Allstars on Facebook

Jogo

Liga C3, 2022-05-11 às 22:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 4

2 - 2

000100

MVP: Pedro Catalão

Smoke City FC vs Frankfruta FC

Estreantes enfrentam-se e assinam tratado de paz!

A primeira jornada da Liga C3 trazia um jogo que marcava a estreia de Smoke City e Frankfruta no torneio Allstars. Ainda em clara fase de habituação, as formações assinaram exibições de muita raça e vontade de vencer, pelo que o empate com golos se ajusta ao duelo.

Ao relvado do Inatel subiam duas formações novas no torneio. De um lado os ingleses do Smoke City e, do outro, os alemães do Frankfruta. Soado o apito inicial, as duas equipas procuraram assumir as rédeas do jogo, originando vários embates no meio-campo e pouco espaço para ser explorado criativamente. Neste panorama, o primeiro golo apareceu cedo para os visitantes: canto cobrado por António Coimbra e, no meio da área e na sequência de alguns ressaltos, aparece o capitão Gonçalo Luz a atirar a contar! 0-1! Apesar da entrada positiva dos visitantes, a turma liderada por Sebastião Fernandes conseguiu reagir e começou a controlar melhor a posse. As aproximações à área adversária eram cada vez mais e o golo do empate foi consequência dessa insistência: Diogo Caldeira armou o remate mas viu a sua tentativa intercetada; porém, na emenda, Pedro Catalão mostrou frieza e fez balançar as redes! 1-1! Com um golo para cada lado e o equilíbrio tático cada vez mais consolidado, a partida avançou para o intervalo sem mais chances de perigo a assinalar.

No regresso para o segundo tempo, os da casa pareciam mais inconformados e decididos a ir em busca da vantagem. Os alemães, à imagem da primeira parte, procuravam privilegiar a organização defensiva e procurar o contragolpe. Com este encaixe de posturas, o aviso seguinte pertenceu ao Smoke City: António Martins abriu na esquerda e tirou um cruzamento lançado com conta, peso e medida; a responder estaria Diogo Caldeira ao segundo poste; porém, em boa posição, o “número 99” acabaria por desperdiçar a ocasião sem conseguir dar o melhor seguimento ao lance, deixando o técnico adjunto improvisado Demony em choque no banco de suplentes. Ainda assim, os ingleses continuavam por cima e conseguiram mesmo a reviravolta no marcador: grande confusão na área com um alívio a ser desviado noutro defesa e o esférico a enganar tudo e todos e levar a direção da própria baliza alemã; à boca da linha de golo e solto de marcação, Catalão encostou para o golo mais fácil da sua carreira! 2-1! À semelhança do que sucedera na primeira parte, o empate foi celebrado poucos minutos depois… porém, o juiz Fernando Valente invalidou o tento de Miguel Malheiro por posição irregular. Com muito pouco tempo para o término da partida, Malheiro voltou a aparecer em zona privilegiada dentro da área, armou o remate mas viu o esférico ser cortado com o braço pelo defesa inglês! Penalty assinalado para os visitantes e avançava Tiago Sexedo: se à primeira o golo foi invalidado porque o ataque alemão invadiu a área antes do remate do médio; à segunda, Tiago cobrou como mandam os livros e fez a redondinha entrar junto ao poste direito da baliza! 2-2! Nos restantes minutos, a vertente tática da partida deu lugar a um duelo de muito coração e pouco cérebro, pelo que a bola rondou as áreas mas sem lances de perigo a assinalar.

Terminava assim a estreia destas duas formações com uma divisão de pontos que se ajusta ao jogo em si. Para além da estatística, ficam boas indicações de parte a parte para o que promete ser uma temporada muito intensa!

por Tiago Sequeira