Jogo

Liga C2, 2025-03-04 às 22:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 4

1 - 4

200000

MVP: Francisco Silva

Gil Bidente vs Lendas FC

Reviravolta tardia culmina em goleada!

Num jogo claramente marcado pela enorme intensidade imprimida em jogo por parte das duas equipas, o jogo parecia caminhar para o nulo ao intervalo. O segundo tempo acabaria por ser totalmente distinto, com o jogo muito mais partido, e com o Gil Bidente a ver-se em vantagem a dada altura, mas a persistência do Lendas FC acabou por dar frutos e culminou numa goleada por 1-4.

Soava o apito inicial e rapidamente se percebeu o jogo que teríamos em mãos, com as duas formações em ação a marcarem um reencontro daquele que já tinha sido um duelo muito aceso na época transata. Assim sendo, duelos no miolo e tentativa de transições rápidas marcavam os primeiros. Com pouco espaço para jogar, os primeiros avisos saíam à meia distância e Bruno Carolino não hesitou no momento de alvejar a baliza, sendo que atirou do meio da rua à procura de um golaço, mas um corpo da defensiva do Gil Bidente ofereceu o corpo ao manifesto. Do outro lado, transição extremamente perigosa de João Mota pelo corredor esquerdo, que ao entrar no coração da área até se viu com a baliza praticamente escancarada, mas João Santos acompanhou o seu opositor e conseguiu afetar-lhe a ação, naquele que acabou por ser um remate rasteiro e já em desequilíbrio, sendo por isso limpo pela defensiva forasteira! Momento fundamental do dianteiro a fazer diferença no lado contrário àquele a que acostumou a massa associativa. As equipas revezavam-se nas oportunidades e foi a vez dos Lendas criarem problemas após um passe magistral de Gonçalo Guerreiro a descobrir Francisco Silva à esquerda, já no interior da área, sendo que o dianteiro ajeitou bem para o pé direito e rematou, mas Gonçalo Trindade deu o exemplo à sua equipa e fez um bloqueio impressionante a impedir males maiores. Uma primeira parte extremamente tática terminava com nulo ao intervalo.


Os primeiros minutos do segundo tempo foram enganadores, pois fizeram parecer que teríamos uma fotocópia da primeira parte, mas essa percepção não podia estar mais errada. Passados alguns minutos, numa das primeiras ocasiões da segunda parte, eis que surgiu o sentido de oportunidade de Paulo Perreira a fazer a diferença para o Gil Bidente, que agora vencia por 1-0! Curiosamente, acabou por ser o golo gilista que fez acordar o primeiro classificado da C2, que imediatamente reagiu com um remate rasteiro e forte de João Santos para defesa apertada de Rafael Castanheira (estrangeiro). Pouco depois, o faro de golo de Francisco Silva acabou por ser decisivo e na cara do golo não vacilou, restabelecendo a igualdade! 1-1. Galvanizado com o golo do empate, o Lendas partiu imediatamente para o golo da vitória e uma jogada muito bem trabalhada em que Pedro Marques soltou à esquerda em Henrique Graça e o mesmo colocou rasteiro na área para Guerreiro, que rematou a meia altura e só não confirmou a reviravolta, graças a nova intervenção apertada de Castanheira. Ainda assim, nem um minuto depois, não houve como parar o segundo tento dos forasteiros, numa fotocópia da jogada anterior, com Pedro Marques a esperar pela desmarcação de Henrique à esquerda, que colocou tenso e rasteiro na área, sendo que o desvio do guardião foi incompleto e caiu nos pés de Francisco Silva, que fez o 1-2! Seria compreensível se a formação treinada por Francisco Nunes baixasse as linhas, mas a falta de reação do Gil ainda deu mais confiança e ainda resultou em mais dois golos e consequente goleada: o terceiro tento nasceu de mais um momento fantástico de Henrique, que recebeu na área, tirou um adversário da frente com um belo recorte técnico e atirou ao canto inferior direito da baliza, fazendo o 1-3. Para fechar o jogo em grande, o homem-golo da equipa, João Santos, ainda "molhou a sopa" num canto direto, estabelecendo o resultado final em 1-4!


O Lendas FC continua assim 100% vitorioso naquela que está a ser uma adaptação fenomenal a um novo escalão!

 

por Henrique Barrosa

por Francisco Garcia