Jogo

Taça, 2025-07-16 às 21:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 4

3 - 2

201300

MVP: António Xara Brasil

Jardim do Éder vs Vasco da Grama

Jardim do Éder resiste em inferioridade e surpreende Vasco da Grama

Num jogo cheio de momentos emocionantes o Jardim do Éder conseguiu uma vitória improvável por 3-2 frente ao Vasco da Grama, mesmo jogando largos minutos em inferioridade numérica. Apesar de uma entrada forte da equipa do Vasco, a eficácia ofensiva e o espírito de superação dos jogadores do Jardim do Éder acabaram por fazer a diferença.

A partida começou num ritmo frenético, com António Gomes e Filipe Oliveira a ameaçarem logo de longe para o Vasco da Grama. Mas a primeira grande ocasião pertenceu ao Jardim do Éder que viu  Pedro Mello Vieira aproveitou uma falha defensiva, isolou-se, mas viu o guarda-redes Filipe Pires negar-lhe o golo com uma defesa com a perna ao estilo de futsal.Pouco depois, o Vasco chegaria mesmo à vantagem. Rodrigo Parreira saiu a jogar com qualidade desde trás, conduziu e no momento certo picou a bola para António Gomes, que surgiu isolado. Com calma, bateu o guarda-redes adversário com um remate junto ao poste! 1-0! A resposta do Jardim não se fez esperar. Pedro Vieira voltou a recuperar alto no terreno, voltou a isolar-se, mas mais uma vez Filipe Pires brilhou. Ainda assim, a insistência daria frutos António Xara puxou para o pé esquerdo e, de fora da área, rematou em arco para o ângulo mais distante, assinando um golaço e empatando a partida! 1-1! Antes do intervalo, o jogo viraria ainda mais com a expulsão do guarda-redes do Jardim do Éder. Com um jogador a menos, a equipa teve de improvisar com Duarte Vilarinho na baliza, que ainda assim brilhou ao defender um forte remate de Manuel Abreu de longa distância.

Na segunda parte, o Vasco voltou a ameaçar através de Rodrigo Teles, mas foi o Jardim quem surpreendeu mesmo com 7 jogadores, António Xara voltou a ser decisivo ao finalizar com um remate rasteiro e colocado, fazendo a reviravolta no marcador! 2-1! A equipa do Vasco pressionava e criava perigo, mas Duarte Vilarinho, guarda-redes improvisado, ia respondendo com defesas impressionantes. E, numa oportunidade de livre direto, Pedro Mello Vieira assinou um golo de levantar o estádio com um remate em arco por cima da barreira, aumentando a vantagem para a sua equipa! 3-1! Apesar do golo de Miguel Veríssimo, que apareceu em boa posição na pequena área e reduziu a desvantagem já nos instantes finais após uma confusão na área, o Jardim do Éder segurou a preciosa vantagem até ao apito final e segurou a vitória! 3-2!

Num jogo em que tudo parecia pender para o Vasco da Grama mais remates, mais posse e superioridade numérica foi a eficácia, a garra e o espírito de sacrifício do Jardim do Éder que brilharam. Com menos um homem, não só resistiram, como marcaram dois golos e construíram uma vitória épica.


por Pedro Chantre