Allstars on Facebook

Jogo

Liga C3, 2022-12-04 às 23:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 4

SC Baga vs Afunda FC

SC Baga campeão!

Era o jogo do tudo ao nada para os SC Baga. Após 17 jogos e uma excelente temporada de estreia, chegavam à 18ª jornada com a hipótese de alcançar o tão desejado título de campeão e um empate era tudo o que precisavam para transformar o sonho em realidade. Sem grande sofrimento, venceram os Afunda FC por 5-1 e, no final, a festa foi vermelha e branca (como não poderia deixar de ser)!

A pressão era grande e sabendo que estavam a 1 ponto do título, os SC Baga entraram cautelosos no jogo, que não teve um ritmo muito acelerado ao início. Foi preciso esperar algum tempo pelas ocasiões de golo, e a primeira pertenceu mesmo à equipa da casa, que de bola parada chegou ao primeiro golo do encontro! Num livre ligeiramente descaído para o lado esquerdo, Pedro Romão encheu o pé e rematou por baixo da barreira, surpreendendo o guarda-redes e inaugurando o marcador, para delírio dos adeptos! Com a vantagem no marcador, a equipa liderada por Luís Gonçalves Pereira ia controlando o jogo com bola, mantendo-a longe da sua baliza e chegando até ao segundo golo pouco depois! Pedro Viana pressionou alto o defesa, roubou a bola e entregou a João Carretas que à entrada da área e sem oposição, rematou de pé esquerdo para o fundo das redes! A equipa da casa estava bem no encontro a todos os níveis: defensivamente não davam espaços ao Afunda FC, mostrando muita organização e solidez, e ofensivamente estavam muito eficazes, capitalizando em golo as oportunidades que iam aparecendo. Foi por isso sem grande surpresa que chegaram ao 3-0 no final do primeiro tempo, numa jogada de contra-ataque muito rápida, com Pedro Romão a conduzir a bola pelo corredor esquerdo e junto à linha cruzou tenso para a área, onde aparecia Pedro Viana para finalizar mas o defesa Guilherme Santos ao tentar impedir a finalização do avançado acabou por desviar a bola para a própria baliza. Pouco depois soou o apito do árbitro que deu por terminado o primeiro tempo!

A segunda parte arrancou de maneira diferente para os Afunda, que ao contrário das dificuldades que iam tendo até então, conseguiram criar perigo pela primeira vez e reduziram a desvantagem para 3-1! Afonso Neves cruzou para o coração da área, onde apareceu Bernardo Ferreira muito oportunamente no meio dos centrais a cabecear e fazer o golo! O golo sofrido poderia ter relançado a equipa visitante no jogo, numa altura em que os Baga pareciam ter relaxado talvez por já estarem a pensar nos festejos e por isso iam tendo algumas desatenções. Contudo, a equipa liderada por Tomás Castro não foi capaz de aproveitar isso e o jogo entrou numa fase mais calma, com menos ocasiões de perigo para ambos os lados e com o tempo a ir passando sem que os encarnados sentissem a liderança ameaçada. Até que já dentro dos 10 minutos finais, a pressão alta de Pedro Viana voltou a dar frutos e o jovem goleador conseguiu atrapalhou Simão Oliveira, roubou a bola ao guarda-redes e só teve que encostar fazendo o seu 14º golo no campeonato! Os líderes do campeonato já sentiam o sabor da vitória, estavam prestes a levantar o caneco, mas tiveram ainda tempo para festejar mais uma vez. No último minuto do jogo, executaram um canto de forma estudada na perfeição: Afonso Carvalho bateu o canto rasteiro para a entrada da área, Bernardo Pires abriu as pernas deixando a bola passar para Marcelo Vilarinho, que rematou rasteiro e muito colocado fechando assim as contas do jogo em 5-1! Sem tempo para mais, o árbitro Francisco Goulão apitou para o final do encontro e seguiu-se a festa dos Baga que se sagraram assim campeões da liga C3 na sua época de estreia!

por Zé Mendes