Uría Menéndez reage e vira jogo louco frente à Garrigues
Num encontro eletrizante e cheio de reviravoltas, a Uría Menéndez acabou por levar a melhor sobre a Garrigues por 5-3, num jogo marcado por golos de grande qualidade e uma segunda parte de grande nível da equipa verde.
Na primeira parte, o jogo começou logo com intensidade quando Diogo Sousa, da Uría, recebeu e, ainda de fora da área, arriscou um remate colocado que obrigou o guarda-redes Rodrigo Pinho a uma excelente defesa. A pressão alta da Uría começou a dar frutos pouco depois, quando um defesa da Garrigues tentou sair a jogar com um passe entre linhas, mas Rodrigo Melo intercetou em zona adiantada e, sem hesitar, rematou rasteiro e colocado para o fundo das redes, fazendo o 1-0. A Uría continuou por cima e voltou a ameaçar quando Tiago Caleça colocou uma bola rasteira na área para Diogo Sousa que, de primeira, rematou ao lado. No entanto, a Garrigues respondeu com eficácia e frieza. Primeiro, Rodrigo Pereira recuperou a bola em zona subida, viu o guarda-redes fora da baliza e, de muito longe, fez um chapéu perfeito, empatando em 1-1. Logo de seguida, Luís Cunha protagonizou um momento de inspiração ao receber fora da área e disparar um remate fortíssimo ao ângulo, consumando a reviravolta para 2-1. A equipa azul estava por cima e ampliou ainda mais numa jogada coletiva bem trabalhada, com Luís Cunha a servir para a área e Diogo Serrano a aparecer para finalizar de primeira com classe, fazendo o 3-1.
Na segunda parte, a Uría entrou com outra atitude e rapidamente voltou a discutir o jogo. Afonso Santos assumiu protagonismo ao receber de fora da área e disparar um remate potentíssimo ao ângulo, sem qualquer hipótese para o guarda-redes, reduzindo para 3-2. A Garrigues ainda respondeu com perigo numa boa jogada coletiva em que Rodrigo Pereira foi pela esquerda até à linha final e assistiu rasteiro para Tomás Cintra, mas o guarda-redes Bernardo Pile brilhou com uma defesa incrível. A partir daí, a Uría tomou conta do jogo e chegou ao empate quando Tomás Antunes, também de fora da área, rematou com enorme potência e colocação, fazendo o 3-3. A reviravolta ficou completa pouco depois, com Tiago Caleça a receber na direita e a assistir para Diogo Sousa que, já na área, rematou com força para fazer o 4-3. A Garrigues sentiu o momento e a Uría aproveitou para fechar o jogo quando, numa jogada pela direita, Tiago Caleça voltou a arrancar até à linha final e colocou uma bola teleguiada para o segundo poste onde apareceu Rodrigo Melo a finalizar de primeira, fixando o 5-3.
Foi um jogo de grande espetáculo, com muitos golos e momentos individuais de destaque, mas a Uría Menéndez mostrou uma enorme capacidade de reação e acabou por ser mais forte na segunda parte, garantindo uma vitória tão difícil quanto merecida.
Por Francisco Osório
por Pedro Chantre