Allstars on Facebook

Jogo

Primeira Fase, 2023-11-28 às 22:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 3

Morais Leitão vs PLMJ

Morais Leitão ascende ao segundo posto!

Morais Leitão e PLMJ entravam em campo separadas por apenas um ponto. Esperava-se uma partida bastante disputada entre as duas formações, que procuravam encurtar a distância para a primeira classificada, CMS.

A turma da casa entrou com mais perigo na partida, com João Fitas a mostrar-se envolvido no processo ofensivo, primeiro num livre direto que saiu prensado num adversário e acabou numa defesa a dois tempos de David Deus e pouco depois Gonçalo Castela conduziu e tabelou com João Fitas, acabando por rematar já em desequilíbrio ao lado do alvo. O nulo seria mesmo desfeito após novo livre direto ser assinalado. Desta feita, numa posição mais lateral, o capitão Eduardo Nunes Pereira partiu para a bola e fez um belo remate de pé esquerdo, que só terminou no fundo das redes! Com o que este pé esquerdo faz, atualmente só os mais distraídos ficam surpreendidos! A única resposta da PLMJ até então sairia dos pés de João Piçarra, que atirou forte mas por cima. Do outro lado foi a Morais Leitão a ficar perto de dilatar, com um canto a ser cobrado por João Fitas e a ir diretamente à baliza, obrigando David Deus a aplicar-se, sendo que José Miguel Rabaça ainda surgiu para a recarga, mas contra um adversário que impediu o segundo da Morais Leitão. Os avisos não ficariam por aqui e David Deus voltaria a ter trabalho, desta feita na sequência de um lance que começou em Luís Possolo e este soltou ao meio em Eduardo Nunes Pereira, que rapidamente descobriu Rosário Kalenga à direita e este atirou rasteiro para defesa complicada do keeper. A fase perdulária da Morais Leitão acabou por ter consequências, com a PLMJ a conseguir um empate inesperado, tendo em conta aquilo que se vinha a verificar no primeiro tempo: Tomé Baptista Cardoso sofreu falta à entrada da área e assumiu a cobrança da bola parada, aplicando muita força num remate de pé direito, que ainda sofreu um desvio e bateu no poste antes de entrar! Estava restabelecida a igualdade! Rosário Kalenga teve nova oportunidade de devolver a vantagem à Morais Leitão, mas o remate em excelente posição terminou numa defesa a dois tempos de David Deus. O jogo ia ficando cada vez mais partido e a entrada de Gonçalo Marques de Almeida em campo veio agitá-lo ainda mais, com o criativo a antecipar-se a um adversário e a conduzir até à área contrária antes de rematar junto ao primeiro poste, mas para intervenção atenta de Miguel Canto e Castro. O intervalo chegaria mesmo com empate a uma bola.

A Morais Leitão entrou decidida em regressar à vantagem no segundo tempo e após bom trabalho de Tomás Jonet a segurar a bola à direita, João Fitas arrancou pelo corredor direito, tentou um cruzamento tenso, mas acertou em cheio no poste! Calafrio para a PLMJ. Depois deste primeiro aviso, surgiria mesmo o 2-1: foi o defesa Luís Possolo quem deu início à jogada ao penetrar o meio-campo contrário e tabelou na perfeição com João Serra Baptista, sendo que o lance terminou com um remate certeiro de pé esquerdo a meia altura! Os minutos seguintes demonstravam um segundo tempo com pouca história, em que a PLMJ estava algo presa no último terço e a Morais Leitão geria com sucesso a sua vantagem. O maior medo da formação liderada por Eduardo Nunes Pereira era sofrer um golo inesperado que voltasse a arruinar as suas pretensões, tal como se havia passado no primeiro tempo. No entanto, a tranquilidade viria mais tarde, com João Fitas a fazer um belo passe entrelinhas a descobrir Bartolomeu Costa Cabral, que bateu o adversário em velocidade e depois fintou também o guarda-redes ao pentear a bola, atirando para o fundo da baliza escancarada! 3-1! O pontapé de saída da PLMJ quase anulou esse golo da tranquilidade, com Gonçalo Marques de Almeida a picar na frente em Henrique Colaço Canário, que amorteceu para um pontapé em volley de Tomé Baptista Cardoso, mas por pouco ao lado! O resultado persistiria até final, pelo que o jogo terminou numa vitória justa da Morais Leitão.

Os comandados de Eduardo Nunes Pereira aproveitam assim esta vitória sobre a PLMJ para a suplantar na tabela classificativa e ascender ao segundo posto, apenas atrás da CMS.

por Henrique Barrosa