Shakhtar vence duelo tenso frente ao Beer Neverlusen!
Num jogo a contar para a 2ª jornada da Liga C3, Shakhtar Desonesto e Beer Neverlusen enfrentaram-se em busca dos primeiros pontos na competição, depois de ambas as equipas terem estreado com derrotas. No final, foram os ucranianos que conseguiram dar a volta ao seu momento menos positivo, afundando ainda mais os alemães na tabela.
O encontro não poderia ter começado de forma mais eletrizante, com José Tomás a disparar uma autêntica bomba do meio da rua, abrindo assim o marcador para os ucranianos. Em resposta, os alemães criaram uma boa oportunidade, neutralizada por um André Santos em grande plano. O domínio inicial do Shakhtar acabaria por resultar num segundo golo, ainda numa fase precoce do encontro, quando Tiago Ferreira finalizou uma excelente jogada pela direita com um remate cruzado certeiro, que só parou no fundo da baliza de José Encarnação. Apesar da desvantagem, o Beer não baixou os braços e construiu uma belíssima jogada ao primeiro toque, culminando numa bola perfeita para André Silva que, no entanto, não conseguiu dar a melhor direção ao seu cabeceamento. A redenção do médio chegaria momentos depois, através de um excelente remate de pé esquerdo à entrada da área, colocado junto ao canto inferior direito, impossível de defender para o guardião ucraniano. O ritmo intenso manteve-se, com Bruno Coutada a ficar muito perto do empate num remate cruzado e logo de seguida um contra-ataque prometedor dos alemães que acabou num falhanço inexplicável frente em frente à baliza. Com este ritmo frenético, as equipas chegaram ao intervalo.
A segunda parte começou à imagem da primeira, com o Beer a desperdiçar uma oportunidade soberana através do seu ponta de lança, que falhou incrivelmente após uma excelente assistência. Apesar do domínio territorial dos alemães nesta fase, as suas investidas eram maioritariamente realizadas de zonas exteriores, dificultando a criação de ocasiões claras de golo. Por seu lado, o Shakhtar mantinha-se perigoso nos contra-ataques, tendo inclusive desperdiçado uma excelente ocasião quando Duarte Gonçalves, isolado, não conseguiu bater José Encarnação. Quando o Beer parecia mais próximo do empate, acabou por ser surpreendido num contra-ataque letal. Uma bola longa pela direita encontrou Duarte que, com uma excelente movimentação, puxou a bola para o pé esquerdo, deixou o defesa para trás e atirou certeiro para o fundo das redes, aplicando assim a machadada final nas aspirações alemãs.
Esta vitória permite ao Shakhtar respirar melhor na classificação, conquistando os seus primeiros pontos na competição. Já para o Beer Neverlusen, o início de época continua complicado, embora ainda haja um longo caminho pela frente para inverter a situação.
por Carlos Macedo