Allstars on Facebook

Jogo

Taça, 2023-05-04 às 22:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 4

Ex on the Pitch vs Iraque Unita

Ex treme no 1º tempo, mas dá a cambalhota e segue em frente na Taça!

Nos 1/8 de final da Taça o Ex on the Pitch recebeu e venceu o Iraque Unita por 4-2. Os visitantes entraram melhor e chegaram ao intervalo a vencer por 0-2. Porém, a equipa da casa não baixou a cabeça, e no segundo tempo assumiu por completo a partida garantindo a reviravolta no resultado já nos últimos minutos!

A partida começou intensa, com ambas as equipas com plena noção do que estava em jogo! O Iraque entrou melhor e, logo nos minutos iniciais, inaugurou o marcador! Bom passe de Ricardo Rua a lançar Duarte Coito no corredor direito, já a fletir para dentro. Na velocidade foi quase até à linha de fundo, já dentro de área. Orientado com a baliza, mas com pouco ângulo, tentou o remate! João (estrangeiro) conseguiu a defesa na primeira instância, mas não agarrou. Coito voltou a ficar com o esférico, mas desta vez, viu um companheiro a aparecer no segundo poste e meteu lá a bola! João Chorão apareceu isolado, e fez o encosto certeiro! Com o passar do tempo, o jogo ia ficando mais fechado e dividido a meio-campo, mas eram os visitantes com os melhores lances Pelos 15min ficaram perto do segundo por José Coelho. Coelho recuperou no meio-campo, tabelou com Coito e ficou na entrada da área. Preparou o remate, mas sob pressão do defesa não conseguiu rematar como queria e o esférico acabou por sair enrolado e passar ligeiramente à esquerda da baliza do Ex. A equipa da casa estava com falta de imaginação e não conseguia mais que ameaças de meia distância. Primeiro foi Tiago Romão, depois foi Rodrigo Santos, mas em ambos os casos o remate saiu à figura e Tiago Espada estava lá para segurar o resultado. A chegar ao intervalo, o Iraque conseguiu dilatar a vantagem num lance de bola parada. Lançamento lateral longo, e executado rápido, por Francisco Sarmento da esquerda para o segundo poste a apanhar a defesa desprevenida. Pedro Ferrinho ganhou nas alturas e cabeceou contra a trave. A bola sobrou para Rua que só teve de encostar para o 0-2. Até ao intervalo a equipa da casa cresceu em campo, mas não conseguiu marcar. 0-2 era o resultado no descanso.

O segundo tempo contou uma história diferente, com a equipa da casa a entrar decidida a dar a reviravolta. Logo pelos 5min reduziram por Vasco Pereira. Na sequência de um canto, a bola ficou meio perdida na confusão de jogadores. Acabou por ser Pereira quem reagiu mais rápido e rematou para o canto inferior. O Iraque respondeu logo a seguir e ficou muito perto do golo por Coito, mas desperdiçou e ainda antes dos 10min o Ex conseguiria re-empatar a partida por Manuel Sampaio. Recuperação ofensiva a deixar o médio com a bola na área adversária. De imediato encheu o pé e disparou para o fundo das redes. A recuperação galvanizou a equipa da casa, e impactou negativamente os visitantes que foram perdendo presença em campo. Após várias oportunidades, a pouco mais de 5min do fim, o Ex conseguiu colocar-se na frente do marcador pela primeira vez. Grande penalidade convertida por José Alves, que enganou o guarda-redes!  Logo a seguir, João Beckert conseguiu ganhar outro penalty, mas na conversão não foi feliz, com Espada a conseguir a defesa. Porém não agarrou, e Zé Alves não desperdiçou a oportunidade de bisar na partida na recarga! Desta forma o resultado final ficou selado em 4-2, com o Ex a progredir para os ¼ de final da Taça!

por Pedro Zilhão