Allstars on Facebook

Notícia

Morais Leitão conquista o bicampeonato!

Após uma final muitíssimo disputada e que só foi resolvida nas grandes penalidades, a Morais Leitão levou a melhor diante da PLMJ e voltou a levar o troféu. Conquistou assim o 4º título da sua história e o segundo consecutivo, entrando para o restrito lote das formações bicampeãs!


A fase a eliminar arrancou com a pré-eliminatória entre Eversheds Sutherland FCB e CGP. Ambas as formações terminaram no último lugar do seu grupo na 2ª fase e tiveram de disputar a presença nos quartos de final. A CGP, após uma bela performance na fase de grupos, conseguiu superiorizar-se naquela que foi uma partida recheada de emoção. Esteve a perder até perto do minuto final, mas uma histórica reviravolta assegurou a vitória por 3-2 e a presença na próxima fase da competição.  Manuel Protásio apareceu no momento certo e deu a vitória à sua equipa com um golo mesmo em cima do apito final!

 

Vinda de uma moralizadora vitória, a CGP defrontou a Abreu na fase seguinte. Foi mais um jogo bem conseguido e que foi ganho por 2-1. Os pupilos de Francisco Branco Pardal conseguiam assim um lugar nas meias-finais da prova, contra todas as expectativas, após uma primeira fase em que terminaram no último lugar e sem qualquer ponto.  

No mesmo dia, a PLMJ assegurou também um lugar entre as quatro melhores equipas da competição. Defrontou a VdA e, após um empate a uma bola com golos de Tiago Salem e André Mendes, superou a equipa adversária nas grandes penalidades.

 

Nos outros dois encontros dos quartos de final, a Uría Menéndez/P. Carvalho levou a melhor sobre a SRS e a Morais Leitão eliminou a CMS nas grandes penalidades.

O encontro que assegurou a passagem às meias-finais da Úria Menéndez/P. Carvalho foi impróprio para cardíacos. Após um duelo de intensidade de máxima e que já se previa ser decidido nas grandes penalidades, a equipa visitante chegou ao golo da vitória mesmo ao cair do pano. Francisco Calheiros vestiu a pele de herói e teve a frieza necessária para marcar o golo da vitória! Já a Morais Leitão teve mesmo de recorrer às grandes penalidades para ultrapassar a CMS. Após uma grande partida de futebol que terminou com 3-3 no marcador, foi na lotaria dos penáltis que se decidiu o adversário da CGP. Miguel Canto Castro foi o grande herói ao defender um penálti batido por Tiago Gil ajudando assim a sua equipa a chegar ao lote restrito de semifinalistas.

 

Nas meias-finais, a Morais Leitão não deu qualquer hipótese e assegurou a presença na derradeira partida da temporada com uma goleada diante da CGP. 7-1 foi o resultado final e com golos para todos os gostos. Gonçalo Castela e Tiago Ribeiro dos Santos foram os grandes protagonistas ao apontarem um hat-trick e um bis, respetivamente.

Ao mesmo tempo, a PLMJ levava de vencida a Úria Menéndez/P. Carvalho, mas num duelo muito mais equilibrado e que terminou com 4-3 no marcador. A PLMJ chegou mesmo a estar a vencer por 4-0, mas uma recuperação relâmpago fez com que a Úria Menéndez/P. Carvalho chegasse a estar a apenas um golo do empate. Um susto, mas que acabou por ser apenas isso e nada mais, conseguindo assim os pupilos de João Serras de Sousa um lugar na final!

 

Morais Leitão e PLMJ encontraram-se então para o encontro mais importante da temporada. De um lado os campeões em título e do outro uma formação que não vence o torneio desde 2019/2020. Muita vontade de ambos os lados o que acabou por resultar numa partida bem disputada e que terminou com 2-2 no placard. Após uma primeira parte mais bem conseguida pela PLMJ, conseguindo ir a vencer para o intervalo, a Morais Leitão reergueu-se, foi melhor no segundo tempo, e chegou ao empate. Nas grandes penalidades, os campeões em título foram mais felizes e terminaram a levantar o troféu, entrando assim para o restrito lote de equipas que já foram bicampeãs!

por Henrique Zilhão