Allstars on Facebook

Jogo

Primeira Fase, 2023-11-28 às 23:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 3

Eversheds Sutherland FCB vs Abreu

Emocionante empate a duas bolas no campo do São Miguel!

Eversheds Sutherland FCB e Abreu entravam em campo em situações distintas na tabela da Primeira Fase da Liga Allstars Advogados. A turma da casa procurava vencer por forma a começar a escalar na tabela, enquanto a Abreu, em caso de vitória, juntar-se-ia à Morais Leitão na perseguição à CMS.

A Eversheds entrou com mais perigo no jogo, com David Alvito a receber à esquerda e a cruzar para a área, onde estava André Fonseca para um pontapé à meia volta, mas que terminou nas mãos do keeper improvisado, Ruben Costa. A resposta da Abreu surgiu pouco depois e deixou um enorme calafrio na espinha da turma da casa: condução de Edward Heal descaído para o lado esquerdo e que terminou num remate cruzado do camisola 8, que esbarrou na parte interior do poste! Que oportunidade! O nulo ficaria novamente perto de ser desfeito após João Antunes Rodrigues ser descoberto à direita, mas o remate com a parte exterior do pé foi parado por João Camilo. Após as oportunidades falhadas pela Abreu, eis que ainda surgiu um erro na saída de bola da turma de branco e que acabou por ser fatal, terminando na condução de André Fonseca, que tocou no coração da área em Duarte Nuno Sousa-Pinto e este só precisou de encostar para o fundo das redes! 1-0 para a Eversheds! Galvanizados com o golo marcado, os homens da Eversheds foram imediatamente em busca do segundo e André Fonseca só não faturou na sequência de um remate rasteiro porque Ruben Costa afastou com o pé. O keeper voltaria a ter trabalho num remate a meia altura de Duarte Nuno Sousa-Pinto, mas estava seguro e impediu o bis do centro campista. Do outro lado, a Abreu conseguiria finalmente dar sinais de vida após o golo sofrido e ficaria pertíssimo de restabelecer a igualdade, após Edward Heal rematar com estrondo contra a barreira na sequência de um livre direto e o esférico sobrar para João Antunes Rodrigues que viu João Camilo negar-lhe novamente o golo. Pouco depois, novo livre assinalado e foi a vez de Martim Cardoso Silva testar o keeper, sendo que o remate forte foi mesmo parado por João Camilo. Terminava o primeiro tempo com vantagem da Eversheds pela margem mínima.

A Abreu procurou imprimir imediatamente um ritmo elevado no segundo tempo e quase chegou ao empate em dois lances diferentes, mas que terminaram da mesma forma: primeiro por João Antunes Rodrigues e depois Diogo Pimenta, ambos com remates junto ao primeiro poste, que sofreram um ténue desvio de João Camilo, mas que foi suficiente para desviar a bola na direção do poste! A turma forasteira só se tinha a culpar a si mesma por ainda estar a perder o jogo, até que Martim Cardoso Silva decidiu dar um “murro na mesa”: tudo começou numa antecipação de Francisco Abreu em zona defensiva e a conduzir, conseguindo soltar já em esforço no camisola 12, que conseguiu finalmente bater o guardião adversário! 1-1! A reviravolta ficaria perto de acontecer num ápice, com Ruben Costa já como jogador de campo a soltar à esquerda em Martim Silva Cardoso, que conseguiu dominar em esforço e cruzar para o segundo poste onde se encontrava João Antunes Rodrigues para um cabeceamento, mas para intervenção de João Camilo. A Eversheds voltaria a demonstrar cinismo e numa excelente saída de pressão André Fonseca esticou tudo à direita em Duarte Nuno Sousa-Pinto, que conduziu e colocou ao segundo poste em David Alvito, que num primeiro momento viu Tomás Maria Rocha negar-lhe o golo, mas na recarga não deu hipóteses, devolvendo a vantagem à sua equipa! Passados uns minutos a tarefa de segurar a vantagem tornar-se-ia ainda mais complicada para a Eversheds ao ficar reduzida a seis unidades. Com mais um elemento a Abreu continuou a crescer no jogo e ficou perto de voltar a empatar, com Diogo Pimenta a tocar curto em Martim Silva Cardoso, que atirou junto ao poste mais próximo, mas João Camilo deu continuidade à sua fantástica exibição. Em seguida seria Edward Heal a trabalhar bem à entrada da área e a conseguir rematar a meia altura para nova defesa de João Camilo. Para infelicidade da Eversheds, a vantagem acabou por não ser segurada, com uma grande penalidade a ser assinalada quando já havia pouco para jogar. Martim Silva Cardoso não tremeu com um remate forte e rasteiro, chegando assim ao bis! 2-2! A Eversheds quase surpreendeu o seu adversário no pontapé de saída, com David Alvito a seguir para Duarte Nuno Sousa-Pinto e o camisola 10 atirou forte do meio-campo, mas Tomás Maria Rocha foi ao tapete afastar! No último lance do jogo, Martim Silva Cardoso ficou perto de decidir a partida com um hat-trick de livre direto, mas João Camilo voltou a brilhar e a segurar o empate para a sua equipa.

por Henrique Barrosa