Empate entre 3º e 4º classificados
O duelo entre Botafofo e ESC Online foi marcado pelo equilíbrio e por excelentes exibições dos guarda-redes de ambas as equipas. Com oportunidades repartidas e momentos de perigo em ambos os lados, a igualdade no marcador reflete a intensidade de um jogo em que nenhum dos conjuntos conseguiu ser claramente superior.
A primeira grande ocasião do jogo surgiu para o Botafofo, com Tomás Piñeiro a ultrapassar o seu adversário direto pelo flanco e a rematar com força já em posição apertada. No entanto, o guarda-redes do ESC Online respondeu com uma defesa segura, negando o golo inaugural.Do outro lado, a equipa do ESC também ameaçou cedo Pedro Couto aproveitou o espaço à entrada do meio-campo ofensivo e arriscou o remate de longe, mas a bola saiu ao lado da baliza do Botafogo. Pouco depois, Tomás Mendes teve uma excelente oportunidade dentro da área, rematando forte para uma nova grande intervenção do guardião do Botafofo. Lourenço Catarino voltou a causar perigo para o ESC Online ainda antes do intervalo, ao passar com qualidade pelo seu marcador e rematar com intenção, mas mais uma vez o guarda-redes do Botafogo manteve-se intransponível com nova defesa eficaz.
A segunda parte abriu com o golo que desbloqueou o marcador. Manuel Pereira, com um excelente passe para o segundo poste, encontrou Santiago Marques completamente isolado. Com grande calma, o avançado do Botafogo desviou com um toque subtil para longe do alcance do guarda-redes e fez o primeiro do jogo! 1-0!O ESC Online procurou responder e esteve perto do empate num canto muito bem batido para o segundo poste, onde Tomás Mendes apareceu solto, mas o seu cabeceamento saiu fraco e à figura. Pouco depois, novo lance de perigo para o Online: Pedro Couto bateu um livre lateral milimetricamente para Martim Silveira, que cabeceou com intenção, mas mais uma vez o guarda-redes do Botafofo brilhou com uma intervenção segura.A insistência do ESC Online acabaria por ser recompensada. Martim Silveira conduziu pelo flanco e assistiu Lourenço Catarino dentro da área. Este, com técnica apurada, livrou-se de dois adversários e rematou colocado junto ao canto inferior para o golo do empate!1-1!Já perto do final, o Botafogo quase voltou à vantagem, livre lateral que encontrou António Inglês na área, o cabeceamento saiu muito perigoso, mas embateu com estrondo no poste. E no último suspiro do encontro, Martim Silveira, numa excelente jogada individual, apareceu cara a cara com o guarda-redes do Botafogo, mas mais uma vez o guardião brilhou e evitou a cambalhota no marcador.
Foi um encontro equilibrado, com bons momentos de futebol e oportunidades claras para ambas as equipas. O Botafogo entrou melhor e conseguiu abrir o marcador, mas o ESC Online reagiu com personalidade e chegou com mérito ao empate. As defesas – especialmente os guarda-redes – estiveram em grande plano e acabaram por ser decisivas para que o resultado final fosse um empate justo a uma bola.
por Pedro Chantre