Jogo

Taça Challenge, 2025-03-31 às 22:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 4

1 - 1

2 - 3 após gp

100100

MVP: Gonçalo Falcão

Tiki Taka Ninja vs Vasco da Mamã

Vasco da Mamã segue em frente!

Em encontro referente à 1ª Eliminatória da Taça Challenge, o Vasco da Mamã defrontou o rival do campeonato Tiki Taka Ninja e venceu nas grandes penalidades! O encontro ficou empatado a uma bola no tempo regulamentar, porém a turma visitante prevaleceu na marca dos 11 metros e irá agora defrontar os LxLocals na próxima fase.

O encontro começou da melhor forma para a equipa da casa, que inaugurou o marcador na sua primeira ocasião de perigo: excelente passe entre linhas de Francisco Paiva a descobrir Luís Martins em zona central com o avançado a receber sozinho e a atirar colocado para o canto inferior esquerdo! 1-0! A resposta dos visitantes surgiu pouco depois com António Veiga a deixar João Leitão isolado com um excelente passe de calcanhar e o médio atirou à figura para defesa atenta de Joaquim Santiago Matos. Apesar da ocasião era mesmo o Tiki Taka Ninja quem controlava o jogo tendo mais duas boas ocasiões de golo antes do descanso, ambas protagonizadas por Guilherme Poejo: primeiro de muito longe o médio encheu o pé com o esférico a sair tenso e a obrigar o keeper Gonçalo Falcão a uma grande defesa; de seguida recebeu o passe longo no flanco esquerdo e rematou à malha lateral! O jogo seguiu para intervalo pouco depois com a equipa da casa a liderar pela margem mínima.

 

Na segunda parte foi a turma caseira quem voltou a entrar melhor, ficando muito perto de aumentar o marcador logo nos minutos iniciais, fruto de um lance de bola parada: canto da esquerda de Tiago Mendes com o esférico a chegar a João Pinto que a meio altura rematou cruzado com o esférico a passar a centímetros do poste, que perigo! Apesar da boa ocasião de golo o jogo atravessava agora uma fase em que o Vasco da Mamã era a equipa mais pressionante com linhas muito subidas à procura do golo do empate. A insistência por parte dos visitantes deu frutos e o 1-1 surgiu pouco depois: recuperação de António Veiga dentro da pequena área com o avançado a rematar rasteiro sem hipóteses de defesa! 1–1! Minutos mais tarde nova grande ocasião para o Vasco da Mamã, novamente com Veiga em evidência a receber na esquerda e a rematar em arco, obrigando o keeper a defesa apertada! Em cima do apito final o Tiki Taka Ninja ainda teve duas boas ocasiões em dois remates consecutivos de Henrique Quaresma, porém em ambos o keeper evitou o golo com duas sólidas defesas. Sem mais ocasiões até ao final o jogo seguiu para grandes penalidades.

 

Na marca dos 11 metros cada equipa marcou os seus primeiros dois penaltis com Juan San Martin e João Pinto a faturarem para a equipa da casa e Manuel Gil Almeida e António Veiga a converterem para o Vasco da Mamã. Na terceira grande penalidade, Poejo atirou por cima e o keeper Gonçalo Falcão teve a oportunidade de fechar as contas, tentando surpreender o keeper com um panenka mas sem sucesso. Na última ronda, Joaquim Santiago Matos atirou por cima e Diogo Pires não vacilou no penalti decisivo, batendo colocado e apurando a sua equipa para a próxima fase!


 

por Miguel Sousa