Famaligato (Allstars), Iraque Unita (A), Parecequetamol (C1), Pinos SG (C2), Standard de Liedson (C3), Taste FC (D1) e Pauleta Saint-Germain (D2) já ergueram o troféu! É hora dos Campeões!
Com a última jornada desta temporada a arrancar, ficaram decididos todos os campeões deste edição do torneio Allstars. Termina-se uma época impressionante em que Divisão Allstars, Liga A, Liga C2, Liga C3, Liga D1 e Liga D2 só ficaram decididas na hora de fecho!
O escalão máximo do torneio arrancou a última semana de prova com o duelo entre SC Baga e Heinakeres. A formação minhota precisava de vencer para ainda sonhar em sair de zona de descida, mas acabou por perder por 2-6, rumando assim ao play-off de manutenção. No dia seguinte, e aproveitando a derrota dos minhotos, a Futah Beach Towels precisou apenas de um empate para assegurar a presença em mais uma edição do escalão maior do torneio. 5-5 foi o resultado final após um louco jogo diante do Members Club.
Nas contas da frente, o Pornmouth FC perdeu diante do Invictus e disse adeus ao segundo lugar, ficando ainda assim no último lugar do pódio. O Jupiter FC venceu o Members por 4-1 ficando no 4º lugar e na partida mais antecipada da temporada, FC Famaligato e Fenerbarços SC empataram a duas bolas com a turma de Cristóvão a levantar o troféu e a sagrar-se campeã!
A Liga A também se decidiu na última jornada com decisões de ambos os espectros da tabela a serem determinadas na derradeira partida. O Wolveraction precisava de vencer e esperar que o Tottenham Hotspam não ganhasse, mas acabou por não ser feliz. Cumpriu o seu papel ao vencer o Al-Kassr por 2-1, mas acabou renegado, tal como os árabes, para a Liga B. Os Tottenham nem precisou de ir a jogo, beneficiando de três pontos oferecidos pelo Ripa na Rapaqueca FC. Ainda no início da semana, o Fassuogolo venceu o ATP United pela margem mínima e somou três pontos que não chegaram para assegurar o terceiro lugar.
Nas contas da frente o Metz Lá Dentro precisava de vencer e esperar que o Iraque Unita não o fizesse. A verdade é que a turma de Brito não tremeu e bateu o Moleicester City FC com um golo solitário Diogo Caleiro, já os franceses não foram além de um empate sem golos diante do Jardim do Éder. Com estes resultados, ambas as formações regressam ao escalão máximo do torneio, com o Iraque a conquistar a Liga A pela primeira vez na sua história. O empate valeu de muito ao Jardim do Éder que agarrou a oportunidade de ir ao play-off de subida.
Na Liga B1, o Liverpinos terminou com um registo impressionante. Campeão anunciado há várias jornadas, o líder fechou a época com 51 em 54 pontos possíveis, terminando com uma goleada por 10-1 frente ao Smoke City FC. A abrir a semana, o Milfwall ainda bateu o Pitas de Guadalajara, mas não tinha hipótese para chegar ao segundo posto que o Frankfruta FC não deixou fugir, terminando a temporada com uma vitória expressiva por 7-1 diante do Dynamo Boiev.
Nos restantes dois encontros, o GMD FC foi ao terreno do Estrasborga vencer por 3-2 e o Bate n’Avó recebeu o U.C. Sempudor e venceu pelo mesmo resultado. Tanto Estrasborga como os italianos já tinham o destino traçado e irão rumar a novo desafio na Liga C.
A Liga B2 arrancou a jornada final com um duelo que já só servia para cumprir calendário. Com o destino traçado, o AZ Alto-Mar sabia que nem uma vitória chegaria para alcançar o Hasbullz FC e despediu-se da Liga B com um empate a duas bolas frente à Fiorenteta.
O Banco Invest Team, com a goleada aplicada ao Inter Limão na jornada anterior, sabia que dependia apenas de si para subir de escalão e terminar no segundo posto. Defrontou o Epataska FC e venceu por 4-1, deixando os italianos no terceiro posto e rumando pela primeira vez na sua história à Liga A.
A fechar a semana, e já só para cumprir calendário, o Flamentejo foi ao terreno do Celta de Bica vencer por 3-1 e o Bro Tá Fogo bateu o já campeão Aston Billa com um golo solitário de Miguel Bandos.
À entrada para a última jornada havia quatro equipas que ainda podiam levantar o troféu de campeão. O Arsenalcol partia na frente e tinha um duelo dificílimo diante da Sagrada Família. Saiu derrotado por 0-2 e acabou a cair para o 4º lugar, deixando também fugir a subida à Liga B. Apesar da vitória, a Sagrada Família viu o Panathimankos vencer o Pavão FC por 2-0 e foi ultrapassada caindo para terceiro lugar, já os gregos fecham a temporada no segundo posto e com lugar assegurado no escalão superior. Quem chegou à glória foi o Parecequetamol que não vacilou na derradeira partida e goleou o Al-Nassiuu por 4-0 conquistando assim o primeiro título da sua história!
Para fechar a competição, Banana Magic e Rapid Viagra encontraram-se numa partida emocionante e repleta de golos. 4-4 foi o resultado final, com a turma canarinha a terminar no 6º posto e os austríacos no 5º.
Na Liga C2 o Pinos Saint-Germain nem precisou de ir a jogo para se sagrar campeão! Devido à falta de comparência d’ Os Puxa Pa Dentro e Chuta, a turma francesa marca o seu regresso à Liga B com a conquista do primeiro título da sua história. O Flamingos FC não vacilou na jornada final e goleou o Man ChestHair United por 4-1, o que significa que apesar da vitória do Míticos Doutromundo por 4-0 frente ao Anderleste, a turma canarinha acabou por ficar no último lugar do pódio.
O último encontro da Liga C2 pôs frente a frente Temos 7 e FC Nantes Chateies. Nenhuma das equipas se conseguiu superiorizar, numa despedida competitiva e que terminou com 3-3 no marcador.
Na última jornada, a Liga C3 ia conhecer quem acompanhava os já campeões Standard de Liedson rumo à Liga B. Jogando à mesma hora, Hangover 96 e Panatinites partiam em igualdade pontual, mas com os gregos a saberem que venciam no confronto direto. Os alemães não vacilaram e golearam o FC Sóshow por 7-2, mas os gregos foram mais fortes que os campeões em título e fizeram a festa no São Miguel.
Apenas para cumprir calendário, o AAA CSJB recebeu o Edima SAD e despediu-se da temporada com uma espetacular goleada por 10-1!
Apesar da partida nada contar, teve um significado especial, o Bodis FC não tinha ainda nenhuma vitória no campeonato e despediu-se da temporada conquistando os três pontos frente ao CAD ELAS! Um jogo especial e em que João Mimoso foi o herói ao apontar um bis.
Na luta pelo título, ambas as formações da frente fizeram o seu papel e golearam na jornada final. Partindo na frente, o Taste FC sagrou-se campeão após golear o Bora Bora por 8-0, já o Antwherpes termina no segundo posto fechando a temporada com uma goleada por 6-0 frente ao AFC Bodycount.
New Team e Carapaus do Lis lutaram pelo quarto lugar, com o New Team a levar a melhor. Um golo solitário e inesperado de Paulo André assegurou a vitória e ultrapassagem na última jornada.
Após a importantíssima vitória do ChesterNited FC frente ao PET 24 na última jornada lhe ter garantido o terceiro lugar, a última jornada abriu com a derrota da turma comandada por João Caetano. Defrontando o LX Galaxy, saíram derrotados por 3-5, com os americanos a terminar a época no 5º lugar. Também no início da semana, houve duelo entre os dois últimos classificados. Celtas de Vidro e PSV Beethoven defrontaram-se com nenhuma das formações a conseguir superiorizar-se e o 2-2 a ficar registado no marcador.
Com todas as partidas já disputadas, o Países Baços sabia que teria de ver o Pauleta Saint-Germain deslizar na jornada final para poder sonhar com o título. No entanto, os açorianos mostraram-se sólidos e golearam o PET 24 por 5-1, conquistando assim o seu segundo título da temporada!
Por fim, na derradeira partida da Taça Challenge e num duelo entre os grandes rivais da Liga D2, o Pauleta Saint-Germain superiorizou-se novamente e venceu por 4-1 o Países Baços!
por Henrique Zilhão