Allstars on Facebook

Jogo

Segunda Fase, 2024-01-23 às 22:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 3

1 - 1

100200

MVP: Duarte Nuno Sousa-Pinto

Uría Menéndez/P. Carvalho vs Eversheds Sutherland FCB

Falta de eficácia resulta num empate a uma bola!

Inseridas no grupo B da Segunda Fase da Liga Allstars Advogados, Uría Menéndez/P. Carvalho e Eversheds Sutherland FCB voltavam, teoricamente, a encontrar-se na presente época. Na realidade, na fase anterior estivemos perante uma falta de comparência, com os três pontos a sorrirem à turma liderada por João Herédia da Cunha.

A Uría entrou com mais perigo no jogo, a procurar ter uma postura dominante e a deixar alguns avisos madrugadores. O primeiro foi criado por Tomás Antunes, a atirar de fora da área e a acertar em cheio na trave! Pouco depois, um cruzamento vindo da direita de Tiago Caleça resultou num ténue desvio de Luís Assis Teixeira, que também acertou na trave! A turma da casa continuava a criar desconforto ao seu adversário e foi Diogo Alves de Sousa a ser solicitado no corredor esquerdo e a arranjar espaço para um remate rasteiro, mas João Camilo foi ao tapete afastar o perigo. A Eversheds tentava arranjar tempo para respirar, mas um alívio azarado sobrou para Diogo Alves de Sousa, que tocou de calcanhar para Luís Assis Teixeira, mas o remate do dianteiro à queima-roupa esbarrou em João Camilo! O arranque avassalador, mas perdulário, da Uría quase teve repercussões, com a Eversheds a arranjar espaço para um lance de perigo: boa movimentação de Gonçalo Jardim na frente de ataque e a ser descoberto entrelinhas por João Herédia da Cunha, sendo que o lance terminou com um remate de “bico” por parte do dianteiro, mas ao lado do alvo. Aos poucos a Eversheds parecia começar a arranjar espaço para contra-atacar e voltou a criar perigo, desta feita num fantástico lance individual de Duarte Nuno Sousa-Pinto, que deixou vários adversários para trás ao longo de quase todo o meio-campo ofensivo e num último momento acabou por esbarrar numa saída muito atenta de João Pacheco Ferreira. O jogo parecia ter dado uma cambalhota total e no fim do primeiro tempo era a Eversheds quem criava as oportunidades mais gritantes de golo, a começar com Duarte Nuno Sousa-Pinto a ser descoberto à direita e a cruzar rasteiro para a chegada de Gonçalo Jardim, mas o remate do mesmo esbarrou em João Pacheco Ferreira. Num segundo momento, o camisola 10 da Eversheds voltou a criar perigo e rematou rasteiro, mas o keeper voltou a levar a melhor ao afastar com o pé. Um festival de oportunidades perdidas traduzia-se num nulo ao intervalo.

A Eversheds aproveitou o ímpeto ganho na segunda metade do primeiro tempo e não perdeu tempo, entrando a matar na segunda parte: bola picada por David Alvito nas costas da defensiva contrária, com Duarte Nuno Sousa-Pinto a atacar o espaço e a tocar curto na área em João Nunes, que se antecipou ao adversário com um remate de primeira e inaugurou o marcador! Galvanizada pelo golo apontado, a Eversheds foi imediatamente em busca do segundo num canto estudado, em que a bola foi tocada de forma curta em David Alvito e este atirou forte de pé direito, com o remate a levar selo de golo mas a ser intercetado de cabeça por um opositor. Aos poucos, a Uría começou a reentrar na partida e a instalar-se à entrada da área contrária. Foi de um lançamento longo de Rodrigo Sousa Coutinho, que criaram um calafrio na espinha do adversário, com o camisola 5 a descobrir Diogo Alves de Sousa, que desviou de cabeça ao primeiro poste e bateu o guarda-redes, mas David Alvito surgiu para um corte in extremis, que manteve a Eversheds em vantagem! Em seguida, um ressalto na área da Eversheds sobrou para Tomás Antunes, que atirou forte em volley, mas viu João Camilo negar-lhe o golo. Acabou por ser num lance de paciência que a Uría restabeleceu finalmente a igualdade: bola à esquerda com Diogo Alves de Sousa a soltar para Tiago Caleça, este conduziu quase até à linha de fundo e cruzou para o segundo poste, onde surgiu Rodrigo D’Orey para uma bela finalização de primeira! Tudo podia acontecer nos minutos finais da partida e todo o esforço da Uría ficou perto de ir por água abaixo, mais uma vez fruto da qualidade técnica de Duarte Nuno Sousa-Pinto, a desenvencilhar-se de dois adversários, mas no último momento voltou a esbarrar na saída atenta de João Pacheco Ferreira! No último lance do jogo, a Uría ainda podia ter conseguido a reviravolta na sequência de um canto de Diogo Alves de Sousa a descobrir Tomás Antunes ao primeiro poste, mas o seu cabeceamento passou a centímetros do alvo!

O jogo terminou mesmo empatado, com uma série de oportunidades perdidas e numa partida que podia ter sido um verdadeiro thriller, ninguém se ficou a rir. Este resultado acaba por não ajudar nenhuma das formações a melhorar a sua situação no grupo B da segunda fase.

por Henrique Barrosa