Allstars on Facebook

Jogo

Liga A, 2023-03-29 às 22:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 4

Pinos Saint-Germain vs Real Madeira

Real Madeira vence, convence, e dá a cara à luta pela manutenção!

A jornada 10 da Liga A marcava encontro de extrema importância entre os dois últimos classificados da mesma, Pinos Saint-Germain e Real Madeira. Os madeirenses sabiam que independentemente do resultado, continuariam no último posto, mas em caso de vitória, podiam começar a pressionar os adversários diretos.

Os Pinos entraram por cima do jogo, logo com duas oportunidades para José Lopes: a primeira num livre estudado a terminar com cruzamento de Zanartu e remate por cima e a segunda, com Henrique Cardoso a ganhar o esférico ao centro e a soltar em Zé, que fez um fantástico remate em arco, mas Matias Entrudo fez uma estirada igualmente notória! Os franceses não marcaram e acabaram por sofrer, num excelente momento de futebol da turma da Madeira: lance a começar atrás em Ricardo Nunes, a soltar ao centro em Gonçalo Batista, que tocou de primeira à esquerda para Coelho, e este conseguiu um cruzamento rasteiro e perfeito para a chegada de André Aguiar, que finalizou para o fundo das redes! Os Pinos ripostaram bem com uma bomba de António Afonso a acertar em cheio na trave! A uma distância ainda maior, Miguel Santinhos levava o esférico em zona de construção, viu o guarda-redes adiantado, e entre pedidos de vários colegas para não tentar o remate, fez uma autêntica obra-de-arte e empatou a partida! Também o Real Madeira ripostou bem ao golo sofrido, com nova jogada coletiva, em que Gustavo Silva soltou à direita em Aguiar, e este tentou devolver a assistência a Coelho, mas Mimoso estava atento e levou a melhor. Aguiar vinha a ser um perigo constante pelo corredor direito e tentou remate de ângulo apertado, mas Mimoso defendeu, ainda que de forma pouco ortodoxa. O intervalo chegaria mesmo com empate a uma bola no marcador.

E se os Pinos entraram melhor no jogo, o Real Madeira terminou o primeiro tempo por cima. Os madeirenses deram continuidade a esse bom momento no segundo tempo e rapidamente conquistaram uma grande penalidade. Chamado à cobrança, Coelho não tremeu e devolveu a vantagem à turma de branco! A entrada dominante do Real Madeira no segundo tempo voltou a dar frutos, com novo golo de bola parada: António Santana dispôs de um livre direto e fez um belo golo, que dava outra tranquilidade à sua equipa! O Real Madeira ia fazendo um segundo tempo de enorme maturidade, e só nos últimos 5/10 minutos da partida, é que os Pinos conseguiram começar a incomodar. Primeiro ficaram perto de reduzir após canto de Zanartu e cabeceamento bem calculado por João Pereira, mas Matias e Coelho estavam no caminho para impedir o golo a meias! Em seguida, Henrique recebeu à direita, cruzou para a chegada de Zanartu, que acabou por rematar enrolado, mas acabou por assistir Santinhos, que rematou à queima-roupa para o bis, mas Matias fez uma excelente mancha, sendo que a bola ainda ia na direção da baliza, mas Coelho chegou em esforço para fazer um corte que valeu um golo! Nos derradeiros minutos da partida, Vicente Jardim, neste jogo como jogador de campo, correspondeu da melhor forma a um livre lateral cobrado por João Andrade para o coração da área, acabando por fechar a contagem em 1-4!

O Real Madeira consegue assim uma vitória fundamental nas aspirações à manutenção. Fazem agora pressing sobre os Pinos, com apenas menos um ponto, mas o que é facto é que ambas as formações ainda estão em grandes dificuldades e terão de começar a conquistar pontos com regularidade para se manter na A.

por Henrique Barrosa