Grão a grão…
Continuam a fazer-se as contas nas várias competições à medida que nos vamos aproximando do fim da primeira volta. Algumas das competições contam já com líderes claros, que já não podem fugir à realidade de que são considerados candidatos ao título, enquanto noutras competições, a ocupação do primeiro posto ainda é bastante volátil, tendo vindo a sofrer várias alterações.
A Divisão Allstars arrancou com um jogo impróprio para cardíacos entre Metz Lá Dentro e Famaligato, com sucessivas reviravoltas no marcador e com direito a um golo ao cair do pano que fez com que o jogo terminasse em 5-5 e na partilha de pontos entre os detentores da competição e a turma grená. Seguiram-se Jupiter FC e Futah Beach Towels, duas formações com claras pretensões de escalar na tabela, mas uma vez mais, o jogo não foi além do empate por 2-2. Os forasteiros podiam ter somado os três pontos, não fosse a grande penalidade defendida por António Pignatelli no último lance do jogo. Foi, de facto, uma semana recheada de golos neste escalão e nenhuma das outras equipas que foi a jogo quis ficar atrás, com dois 4-3 a verificarem-se, o primeiro a favor dos Fenerbaços SC, que visitaram os Unita Iraque e o segundo vencido pelos Invictus, diante dos Heinakeres. Turcos e nortenhos fecham o pódio da competição com estas vitórias.
Futah e Metz Lá Dentro defrontaram-se por forma a cumprir jornada dupla e com um golo na reta final da partida, para a fechar em 1-0, a vitória sorriu à turma da casa, que ultrapassou os franceses e ascendeu ao 6º posto. Logo a seguir, o P’Mouth teve um teste de fogo diante dos Fenerbaços e garantiu que aumentava para 9 (!) a diferença de pontos para os turcos. Parece não haver quem consiga parar os ingleses…
Na Liga A, um extremamente desfalcado Tottenham Hotspam deixou o seu lugar no pódio escapar. Num embate inglês, os londrinos acabaram por sair derrotados diante do Moleicester City FC, que por sinal consegue a sua primeira vitória da presente época no campeonato! Os Liverpinos deram continuidade ao seu excelente momento de forma diante do Fassuogolo, ao conseguirem uma vitória sofrida por 2-1. O Aston Billa vinha de duas goleadas sofridas e não havia melhor forma de responder, senão com uma goleada diante do Banco Invest Team… 7-2 foi o resultado registado numa autêntica prova do arsenal que os ‘billains’ têm na sua posse. O capitão Guilherme Jardim deu o exemplo com um póquer e é, neste momento, líder dos melhores marcadores da competição. Por fim, embate pelo topo da tabela, que o Frankfruta FC conseguiu virar a seu favor. Os alemães começaram a perder diante dos Members Club, mas acabaram a vencer por 2-1 graças a um bis decisivo de Manuel L. Gonçalves, voltando a ser líderes isolados!
A jornada 7 foi encerrada com jogo entre ATP United e Jardim do Éder, duas equipas muito aguerridas que sabiam para o que iam. São várias as parecenças estas duas equipas, desde as ideias de jogo à cor com que gostam de equipar, mas o resultado revelou uma enorme discrepância, com os tenistas a golearem por 4-0!
Foi uma semana repleta de jogos na Liga B1, com seis encontros a serem disputados. O Parecetamol começou a semana com uma vitória fulcral diante do Standard de Liedson por 4-1, que lhe permitiu fugir ao fundo da tabela. O jogo entre GMD FC e Pitas de Guadalajara foi um autêntico thriller que acabou por sorrir à turma da casa. O capitão, Francisco Vintém, foi fulcral na manobra ofensiva da sua equipa e apontou quatro tentos decisivos para a vitória! O M’Wall conseguiu a sua segunda vitória consecutiva diante dos Panatinites após uma vitória complicada por 2-3. O Smoke City entrou em campo diante do Pauleta Saint-Germain com o grande objetivo de colocar pressão sobre os insulares, líderes da competição. É certo que tiveram de correr muito para o conseguir, mas um 3-2 final foi suficiente para darem ainda mais força à sua candidatura ao título. Duas formações ainda voltaram a jogar e a vencer em jornada dupla: Standard de Liedson e Pitas de Guadalajara. Os belgas derrotaram o M’Wall (que também ia a jogo pela segunda vez) por 4-3, com um herói improvável a bisar: João Furtado Mendonça. Os mexicanos defrontaram o Bro Tá Fogo e venceram por 1-2, conseguindo três pontos fulcrais para não serem o ‘lanterna vermelha’ da competição.
Os Panathimankos ainda não tinham ido a jogo desde a pausa de Verão, pelo que podiam estar com menos rotinas do que os GMD FC (era já a quinta vez em que iam a jogo). Esta discrepância de partidas disputadas em nada se notou, muito pelo contrário, com os gregos a voltarem em grande com uma vitória por 0-3!
O Flamentejo venceu o Ripa na Rapaqueca por 2-1 graças a um bis de Daniel Pinto, que colocou os alentejanos no topo da tabela, numa liderança partilhada da Liga B2. Os Pinos Saint-Germain parecem ter encontrado a sua fórmula de sucesso e conseguiram a sua segunda vitória consecutiva diante dos Flamingos, por 0-2! Os franceses já se encontram na primeira metade da tabela com este resultado. Um Bate NA extremamente desfalcado, acabou por não conseguir imprimir a sua melhor versão diante do Wolveraction e acabou goleado numa partida repleta de golos: 3-6 foi o resultado! De salientar que os lobos ascendem ao pódio, ainda que à condição.
Aos poucos, o Al-Kassr parece voltar a entrar nos eixos e após uma vitória segura na semana anterior, conseguiram travar o líder Flamentejo com um empate a zero. Os Viola FC, por sua vez, conseguiram uma vitória sofrida, mas muito importante diante dos Flamingos. As duas equipas partilhavam o último posto e, ao vencerem por 3-4, os italianos conseguiram fugir ao seu opositor e ascender ao 8º posto, aproximando-se também dos lugares de segurança.
A jornada 7 da Liga C1 arrancou com empate a duas bolas entre Bora Bora e Sagrada Família. Nenhuma das formações se conseguiu superiorizar e esta partilha de pontos mantém os dois conjuntos ligeiramente acima da zona de despromoção. O Chicago Water visitou o Arsenalcol e acabou derrotado por 2-5. Os ingleses parecem estar a voltar a encontrar o seu melhor futebol e acabaram por ser claramente superiores aos americanos, que continuam sem pontuar. Depois do deslize na jornada anterior, os Países Baços tiveram de sofrer, mas voltaram às vitórias diante do Al Nassiuu. 2-1 foi o resultado a favor dos neerlandeses, que se afastam daqueles que podem ser a maior ameaça à sua liderança. O U.C. Sempudor não quis ficar atrás e manteve-se na rota do primeiro posto ao conseguir uma vitória extremamente complicada diante do Rapid V., que nem com um hat-trick de Frederico Ferreira conseguiu evitar a derrota. O ChesterNited atropelou por completo a AAA CSJB por 7-2 e fecha o pódio da C1. A dupla Bartolomeu Costa Cabral – Gabriel Ferreira continua a fazer estragos no último terço.
Chicago Water e Sempudor foram a jogo uma segunda vez na mesma semana, com os italianos a manterem o seu belo momento de forma na C1 ao golearem o último classificado por 5-1! Já só estão a três pontos da liderança!
Os Epataska regressaram às vitórias, diante de um Dynamo Boiev que tem oferecido enorme resistência aos seus opositores, mas atravessa uma seca de vitórias. Os tasqueiros voltam ao pódio depois do 0-1 alcançado. Os Temos 7 regressaram da pausa de Verão em bom plano e depois de roubarem pontos a dois adversários teoricamente superiores, conseguiram premiar este momento com uma vitória por 2-1 diante do Anderleste. Mais do mesmo por parte dos Fiambres do Oeste, que somaram a sua sexta vitória em outros tantos jogos na Liga C2. Desta feita a vítima foram os Míticos Doutromundo, que acabaram por sair derrotados por 2-4, com João Almeida novamente em grande plano ao apontar um bis. Por fim, Celta de Bica e Grimo lutavam pelo fecho da jornada no segundo posto e, para isso, os amarelos precisavam de vencer. O capitão dos espanhóis, Francisco Martins, deu o exemplo com um bis e garantiu que a sua equipa se mantinha no segundo posto e apenas a três pontos do líder!
Os Epataska foram a jogo com a intenção de colocar pressão sobre o segundo classificado, mas acabaram goleados por 1-4… Os AKA 2735 revelaram, muito provavelmente, a sua melhor versão desde o arranque da época e acabaram por sair vitoriosos, alcançando também a primeira metade da tabela.
A Liga C3 arrancou com jogo grande, entre Antwherpes e Grupo Pet24. Os veterinários eram líderes isolados, mas em caso de vitória dos caseiros, o confronto direto premiá-los-ia com o primeiro posto. Isso esteve longe de acontecer, com a jovem equipa a mostrar, mais uma vez, a disparidade que existe entre os próprios e a maioria dos restantes concorrentes. A vitória por 0-5 não podia ter sido mais clara e voltou a ter o mesmo arquiteto do costume, Francisco André, que apontou um hat-trick. Também New Team e Estrasborga foram a jogo e os franceses conseguiram uma vitória sofrida por 1-2, que lhes permite uma aproximação ao pódio.
ISCTTS e AC Milha foram a jogo separados por apenas 2 pontos, mas os insulares acabaram por fazer uma fantástica exibição, levando os universitários de vencidos por 0-4! Apesar dos poucos jogos disputados nesta competição na semana que passou, deu para a New Team ir a jogo uma segunda vez, mas voltou a não ter sorte… esbarrou nuns focadíssimos Ex Administração, que tinham os olhos colocados no 2º lugar e conseguiram alcançá-lo ao vencer de forma segura por 2-0.
O Pavão surpreendeu o Vasco da Mamã, revelando-se extremamente organizado, o que lhe valeu uma vitória importante por 1-0, que permite uma aproximação à primeira metade da tabela, ainda que se situem no 8º posto. O Realh Valladowyd colocou um travão ao seu momento mais tremido de forma e levou os Bodis de vencidos por 2-1. A ESC Online goleou e ultrapassou os AFC após uma vitória categórica por 1-4. O Halal FC também não escorregou e mantém-se colado ao seu rival no topo da tabela, graças a uma vitória por 0-4 diante dos Last Links, com direito a hat-trick de Henrique Gomes Pereira, que está na corrida ao prémio de melhor marcador da Liga D1. As últimas equipas a ir jogo foram Imbicta e Al Kebab, com um início de sonho dos nortenhos na partida, mas com direito a reviravolta impressionante dos sauditas, que culminou no 2-3 final! Que forma de conseguirem a sua primeira vitória no campeonato!
Na Liga D2, nenhuma das duas formações entre ADC Reformados e Laranja Mecânica quis arriscar em demasia e acabaram a dividir pontos após empatarem por 1-1. A turma da casa mantém-se na primeira metade da tabela e é a formação com mais empates do campeonato, demonstrando mais uma vez ser um adversário difícil de bater. O Atouca visitou o Gil Bidente e deu continuidade ao seu bom momento de forma com uma mão cheia de golos aplicadas aos gilistas, que veem assim a sua série de vitórias ser interrompida. Esta vitória por 5-0, em que André Alvega se destacou com um hat-trick, coloca os amarelos no pódio, ainda que à condição.
O Atouca foi uma segunda vez a jogo e parece já não haver dúvidas que esta equipa tem potencial para atingir patamares mais altos. Tiveram um arranque que deslumbrou, estagnaram e parecem ter voltado em grande aos relvados; 0-3 foi o resultado frente ao Rosenborga. Passados largos meses em que ansiavam a ascensão ao primeiro posto (devido aos jogos que tinham em atraso), os Lendas FC conseguiram finalmente fazê-lo com uma vitória confortável por 1-4 diante do Falência. Os ‘Icons’ são agora líderes isolados por um ponto. Os LxLocals ficaram com inveja dos ‘reis do empate’ e não quiseram ficar atrás, chegando também à marca dos três empates na visita ao LX Galaxy, que conquistou o seu primeiro ponto desde a pausa de Verão. 0-0 foi o resultado registado.
O Sóshow continua sem perder para o campeonato desde o seu regresso da pausa de Verão. Desta feita tinham teste de fogo diante de uma equipa situada no pódio da Liga D3 e conseguiram um empate por 2-2 diante dos italianos do Napólen, que até ascenderam ao 2º lugar, mas com jogos de avanço para os seus concorrentes. O Vasco da Grama foi a casa do AFC Bodycount e conseguiu regressar às vitórias e à primeira metade da tabela. 1-2 foi o resultado a favor dos cariocas, que tiveram de dar o litro para levar os ingleses de vencidos. Por fim, os Carapaus do Lis resolveram o jogo diante dos AS Máticos a seu favor já no segundo tempo, com dois tentos sem resposta. Este 2-0 fixa a formação da casa no 4º lugar da D3.
Foi uma semana em grande para o Vasco da Grama, que ainda conseguiu uma segunda vitória frente aos Feye. Os cariocas golearam por 4-1 e estão (provisoriamente) de regresso ao pódio da D3! O jogo mais esperado da semana nesta competição era entre CAD ELAS e GIMD Abebados, sendo que os caseiros conseguiram um empate a zero que, a longo prazo, pode ter sido bastante importante, tendo em conta que só dependem de si próprios para ascender à liderança.
Ainda a contar para a jornada 2 do grupo F da Taça, o SC Baga e o Tom Dela defrontaram-se e a turma da Divisão Allstars atropelou por completo o seu opositor, num jogo perfeito em que apontaram 7 golos sem resposta, com direito a hat-trick de Afonso Castro pelo meio, e com a confirmação de que fecham o seu grupo como líderes.
Foi semana de deixar a jornada 2 da Taça praticamente fechada e ainda houve mais três encontros a serem disputados na segunda metade da mesma. Os Liverpinos foram surpreendidos no grupo I ao defrontar o Inter Limão, que contou com uma noite inspiradíssima de Pedro Soares, que apontou um hat-trick! Os italianos garantiram assim o primeiro lugar do grupo I. Ainda no mesmo grupo houve nova surpresa: sempre que Frederico Ferreira vai a jogo, parece ser sinónimo de golos e o Rapid V. contou com o bis deste craque para vencer o Ripa na Rapaqueca por 3-1, deixando a disputa do segundo lugar do grupo para a derradeira jornada da fase de grupos.
No grupo M, os Pinos Saint-Germain carimbaram a passagem às eliminatórias com uma vitória em estilo diante da Sagrada Família (0-3).
Num jogo entre duas formações da D1, o Halal FC conseguiu uma vitória sofrida, mas extremamente importante diante do Vasco da Mamã. O 3-2 registado coloca-os no segundo lugar do grupo I da Taça Challenge à entrada para a derradeira jornada da fase de grupos.
por Redação Allstars