Iraque não perdoa e ataca a última vaga de acesso à Champions
Na penúltima jornada, ambas as formações entravam em campo com 21 pontos. O Iraque acabou por levar a melhor e fica bem posicionado para garantir a qualificação para a Champions da próxima época.
Nos primeiros instantes do encontro, o Iraque aproveitou um erro de um defesa adversário, na saída de bola, e João Santos arrancou com muita velocidade, foi frio e finalizou com um remate cruzado, sem dar hipótese de defesa! 1-0! O segundo golo esteve à vista depois de uma confusão na área dos visitantes, teve de ser Tomaso Lorenzi a intervir com uma excelente mancha, para impedir o golo. Logo a seguir, Tomaso voltou a estar em destaque com um excelente passe da sua área até à adversária, onde apareceu José Maya Seco para finalizar com um toque rápido, logo depois da bola atingir o relvado. Tudo de volta à estaca zero, 1-1! Mais tarde, já com os visitantes bem adaptados ao jogo, Duarte Cruz esteve perto de colocar a sua equipa na frente do marcador por duas vezes seguidas, mas primeiro Tiago Espada brilhou com uma mancha que demonstrou bons reflexos e logo a seguir, foi um pouco de pontaria que ficou em falta, com o esférico a passar a centímetros do alvo. Na equipa da casa era João Santos o homem alvo e o médio voltou a ameaçar depois de um remate muito forte a atingir o ferro e depois as costas do guarda-redes, antes de sair para canto. Já em cima do intervalo, momento de alguma sorte para a turma azul e amarela que conseguiu saltar para a frente do marcador depois de um cruzamento de Benjamim Freitas com a parte exterior do pé, a bola atingiu o defesa adversário e entrou na própria baliza. 2-1! Mesmo em cima do intervalo, o Iraque soube aproveitar mais um erro dos adversários, com excesso de confiança na sua própria área, a bola acabou por sobrar perfeita para a finalização de Ricardo Rua, que fez o 3-1!
Para entrar da melhor forma no segundo tempo, a equipa da casa esteve muito perto do quarto golo, depois de Benja disparar forte, colocado em direção ao ângulo da baliza, Tomaso apareceu com asas para fazer uma defesa magnífica e impedir mais um golo dos adversários. O Jupiter também criou perigo, depois de Miguel Martins (estrangeiro) recuperar uma bola no último terço, esta chegou até Duda que não conseguiu concretizar, porque Espada voltou a intervir. Foi então que André Santinho teve de assumir o protagonismo, depois de furar pela área adversária, foi derrubado e o árbitro assinalou grande penalidade. Quem assumiu a cobrança foi mesmo Santinho, com um tiro indefensável que fez o 3-2! Os galáticos estavam com o pé no acelerador e conseguiram criar perigo novamente, após uma excelente jogada coletiva, Duda ganhou a frente ao adversário e cruzou atrasado para Martins, mas o médio disparou de primeira e não conseguiu acertar no alvo. A equipa da casa voltou a estar perto do golo na sequência de um contra-ataque rápido, a bola chegou até Benja que disparou do meio da rua e atingiu a trave.
Não houve mais alterações no marcador e o Iraque conseguiu os 3 pontos pela margem mínima!
por Miguel Barrosa