Allstars on Facebook

Jogo

Taça, 2023-02-01 às 23:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 4

Chiba FC vs SC Baga

Chiba vence Baga em jogo de ritmo elevadíssimo!

Com circuitos algo similares na época transata (ambas campeãs nas suas respetivas ligas, B1 e C3, e a passarem às eliminatórias da Taça), Chiba e Baga mediam forças na jornada inaugural do grupo B da Taça. Estando um escalão acima, o favoritismo recaía sobre os Chiba.

Primeiros minutos com pouca história, sem nenhuma das formações a tirar medidas à baliza contrária, apenas com bolas a serem colocadas na área, principalmente por parte do Baga. No primeiro aviso da turma de vermelho, o golo inaugural acabou mesmo por surgir: momento de inspiração de Pedro Romão, a receber na sua zona predileta à direita e a puxar para o pé esquerdo, fazendo o esférico entrar no canto inferior direito da baliza! Golaço a abrir as hostilidades! A resposta dos Chiba surgiu rapidamente, com António Veiga a surgir em posição central e de frente para a baliza, e atirou para defesa para canto de Pile (estrangeiro). Os Chiba conseguiam construir atrás, mas estavam com dificuldades no último terço, até que numa finalização a fazer lembrar Jonas, Henrique Bule fez o empate! A bola foi ganha no centro do terreno por um homem de amarelo e sobrou para o dianteiro, que com um requintado remate com a parte exterior do pé fez o esférico bater na trave e entrar no fundo das redes! A turma de Eugeniu ficou galvanizada com o golo do empate e num ápice confirmou a reviravolta no marcador: Norte jogou na rotura de Pragana, que à direita dentro da área picou sobre o guardião e fez o esférico chegar ao segundo poste, onde estava Miguel Cunha para encostar para o fundo das redes! Nada mais se registaria até ao final do primeiro tempo, ficando assim de realçar a excelente resposta dos Chiba ao golo sofrido.

A turma da A entrou com mais perigo no segundo tempo, com Veiga a ganhar uma dividida ao centro e a soltar em Duarte Coito, que rematou de primeira, mas a sofrer um desvio. Em seguida, corte incompleto de um homem do Baga, Coito ficou com a bola à sua mercê, atirou na direção da baliza, mas esbarrou num adversário, no entanto a bola ainda foi parar aos pés de Veiga, que com grande frieza puxou para o pé esquerdo e atirou para o fundo das redes! 3-1 no marcador! Quando se pensava que os Chiba podiam ficar mais tranquilos, eis que surgiu Vasco Gouveia para reduzir para 3-2! Resposta perfeita do Baga ao terceiro golo do seu adversário, mas que não ficou por aqui: Diogo Santos foi derrubado à entrada da área e de livre, atirou forte e rasteiro para o fundo das redes! Recuperação supersónica do Baga, que voltava a empatar assim a partida num ápice! Os Chiba deixaram logo aviso por Pragana à meia distância, com o esférico ainda sofrer um desvio e a obrigar Pile a aplicar-se. Do outro lado, Romão ficou muito perto do bis num fantástico pontapé de ressaca, mas Reis (estrangeiro) estava atento e defendeu para canto. As equipas iam-se revezando e foi a vez da turma da casa criar perigo, com Louro a criar pelo centro do terreno e a soltar à direita em Eugeniu, que rematou à queima-roupa, mas Pile fez uma enorme defesa. O 4-3 acabou mesmo por chegar passado pouco tempo: Coito surgiu em posição recuada e rodou tudo à esquerda em Miguel Cunha, que jogou curto na chegada de Veiga e o médio rematou forte de frente para a baliza, não dando qualquer hipótese! Diogo Santos ainda deixou um calafrio na espinha dos adversários, pois viu o guardião adiantado quando seguiu a bola ao centro e tentou a sua sorte, mas acertou na malha superior da baliza!

O jogo terminou mesmo com vitória dos Chiba, mas ambas as formações merecem ser felicitadas pelo futebol ofensivo praticado, o que se espelhou no resultado e no decorrer de um jogo que podia ter caído para qualquer um dos lados.  

por Henrique Barrosa