Jogo

Taça, 2012-06-26 às 22:00 @ Agronomia

Nota do árbitro: 2

Uría Menéndez/P. Carvalho vs Garrigues

Uría carimba passaporte para as meias!

Em vantagem na eliminatória a Uría Menéndez/P. Carvalho não deu tréguas e venceu sem margem para duvidas a Garrigues por 6x2. Um dos grandes protagonistas do encontro acabaria por ser o intransponível Adriano Squilacce que esteve gigante entre os postes ao longo de todo o encontro!


A Garrigues partia em desvantagem na eliminatória após a derrota pela margem mínima (1x0) na primeira mão, contudo se as coisas já por si não eram fáceis mais difíceis se tornaram com a presença de apenas sete elementos do conjunto verde e branco para disputar o encontro.

Do outro lado, alheios aos contratempos dos adversários a Uría entrou com tudo no encontro criando por intermédio de Francisco Proença de Carvalho uma primeira grande oportunidade de inaugurar o marcador. O experiente médio da formação de azul roubou o esférico no último terço do terreno a defensiva contraria e bem enquadrado disparou forte ao lado. Ficava um primeiro aviso para as redes hoje defendidas por Eduardo Antunes. No outro extremo respondeu-se á letra com André Pinheiro a combinar bem com Henrique Sousa “Silas” com este ultimo a aparecer com espaço na zona frontal para dispara forte para a primeira grande intervenção de Squilacce na partida.

O jogo prometia golos e à passagem do minuto dez a Uría acabaria por se adiantar no marcador. O lance partiu de mais uma recuperação de Francisco Proença de Carvalho, desta feita a Nelson Azevedo, com o médio a endossar no meio em Miguel Costa que com toda a campa do mundo, evita um adversário e com um “tiro” fuzilou Eduardo que nada pode fazer.

Na resposta ao golo mais uma boa oportunidade para a Garrigues, com Silas na cobrança de um pontapé de canto a levantar com conta peso e medida, para a entrada ao segundo poste de Ricardo Silva que voltou a ver Squilacce bem posicionado negar-lhe o golo!

Em parada resposta Miguel Costa deteve uma boa mão cheia de oportunidades de dilatar a vantagem, entre elas um bom remate cruzado que acerta em cheio no poste da baliza, contudo seria Francisco Proença de Carvalho que viria a fazer o segundo do conjunto de azul num livre de muito longe, eximiamente cobrado pelo médio que fez o esférico entrar bem junto ao poste direito da baliza defendida pelo gigante Eduardo, que bem se esticou, mas nada pode fazer!

De rajada a equipa comandada por Miguem Stokes fez subir os números do placard para 4x0. O terceiro tento foi da autoria do próprio capitão que após assistência soberba de Francisco Proença de Carvalho encostou de cabeça para o fundo das redes. Logo a seguir foi a vez de Nuno Casanova também ele fazer o gosto ao pé e elevar a contagem para 4x0!

Em cima do intervalo o inconformado Silas numa tentativa de remar contra a maré furou pela zona central, arranjou um espaço e disparou com tudo na direcção da baliza, mas Squilacce em noite “Sim” voltou a mostrar-se presente e voou para mais uma grande intervenção. A abrir o segundo tempo o guardião da Uría voltaria a brilhar com mais uma grande defesa no limite da área ao remate de Ricardo Silva que parecia não querer acreditar. A Garrigues estrava melhor, mas seria a Uría que chegaria ao golo e novamente por intermédio de Francisco Proença de Carvalho que claramente inspirado, lançou uma bomba do meio da rua que foi direitinha à gaveta e Eduardo uma vez mais, nada pode fazer! Apesar do resultado pesado a formação verde e branca não baixou os braços e acabou por conseguir reduzir para 5x2. O primeiro golo foi apontado de grande penalidade por André Pinheiro, após falta ganha por Ricardo Silva e pouco depois Filipe Conde aproveitou o ligeiro adiantamento de Adriano Squilacce para fazer um chapéu perfeito! Um golo absolutamente fantástico que levantaria o público em qualquer estádio do mundo!

Na recta final do encontro Miguel Costa a passe de Francisco Proença de Carvalho fixou o resultado em 6x2. Ainda assim, antes do apito final ainda houve tempo para a defesa da noite com Adriano Squilacce a negar o terceiro a André Pinheiro que na cobrança de mais uma grande penalidade viu o guardião fazer uma defesa do outro mundo!

O resultado não deixa margem para dúvidas. A Uría estará com justiça nas ½ finais da taça, contudo fica uma grande réplica da Garrigues que apesar de ter jogado com apenas sete elementos durante todo o encontro criou serias dificuldades ao adversário que contou ainda com um inspiradíssimo Adriano Squilacce que defendeu tudo o que havia para defender!

 

por André Pereira