Jogo

Taça Challenge, 2023-09-05 às 22:00 @ CIF

Nota do árbitro: 5

0 - 1

000100

MVP: Afonso Mota

Panatinites vs Aston Billa

Vitória importante dos ingleses que catapulta os de Birmingham para o 1º lugar do grupo

No regresso da competição, um golo solitário de Afonso Mota perto do final levou o Aston Billa para a primeira posição do grupo B da Taça Challenge, mesmo que à condição, e empurrou os gregos para o último lugar do grupo.

Tivemos perante um jogo bastante morno nos primeiro 15 minutos da partida, com as equipas a acusarem o regresso do Verão e a dividirem bastante o jogo a meio-campo. A passos, ambas as equipas foram tendo certas oportunidades mas sem grande ímpeto para as balizas adversárias: foi o MVP Afonso Mota quem, pela esquerda, fletiu para dentro e atirou perto do poste esquerdo da baliza de Francisco Polónia, mas com o guardião grego a conseguir controlar bem o lance.
Pouco depois, foi Rafael Lucas quem, num lance em tudo idêntico, tentou desviar do guarda-redes inglês mas este a controlar bem o lance e a ver a bola sair para fora. Afonso Mota, a acabar a primeira parte, teria a derradeira oportunidade dos primeiros 25 minutos, com o remate do camisola 20 a sair à figura de Polónia. Empate a 0 que se justificava ao intervalo, perante a fraca produção ofensiva de ambas as equipas.

A toada morna acabou por se manter no início da segunda parte, com Lanita e Mota a combinarem no lado esquerdo e este último a permitir mais uma bela intervenção de Francisco Polónia: belo duelo que travavam estes dois adversários. A grande oportunidade do Panatinites surgiria a meio da segunda parte, com João Cortes a atirar forte numa dupla tentativa e o guarda-redes Estrangeiro a fazer uma belíssima defesa, com a bola a sair a rasar a trave! Grande chance para os gregos inaugurarem o marcador.
Quem não marca sofre, e acabou por ser mesmo assim: últimos 5 minutos do encontro e, com os Panatinites balanceados no ataque, é Ricardo Lanita quem recupera a bola a meio-campo e vê a desmarcação de Mota que, em dois toques, se isola para travar mais um duelo com Polónia e desta vez a atirar rasteiro para o fundo das redes adversárias! 0-1 para os ingleses e poucos segundos restavam para jogar.
Antes do final é Lanita quem, numa bela jogada individual, ainda se isola perante Polónia mas acaba por atirar a rasar o poste direito. Apito final no CIF e vitória suada dos ingleses, num jogo nem sempre bem disputado mas com um resultado justo.

por Guilherme Catarino