquerdo, sem qualquer hipótese de intervenção para o keeper! Golaço que dava maior conforto ao Baga na partida! Do outro lado quase surgiu a resposta que o Jupiter precisava para renascer na partida, com João Nunes a dar um “murro na mesa” e a atirar fortíssimo à entrada da área para estirada bastante complicada de Luís para canto. Pouco depois, Remondes já não perdoou, quando foi descoberto no coração da área na sequência de um cruzamento vindo da direita e desviou de primeira para reduzir para 1-2! Estava relançada a partida. O Jupiter manteve o pé no acelerador e quase chegou ao empate por duas ocasiões na mesma jogada: José Sá surgiu pela direita, fez um passe atrasado para a zona predileta de Martim Carvalho, que atirou de primeira para defesa de Luís e, num segundo momento, Rodrigo Ruxa também tentou a recarga de fora da área, mas Luís voltou a segurar a vantagem para a sua equipa! No melhor momento do Jupiter na partida, e com o primeiro tempo a terminar, eis que a turma da casa sofreu um duro revés: reposição rápida de Romão para Pedro Viana, trabalho fantástico do dianteiro a rodar e a aguentar a pressão do opositor e depois soltou em Pinho, que atirou de primeira para o fundo das redes!

O Jupiter tinha uma tarefa complicada para o segundo tempo e sabia que os primeiros minutos do mesmo seriam fundamentais para colocar alguma pressão sobre o Baga, mas a turma de encarnado estava bem organizada e ia fechando bem o caminho para a sua baliza. O primeiro aviso só surgiu passados alguns minutos, com Remondes a receber dentro da área, a puxar para o pé esquerdo e a rematar forte, mas por cima da baliza. Em seguida, uma mudança tática dos Galácticos permitiu que as oportunidades começassem a surgir novamente, a começar com um bom passe de Ricardo Miguel a descobrir Guilherme Caetano, que atirou à baliza, mas Luís voltou a fazer das suas e impediu o golo. Em seguida valeu a agressividade de Nunes no miolo, que recuperou o esférico, soltou à esquerda em Caetano e este progrediu até à área, mas voltou a ver Luís negar-lhe o golo! Pouco depois os papéis inverteram-se, com Caetano a assistir Nunes na sequência de um canto, em que a bola caiu na pequena área, mas o desvio do central sobrevoou a baliza. O Baga continuava a passar pelos pingos da chuva e passou por um enorme calafrio quando Ricardo Miguel descobriu a rotura de Caetano pela direita e o avançado colocou na pequena área em Afonso Maya Seco, que tinha tudo para reduzir, mas acertou em cheio na trave! No meio de tantas oportunidades desperdiçadas, o Baga quase acabou por completo com a partida quando Duarte Freitas do Amaral recuperou à esquerda, colocou na área em Afonso Castro e o capitão dominou com o peito e tentou fuzilar as redes, mas Rodas ofereceu o corpo ao manifesto e impediu o golo. Com o apito final a aproximar-se a largos passos, o Jupiter ainda conseguiu reduzir nos instantes finais da partida na sequência de um canto curto: Martim recebeu na área e conduziu antes de rematar enrolado, permitindo a defesa a Luís, mas Ricardo Miguel estava lá para a recarga! O golo da esperança acabou por aparecer tarde demais e o resultado não sofreu mais alterações, com o Baga a confirmar uma vitória importantíssima para as aspirações de se manter na Divisão Allstars!

 

 

 

por Redação Allstars