Jogo

Liga A2, 2026-03-02 às 23:00 @ Oeiras - ACPS

Nota do árbitro: 3

Liverpinos vs Abebados

Festival ofensivo termina com vitória inglesa num jogo de loucos

Jogo a contar para a Liga A2 entre os Liverpinos, sextos classificados com 6 pontos, e os Abebados, sétimos também com 6 pontos, num duelo direto na tabela que prometia equilíbrio mas que acabaria por se transformar num autêntico espetáculo ofensivo.

A primeira parte começou com intensidade e a primeira grande oportunidade pertenceu aos visitantes, quando Tiago Cabecinha recebeu dentro da área e rematou com estrondo ao poste, desperdiçando ocasião flagrante para os Abebados, que alinhavam com Danyal Sualehe na baliza, um jogador de campo adaptado à posição. Apesar do susto inicial, os ingleses responderam com eficácia. Tiago Oom Sousa intercetou a saída de bola adversária, isolou-se e, perante o guardião, não perdoou, fazendo o 1-0. Os Abebados reagiram com coragem e estiveram por duas vezes muito perto do empate: primeiro por António Conceição, que após jogada individual pela esquerda acertou também no poste, e depois por André Silva “Eusébio”, que após brilhante lance pela direita rematou forte com a bola a rasar o poste. No entanto, quem voltou a marcar foram os Liverpinos. Tiago Oom Sousa, em noite inspirada, trabalhou bem dentro da área e fez o 2-0. Logo de seguida voltou a aparecer, desta vez a assistir José Nascimento, que de primeira fez o 3-0 com enorme qualidade. Quando parecia que os ingleses tinham o jogo controlado, os Abebados reduziram através de Gonçalo Veríssimo, que do meio da rua colocou a bola no canto inferior esquerdo, fechando a primeira parte em 3-1.

A segunda parte começou a todo o gás e os Abebados entraram determinados a mudar o rumo do jogo. Logo no primeiro lance, André Silva “Eusébio” voltou a brilhar com mais um momento individual de grande classe, reduzindo para 3-2 e relançando a partida. Os Liverpinos quase responderam de imediato, com Tiago Oom Sousa a acertar no poste e, na recarga, José Nascimento a obrigar Danyal Sualehe a uma defesa importante. Pouco depois, Gonçalo Veríssimo protagonizou um corte monumental em cima da linha, evitando o quarto golo inglês num lance que parecia certo. A reviravolta emocional ganhou novo capítulo quando Danyal Sualehe, com um passe longo extraordinário para as costas da defesa, isolou Tiago Cabecinha, que conquistou grande penalidade e, na conversão, fez o 3-3. O jogo estava completamente aberto. Já perto do final, os Liverpinos voltaram a mostrar eficácia: livre direto de Pedro Ramos, defesa incompleta e Diogo Oom Sousa aproveitou para fazer o 4-3. Nos minutos finais, com os Abebados balanceados no ataque, os ingleses exploraram o contra-ataque e José Nascimento isolou-se para fazer o 5-3. Ainda houve tempo para Pedro Ramos fechar a contagem em 6-3, culminando uma exibição ofensiva avassaladora.

Num jogo de ritmo frenético, com golos, postes, cortes em cima da linha e reviravoltas emocionais, os Liverpinos foram mais eficazes nos momentos decisivos e somaram três pontos fundamentais numa Liga A2 onde o equilíbrio é constante. Uma partida memorável para quem assistiu e uma demonstração de que, neste campeonato, nada está garantido até ao último apito.

Por Miguel Henriques

por Pedro Chantre