Allstars on Facebook

Jogo

Taça, 2022-06-07 às 23:00 @ CIF

Nota do árbitro: 5

2 - 6

000000

MVP: José Maya Seco

FC Grimo vs Jupiter FC

Jupiter de outra galáxia bate Grimo

Na 1ª jornada do Grupo E, a turma da Divisão Allstars e número 1 do ranking recebia o Jupiter no CIF para um encontro que se esperava quente. O Grimo era favorito à partida, mas uma estratégia executada ao pormenor na perfeição e um Zé Maya Seco astronómico permitiram aos visitantes levar os 3 pontos.

Jogo importante no Estádio Pinto Basto entre duas formações com um facto em comum a priori: nenhuma havia perdido até então. Encontravam-se, portanto, o líder da Divisão Allstars e o líder da Liga B1. O duelo iniciou-se com uma turma canarinha muito forte a tomar conta do jogo. As aproximações à área azul sucediam-se e, numa delas, foi assinalada falta à entrada da área: para a cobrança avançava Rodrigo Branco que, com um remate muito forte, fez a bola entrar pelo centro e balançar as redes! 1-0! Continuava o Grimo por cima a forçar o Jupiter a linhas baixas, mas o empate esteve perto: entendimento entre linhas com Afonso Maya Seco a entregar para Simão que, na cara do golo, atirou ao lado! Que perigo! Minutos mais tarde, um lance de génio de Zé Maria Maya Seco resultou no empate: contragolpe lançado pelo keeper Garcia (estrangeiro) para a velocidade de Zé Maria que, depois de deixar um defesa para trás, contornou ainda a saída de Joaquim Matos para, de longe, atirar para a baliza deserta! 1-1 num golo espetacular do homem da noite! Antes do intervalo, nota para mais uma ameaça de cada lado: primeiro Zé Lopes recebeu atrasado de Zé Maria e atirou uma bomba para defesa brilhante de Joaquim; na resposta, Tó (estrangeiro) finalizou ao segundo poste por cima da barra com muito perigo! 25’ jogados e tudo empatado no descanso.

 

No segundo tempo, o Jupiter entrou de energias renovadas e com nível de eficácia inédito. Com poucos minutos de segunda parte, Zé Maria aproveitou uma desatenção e arrancou com olhos na baliza, Joaquim saiu bem para a mancha, mas o extremo fez uso de velocidade da luz para o contornar e oferecer o golo a Duarte Cruz que só teve de encostar ao segundo poste! 1-2 e Jupiter na frente! A reviravolta galvanizava os pupilos de Tiago Sequeira e o terceiro não tardava: novamente o ataque azul a explorar o sprint de Zé Maria que, em combinação com Duda, desmontou a defesa canarinha e encostou para o bis! 1-3! A noite era mesmo de Zé Maria e seguiam-se mais golos: mais um contragolpe a surpreender a defesa do Grimo com Duda a temporizar na direita e a fazer cruzamento com conta, peso e medida para o movimento matador de Zé Maria ao segundo poste! 1-4 e a surpresa ganhava forma no CIF! Parecia não haver antídoto para as investidas dos Galáticos que, em cada oportunidade, faziam golo. O quinto dava a Duda o bis: Afonso Maya Seco lançou o contra-ataque e tirou cruzamento com conta, peso e medida para o artilheiro encostar sem problemas! 1-5! Já de toalha atirada ao chão, o Grimo aceitava a noite menos bem conseguida e dava espaço para os líderes da B1 aproveitarem. O último do Jupiter seria marcado, nada mais nada menos, que por Zé Maria: tudo a primeiro toque entre Zé Lopes e André Marques com o último a cruzar para movimento vertiginoso do extremo a finalizar para junto do poste mais distante! 1-6 e poker do craque! Para choque dos amarelos, o Jupiter fazia 5 golos em praticamente 5 oportunidades de perigo e garantia a vitória… que ainda podia ter sido mais larga, não desperdiçasse primeiro André Marques (numa grande penalidade que assumiu mas viu Joaquim defender) e Simão (isolado em jogada a primeiro toque com Tomás Barbosa). Perto do fim, o Grimo voltou a fazer balançar as redes numa distração defensiva que deixou Tó na boca da baliza a ter apenas de encostar.

Depois de uma exibição a roçar a perfeição, a turma de Sequeira faz o que parecia impossível e consegue derrotar uma das formações candidatas a todas as competições no Universo Allstars. A noite era do Jupiter, e o placard refletiu um castigo pesado para o Grimo, mas também o desempenhar de um xadrez bem preparado pelos Galáticos.

 

por Miguel Sousa