Allstars on Facebook

Jogo

Liga A, 2023-03-14 às 23:00 @ CIF

Nota do árbitro: 3

FC Famaligato vs Jupiter FC

Jupiter vence nos minutos finais!

A 7ª jornada da liga A presenciou aos espetadores um verdadeiro espetáculo de futebol, com emoções fortes do primeiro ao último minuto! A turma do Famaligato esteve a vencer grande parte do encontro, porém uma reviravolta épica do Jupiter nos minutos finais fixou o resultado final em 3-4! Que jogo!

Um dos jogos mais aguardados da jornada teve início no Estádio Pinto Basto com uma entrada pressionante das duas formações que procuravam ter bola e criar perigo desde o primeiro minuto. O marcador foi inaugurado bastante cedo no encontro com o Famaligato a faturar primeiro: pontapé de baliza longo do keeper famalicense; desatenção da defensiva galática a deixar passar o esférico e o mesmo a chegar a Tiago Brito, que isolado não perdoou e colocou a bola colocado junto ao poste esquerdo! 1-0! Entrada fenomenal do Famaligato que passava para a frente do marcador na sua primeira ocasião! O Jupiter não se deixou ficar e rapidamente procurou inverter o resultado, adotando uma postura bastante ofensiva. O seu primeiro lance de perigo teve início numa arrancada de José Maya Seco pelo corredor esquerdo: o médio acelerou junto à linha lateral; cruzou para o segundo poste na direção de André Marques que atirou forte para uma boa defesa do guardião! Estava dado o aviso dos Galáticos que à segunda tentativa não vacilaram e acabaram mesmo por chegar ao empate: passe picado milimétrico de José Sá para José Maya Seco a explorar a velocidade do médio; Zé ligou a mota e deixou um defesa para trás, rematando rasteiro cruzado para o fundo das redes! Que execução! Ambiente frenético no CIF com o jogo novamente empatado e com ambas as equipas a jogarem a uma intensidade elevadíssima! Após o golo marcado o Jupiter estava por cima do jogo, tendo mais bola e controlando o ritmo do encontro, porém contra a maré do jogo a turma caseira acabou por faturar novamente, chegando ao 2-1: passe sensacional de Rodrigo Santos na direção de Rodrigo Cristóvão; à entrada da área e sob forte marcação o médio consegue realizar um movimento acrobático, finalizando em “pontapé moinho” para o fundo das redes! Que golaço digno de Puskas com o esférico ainda a tocar no poste esquerdo antes de entrar na baliza Galática! Eficácia máxima para o Famaligato até ao momento! O golo sofrido abalou ligeiramente a confiança da turma visitante com o Famaligato a ter a sua melhor fase até ao momento, estando Francisco Pereira em grande destaque com uma presença fortíssima no meio-campo famalicense. A turma de António Chaves Costa esteve pertíssimo de chegar ao terceiro em outras tantas ocasiões pouco depois: excelente entendimento entre Grimi e Cristóvão com o primeiro a fazer novo cruzamento para Cristóvão que cabeceou tenso para uma defesa sensacional de Tomaso Lorenzi! Que parada do guardião galático! Em cima do intervalo o Jupiter ficou perto de igualar o marcador em novo lance de José Maya Seco pelo corredor esquerdo: ganhou a linha e tirou um cruzamento-remate que acabou a rasar o poste! Chegava então ao intervalo com o marcador em 2-1 favorável à equipa da casa, que primeira parte!

Os minutos iniciais do segundo tempo foram muito idênticos aos do primeiro com ambas as turmas a pressionarem intensamente a saída de bola do adversário, estando o jogo muito físico e disputado no limite. As semelhanças com a primeira parte não ficavam por aqui e o Famaligato acabou mesmo por chegar novamente ao golo nos minutos iniciais, fixando o resultado em 3-1: remate fortíssimo à entada da área de Cristóvão para defesa de Tomaso; o esférico acabou por sobrar para Tiago Brito que na rercarga não perdoou e fez o bis no encontro! Balde de água fria para o Jupiter! Quando todos pensavam que o Famaligato estava a caminho de uma vitória tranquila, eis que o Jupiter consegue reduzir para 3-2, autoria de Rodrigo Remondes: resposta imediata da turma de Tiago Sequeira com José Maya Seco novamente em evidência no corredor esquerdo; tirou o cruzamento na direção de Remondes que, a dois tempos, finalizou em esforço para o fundo das redes! A esperança renascia para o Jupiter! Com este tento o jogo ficou mais partido e o Famaligato começou a mostrar grandes dificuldades em criar perigo, apesar de se manter muito aguerrido e pressionante. Era o Jupiter quem começava a ter as melhores oportunidades e teve dupla ocasião para igualar marcador, sem sucesso: primeiro num trabalho individual de Remondes entre linhas conseguiu deixar Afonso Maya Seco em boa posição de remate; com o keeper batido e já dentro da área, Maya acabou por desperdiçar e atirou por cima! Que perdida! Pouco depois Duarte Cruz tentou a sua sorte num remate colocado de longa distância, porém o esférico passou a centímetros do poste! Que perigo! Só dava Jupiter nesta fase do encontro e o golo do empate acabou mesmo por chegar: erro gravíssimo do keeper do Famaligato a bater um pontapé de baliza rápido contra o próprio colega: o esférico sobrou para Guilherme Caetano que, isolado, simulou um primeiro remate e de seguida atirou colocado junto ao poste direito! 3-3! Caetano marcava assim contra a sua antiga formação! O golo da igualdade deu ainda maior confiança ao Jupiter que foi atrás do golo da vitória. Ficou pertíssimo de o fazer num passe de rutura exímio do central João Nunes para Caetano nas costas da defesa: o avançado isolado tentou o chapéu, porém o keeper previu o lance e bem se esticou para manter o resultado em 3-3! O encontro estava prestes a chegar ao fim, mas a cereja no topo do bolo para o Jupiter acabou mesmo por chegar: pressão intensa de Caetano num passe atrasado do defesa Famaligato para o guardião; o avançado conseguiu intercetar o alívio do keeper e, já quase sem ângulo e em desequilíbrio, atirou para o fundo das redes! 3-4!! Enorme festa do Jupiter a conseguir o golo da vitória já nos últimos minutos do encontro! Pouco depois o árbitro apitou para o final da partida e acabou por ser mesmo a turma de Tiago Sequeira a levar os três pontos numa remontada dramática já no segundo tempo!

 Excelente jogo disputado pelas duas formações que protagonizaram um autêntico show de futebol a todos os presentes no CIF! O Jupiter acabou por ser um justo vencedor, dispondo de mais ocasiões na totalidade do encontro e põe fim à série de 8 jogos sem perder do Famaligato, sendo agora o líder isolado desta muito competitiva liga A!

por Miguel Sousa